Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

AM NA RUA: A Coluna mais antiga do jornalismo rondoniense


 Gente de Opinião

FIAT LUX!

 AM NA RUA: A Coluna mais antiga do jornalismo rondoniense - Gente de Opinião

Tomamos um susto! O decano da imprensa rondoniense nosso diretor Euro Tourinho entrou na redação quinta-feira anunciando: “Fiat Lux! Fiat Lux!’. Como ele há dias participou, convidado, de uma atividade numa igreja evangélica pensamos que havia sido batizado, etc.

Mas, não: ele fazia a citação bíblica para comemorar que depois de ninguém nem sabe quantos anos estavam colocando lâmpadas nos postes da Avenida Migrantes, bem em frente a este quase centenário ALTO MADEIRA. Amém!

ESTATÍSTICA

Mas o que se espera é que essas lâmpadas não sejam como aquelas citadas pelo jornalista Beny Andrade (Papo de Redação, Rádio Parecis) que a Emdur anda colocando por aí, tão fracas que a luz de um fósforo ilumina mais. Que as lâmpadas não sejam apenas para a estatística de relatório da Emdur.

DECISÃO

O edital pode exigir parâmetros de altura e peso para ingresso na carreira militar, desde que haja previsão legal específica que imponha essas restrições. Esta foi a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aplicada pela Segunda Turma para negar recurso de um candidato ao cargo de bombeiro em Mato Grosso do Sul.

A PROVA

O candidato impetrou mandado de segurança, em que também protestava contra sua exclusão do concurso por ter uma tatuagem. O tribunal estadual negou o pedido porque há lei explícita que estabelece limites de índice de massa corporal (IMC) a serem obedecidos pelos candidatos. Quanto à tatuagem, considerou não haver prova de que se tratava daquela descrita pelo candidato

ESTUPIDEZ

A morte da senhora Halcylene Ferreira, esposa do músico Marquinhos do Cavaco é mais uma prova da irresponsabilidade de muitos motoristas e da falta de policiamento nas ruas de Porto Velho. Este Jornal lamenta e envia seus sentimentos ao Marquinhos e sua família.

AM NA RUA: A Coluna mais antiga do jornalismo rondoniense - Gente de Opinião
Marquinhos do Cavaco e sua esposa Halcylene Ferreira

A LEI

Espera-se que o assassino não venha depois acompanhado de advogado apresentar-se em delegacia, pagar fiança e sair, livre, leve e solto, para mais crimes. A lei tem de usar o bom senso e em nosso entendimento ele manda que se enquadre o autor no Art. 121.

GREVA OU NÃO?

 AM NA RUA: A Coluna mais antiga do jornalismo rondoniense - Gente de Opinião

Servidores do INSS anunciaram greve reivindicando benefícios a partir desta segunda-feira, 20. Mas o restante dos federais decidiu grevar só a partir de quarta-feira, 22. Fica a pergunta no ar:o INSS começa hoje ou ficou tudo para quarta? O que se espera é que a greve do INSS não demore tanto quando a construção do prédio na “bola” da Jorge Teixeira com a Migrantes.

DE QUALQUER JEITO....

....quem tenha alguma coisa a resolver em repartições federais será bom que vá chegando logo nelas esses dois dias para evitar problemas maiores. Aliás, também em relação a tais órgãos vai haver decisão judicial de que mantenham um percentual de atendimento, como foi feito com os trabalhadores dos ônibus?

Gente de Opinião
 
Fonte: Jornal Alto Madeira

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável

Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável

Entra governo, sai governo, e o problema do desabastecimento de água em Porto Velho persiste. Após oito anos no comando da capital, Hildon Chaves en

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

Sou testemunha do resultado resolutivo do mutirão de cirurgias que está em andamento em hospitais privados. Pacientes atendidos pela rede pública de

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo

A guerra na Ucrânia expôs as contradições do Ocidente e revelou que o mundo já não se organiza em torno de uma única hegemonia. Entre velhas pot

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Na aldeia de São Martinho das Fontes, o tempo tinha a respiração lenta do sino. O povo, embalado por essa cadência e embebido pela maresia, guarda

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)