Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Crônica

Como se é avaliado


Humberto Pinho da Silva - Gente de Opinião
Humberto Pinho da Silva

Moura e Sá, disse na curiosa obra: " Vida Literatura" (vol. Póstumo,) uma grande verdade, que poucos se aventuram a escrever em letra de forma:

"Quando dizemos: João é bom, queremos dizer que antes ele nos afirmou a sua admiração pelas nossas qualidades; quando dizemos: João é estúpido queremos realmente significar que ele antes não nos tirou o chapéu com amabilidade suficiente. Exatamente da mesma maneira que, quando dizemos: este poema é mau, queremos muitas vezes afirmar que o autor pensa em matéria política de forma diferente da nossa."

Mutatis mutandis: quando dizemos: este escritor é mau, é porque não tem afinidade religiosa ou política connosco.

São poucos os que analisam uma obra em total imparcialidade.

Em regra, a fama está quase sempre dependente do: talento, da capelinha política, da máquina comercial e da época em que se vive (o gosto varia consoante as décadas.)

O vulgo, que não sabe avaliar nem pensar, é sempre levado, como águas dum rio, pela mass-media; bate palmas e aplaude o que não entende, mas dizem-lhe ser bom.

Basta que em unicíssimo lhe digam: é excelente, para que as vendas subam astronomicamente.

Todos sabemos que os candidatos ao Nobel, são propostos pelos governos, que arrendam páginas na imprensa internacional e tempo de antena na Rádio e Tv.

Há firmas especializadas nesse serviço, em Estocolmo (Jerry Bergstroem AS, é uma delas) - veja-se: " O Comércio do Porto", de 6/09/99.

Suspeitava Agustina Bessa- Luís, quando participou - membro do júri -no Prémio Internacional de Literatura da União Latina, que alguns membros do júri, mal conheciam obras de alguns candidatos. (C.P.- 23/11/95)

Pelo que se disse, pode-se afirmar que o escritor, é bom ou mau, conforme a crítica vem da direita ou da esquerda.

Sem mérito, ninguém alcança o estrelato, mas desenganem-se os ingênuos, que se pode singrar sem o "jeitinho"

É costume dizer-se: "Há sempre uma grande Mulher por trás de um grande Homem", e é verdade; mas sem máquina comercial ou política, bem montada, dificilmente nasce um grande Homem.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crônica de uma nulidade anunciada

Crônica de uma nulidade anunciada

O processo penal brasileiro não é estranho a operações grandiosas, superjuízes, desequilíbrio entre partes e nulidades. Já vimos esse filme antes. C

Homilias enfadonhas e sonolentas

Homilias enfadonhas e sonolentas

Julgam alguns sacerdotes, que homilias prolongadas, recheadas de preciosa erudição, em estilo obscuro, fascinam mormente com crentes de elevada cult

O Corão e os Discípulos de Jesus

O Corão e os Discípulos de Jesus

Sempre considerei absurdo contendas entre muçulmanos e cristãos. São execráveis. Ambos são crentes do mesmo Deus, e o Corão tem imensas afinidades c

Brasília: um sonho maçônico que precisa ser resgatado

Brasília: um sonho maçônico que precisa ser resgatado

Em 1956, quando Juscelino Kubitschek resolveu erguer Brasília, realizou uma cerimônia  no local onde hoje está o Memorial dos Povos Indígenas. Com u

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)