Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Amor de Mãe, sonho possível de um cinema rondoniense? Por Humberto Oliveira, cinéfilo e jornalista


Amor de Mãe, sonho possível de um cinema rondoniense? Por Humberto Oliveira, cinéfilo e jornalista - Gente de Opinião

O sonho de se fazer cinema em Rondônia ganhou uma nova estrela em sua jovem constelação. Estreou na noite desta sexta-feira, 31, no Cine Veneza, em Porto Velho, a produção cinematográfica genuinamente rondoniense – o curta metragem Amor de mãe -, dirigido pelo ator Anselmo Vasconcelos, um ícone do cinema nacional e também da televisão brasileira, que descobriu Rondônia, se apaixonando por nossas belezas e talentos.

Presente na abertura do evento, o jornalista Domingues Junior foi sábio ao citar o genial diretor japonês Akira Kurosawa, que via os filmes como sonhos. Amor de mãe seria a pedra de toque do sonho possível de uma cinematografia rondoniense? O público presente para as duas sessões do filme confirmam isso.

Baseado numa ideia do jornalista e empresário da comunicação, Paulo Andreoli – que assina o roteiro -, Amor de mãe tem em seu elenco e equipe técnica talentos da terra, como dizem, prata da casa. E pelo que assistimos, eles fizeram bonito para contar uma história com cores regionais, mas com apelo indiscutivelmente universal.

Enchem os olhos as belas paisagens, a fotografia impecável do filme também merece destaque. Quanto ao elenco, com exceção de Anselmo Vasconcelos, todos são amadores, mas deram conta do recado e não comportem o resultado final. A produção se esmerou na parte técnica, caracterizações, cenografia, edição, som, trilha sonora e figurino. Quanto ao roteiro, não podemos deixar de mencionar que foi o primeiro escrito pelo jornalista Paulo Andreoli, ainda um neófito na carpintaria da arte de escrever roteiros. 

As cenas que abrem o filme nos remetem a Silvino Santos, português de nascimento, que atravessou o Atlântico e aportou em Belém e depois se radicou em Manaus – onde testemunhou a chegada do cinema no Amazonas, onde trabalhou como fotografo. Uma de suas mais importantes obras chama-se No país da Amazonas (1922), notável documentário de longa metragem, que certamente inspirou a produção das belas imagens aéreas dos rios Amazonas e Madeira, 96 anos depois do pioneirismo do mestre Silvino Santos, o cineasta da Amazônia.

Como articulador deste projeto, vale ressaltar a ousadia e coragem de Andreoli, seu empreendedorismo e espirito de aventura ao agregar tantas pessoas e juntos mergulharem de cabeça na realização de um filme, uma das coisas mais difíceis e complicadas de se fazer, ainda mais em terras de Rondon. Pontos para Andreoli e toda a equipe. Pontos para Anselmo Vasconcelos por acreditar na concretização do projeto.

Nesta noite de estreia, Paulo Andreoli deveria se sentir, pelo menos é o que imagino, como o cineasta François Truffaut na estreia de seu primeiro longa metragem, Os incompreendidos (1959), quando se consagrou como o melhor diretor no Festival de Cinema de Cannes, daquele ano. Assim como o personagem principal, o menino Antoine Doinel é o alter ego de Truffaut, o jornalista Paulo, protagonista da produção rondoniense, é o alter ego do pai da ideia e autor do roteiro, Paulo Andreoli.

Por Humberto Oliveira, cinéfilo e jornalista

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lobo Antunes morreu, mas nos seus livros deixou-nos um límpido espelho de Portugal

Lobo Antunes morreu, mas nos seus livros deixou-nos um límpido espelho de Portugal

A Morte de Lobo Antunes e a Sombra no FadoAntónio Lobo Antunes morreu esta quinta-feira, 5 de março de 2026, aos 83 anos. Mas a frase, assim, despida

O nascimento da consciência do Ocidente

O nascimento da consciência do Ocidente

Adão e Eva e os dois caminhos culturais do Ocidente e do Oriente Na narração de Adão e Eva expressa-se o nascimento da consciência do Ocidente mar

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

CADA VEZ FICA MAIS ÓBVIO QUE O CASO MASTER TEM AFINIDADE COM O CRIME ORGANIZADO. Mesmo que não fosse como aqueles praticados por bandidos com cartei

O custo de ser família

O custo de ser família

Na Alemanha ter Filhos está a tornar-se um Luxo De acordo com uma pesquisa do instituto Insa, a maioria dos alemães acredita que formar uma família se

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)