Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Acir diz que Rondônia precisa de mais agroindústrias


 
O senador Acir Gurgacz (PDT) constatou mais uma vez em sua caminhada pelo parque de exposição da sexta Rondônia Rural Show, a força da agricultura do Estado e destacou a necessidade de apoio à instalação de novas agroindústrias. “O nosso setor primário já é muito forte, pois em pouco tempo atingimos os mesmos patamares de produtividade dos Estados do Sul, e agora precisamos investir na agroindústria, para agregarmos valor aos nossos produtos e gerarmos mais trabalho e renda aqui em Rondônia”, salientou Gurgacz.

Quem já está fazendo isso são os produtores rurais Vilson Bianchi e sua esposa Vânia, da Defumados Bianchi, de Ji-Paraná. Eles vendiam carne suína in natura, mas há cinco anos descobriram que poderiam agregar valor beneficiando a carne com o processo de defumação. Participam da feira como expositores desde a segunda edição e estão de olho nas novidades para o negócio.

No ano passado compraram uma câmara fria com capacidade para o estoque de até 20 suínos em uma temperatura de -5 graus Celsius. Agora, a meta é construir um galpão para tirar a fábrica de defumados do fundo do quintal, e estão de olho em novas defumadoras. Com isso, uma outra meta poderá ser alcançada: passar a fornecer para pelo menos dois grandes supermercados de JI-Paraná. “Sei que este sonho não está longe de acontecer e logo vamos chegar nele”, declara Vilson.

São exemplos como o de Vilson e Vânia que o senador Acir aponta como resultados práticos de feiras tecnológicas como a Rondônia Rural Show e as demais feiras agropecuárias do Estado. “Durante a feira o agricultor tem acesso facilitado ao crédito, consegue negociar direto com a indústria e comprar num preço mais baixo e parcelado no longo prazo”, relata.

REGULARIZAÇÃO

Na passagem pelo estande do ICRA, o senador participou da apresentação de uma linha de crédito especial do Pronaf, pelo Banco da Amazônia, e da linha de crédito Fomento Mulher, do Incra. O senador destacou a importância do crédito a juro reduzido para os agricultores e  salientou a importância da regularização fundiária, pois sem o título definitivo da terra, o agricultor não tem segurança jurídica e acesso ao crédito.

Acir salientou que um de seus primeiros projetos de lei no Senado, o PLS nº 24, protocolado no dia 10 de fevereiro de 2010, autorizava a transferência de terras pertencentes à União para o Estado de Rondônia. Essa proposta foi incluída na Medida Provisória 759, que está tramitando agora no Senado e que será a nova lei para a regularização fundiária e titulação das terras.

“Rondônia é fruto da reforma agrária, feita pelo Incra, e agora precisamos concluir esse processo, fazendo a regularização e entregando o título de propriedade definitiva da terra para nossos agricultores”, salientou Acir.

 

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Hospital Municipal: quando teremos?

Hospital Municipal: quando teremos?

Faz tempo que essa promessa de novos hospitais públicos para Porto Velho está na fila de espera. Na condição de um dependente do Sus, desde que isso

Mais deputados para quê?

Mais deputados para quê?

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o número de vagas no parlamento, passando de 513 para 531. Num país efetivamente sério mais representan

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)