Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

As contas de Cunha na Suíça


 
 
Gabriel Bocorny Guidotti
Bacharel em Direito e estudante de Jornalismo
Porto Alegre – RS
 
Após um primeiro semestre de protagonismo no cenário político, a maré virou contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB – RJ). E o refluxo aconteceu pela suspeita mais perniciosa possível: corrupção. Apesar de o deputado negar qualquer envolvimento com as propinas distribuídas no esquema de Petrolão, os fatos revelados nas últimas semanas são contundentes. Cunha amarga um fim agonizante na Casa do Povo.Gente de Opinião
 
Meses atrás, Cunha foi denunciado pela Procuradoria Geral da República por crimes relacionados à operação Lava-Jato. As acusações versam sobre corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com a Procuradoria, o deputado recebeu propina de contratos firmados entre a Petrobras e fornecedores da estatal. De prontidão, ele negou participação e fixou que não sairia da presidência da Câmara.
 
O discurso permanece o mesmo, ainda que as provas se avolumem de forma constrangedora. O Ministério Público da Suíça revelou a existência de contas em nome de Cunha no país. De acordo com o portal G1, em março deste ano, à CPI da Petrobras, o parlamentar enfatizou não possuí-las. Eis que a trama começou a se complicar. Na semana passada, o G1 continuou seu trabalho investigativo e revelou documentos que comprovam a titularidade.
 
Contradizer tantas provas? Seria cinematográfico pensar que as contas na Suíça, chanceladas e As contas de Cunha na Suíça - Gente de Opiniãoassinadas por ele, sejam uma armação. Se os valores não provierem da corrupção, que o peemedebista venha a público esclarecer as acusações. Entretanto, optou pelo silêncio. Um silêncio sugestivo, diga-se de passagem. Cunha decidiu falar sobre o caso apenas por meio das suas assessorias – jurídica e de imprensa. Em nota divulgada no fim da tarde de sexta-feira (16), o deputado reafirmou não ter recebido "qualquer vantagem de qualquer natureza" e disse reiterar o depoimento dado à CPI da Petrobras, no qual negou ter contas no exterior.
 
Cunha disse ainda ser alvo de "perseguição" do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Este avalia existirem indícios de lavagem de dinheiro nas contas. Em outras palavras, o cerco se fecha. Como diz aquele velho jargão, “contra fatos não há argumentos”. Posso me equivocar grosseiramente, mas essa história tende a terminar como tantas outras: um novo político corrupto para sujar a democracia em nosso país.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mendonça vs. Dino

Mendonça vs. Dino

Está formado o cabo de guerra entre André Mendonça e Flávio Dino, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça mandou a Polícia Feder

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Dona Natalina casou-se muito cedo, aos 14 anos – costume da época no sertão baiano, onde mocinhas trocavam a infância por lares próprios cheios de s

Havaianas deram tiro no pé

Havaianas deram tiro no pé

O recente comercial das sandálias Havaianas, protagonizado pela atriz esquerdista da cabeça aos pés, Fernanda Torres, foi uma das notícias de maior

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)