Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Bêbado, quando erra o primeiro degrau, erra a escada toda


Antes de implantar qualquer projeto, atente para que ele comece bem. É melhor gastar mais tempo planejando e refletindo a respeito do que irá fazer, do que começar errado e precisar de acertos e improvisações no meio do caminho. Já vi empresas montarem estruturas comerciais apressadas para depois amargar a transferência de boa parte do faturamento conquistado para parceiros que não mereciam porque o sistema não foi suficientemente bem trabalhado.

 
Entusiasmo negativo
 
A pressa em lançar produtos ou serviços, sem o devido preparo, deve ser contida - o excesso de entusiasmo é péssimo conselheiro. A ânsia de alguns departamentos, principalmente dos comerciais, em aproveitar as datas promocionais para lançamentos com justificativas do tipo “não podemos perder o natal, o verão ou a safra”, faz pular etapas importantes do processo. Queimar a largada compromete o futuro do negócio. “A hora é a hora, antes da hora não é a hora, depois da hora também não é a hora”, diz um ditado militar.  
 
Detalhes
 
Conheci um marceneiro que antes de fazer qualquer trabalho reunia todas as ferramentas, peças e acessórios de que precisaria para montar um móvel. Estudava minúcias como o comprimento, a espessura e até o modelo do passo dos parafusos. Verificava se as ferramentas, formões e serrotes estavam bem afiados, buscava as chaves de fenda certas e as ferragens necessárias. Reunia tudo em cima de uma lona e só então começava a trabalhar. Um apresto demorado e irritante para quem observava de fora, mas extremamente necessário para seu estilo de trabalho. Até hoje não encontrei ninguém tão competente, rápido e caprichoso quanto ele.
 
Jeito brasileiro
 
Essa maneira “à la brasileira” de fazer negócios - planejar pouco, arrumar-se no meio do caminho e ganhar dinheiro rápido - nasceu há muito tempo, quando nossos antepassados, aventureiros, vinham para cá fazer fortuna com a intenção de voltar correndo para a Europa. Deu certo para alguns, errado para muitos.
 
A pressa
 
Herdamos um modo de trabalhar que nos torna afoitos e deixa de lado qualquer tipo de planejamento. Soma-se a esse modo de ser o longo tempo de convivência com inflações galopantes, quando planejar, mesmo que fosse para os próximos três meses, já era muito, mais a eterna mocidade do nosso povo e a abundância de meios de sobrevivência, para termos como resultado a falta de necessidade em planejar – seguimos o preceito bíblico: basta a cada dia o seu mal.
 
Cuidados
 
Os tempos mudaram e, além de minucioso planejamento, temos de começar o trabalho de maneira correta, pois já não se permitem erros como antigamente. A concorrência está extremamente acirrada, os meios de comunicação são em tempo real e as pessoas não têm mais paciência para esperar. A correção de rumo é cansativa, cara, e às vezes até impossível. Por isso, cuide para não errar no início, faça planos detalhados, perca tempo analisando todas as possibilidades e cuide para que os sistemas funcionem a contento.
 
Para refletir
 

Os guerreiros vitoriosos vencem primeiro. Só depois é que vão à luta. Está na hora de aposentar a velha dística cabocla: “É no andar da carroça que as abóboras se acomodam”.

                                                                      

* Eloi Zanetti - eloi@eloizanetti.com.br

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Desrespeito a Porto Velho

Desrespeito a Porto Velho

Não tem prefeito que dê conta de resolver os problemas da cidade que administra se os habitantes não colaborarem.  Não se pode negar que Léo Moraes es

Os títulos podres do Master

Os títulos podres do Master

O Banco Master, do senhor Daniel Vorcaro, está no centro de uma crise financeira. Tudo indica que houve gestão fraudulenta. O Master oferecia taxas

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré

Vorcaro, o homem das mil conexões políticas!

Vorcaro, o homem das mil conexões políticas!

O controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, detido pela Polícia Federal quando tentava fugir do Brasil para Dubai está livre, leve e solto. Teve

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)