Domingo, 14 de agosto de 2016 - 09h11

247 – Otimista com os novos rumos da economia no Brasil, o empresário Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração da BRF, tem como bandeiras a volta da CPMF, o fim da guerra fiscal entre os Estados e a taxação de capital especulativo.
"Muita gente fala da CPMF como se fosse um palavrão. Palavrão é deixar a classe mais pobre sofrer, não gerar emprego, não ativar a economia. Isso, sim, é ruim para o País. Por que recomendo a CPMF? Porque é simples de implantar e arrecadar", opina.
Em entrevista ao Estado de S. Paulo neste domingo 14, ele avalia a gestão do BNDES como um "desastre" e diz que "o governo de Michel Temer está cercado de pessoas de competentes" na área econômica. Ele acredita que Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central, "é um guardião da inflação".
"Mas têm os efeitos colaterais. Para combater a inflação, não pode baixar a taxa de juros. Com isso, atrai dinheiro de fora, que é especulativo de curto prazo. Isso derruba o dólar. O real vai se valorizando cada vez mais. É ruim porque é fictício", diz.
Para ele, "este é [um] problema da Fazenda", não do BC. "Não tem que ter pudor com dinheiro especulativo. Tem de taxar. Coloca IOF (imposto sobre operações financeiras), arrecada e põe no caixa. Quando você taxa, o investidor entende isso. A taxação é uma diminuição da taxa de juros. Esse tipo de medida tem que ser tomada".
Leia aqui a íntegra.
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O cantor sertanejo Mirosmar José de Camargo, mais conhecido como Zezé di Camargo, já emplacou muitos sucessos no Brasil cantando com o seu irmão Luc

Quando a crítica se torna «populismo»
Imigração, Democracia e a Crise da Honestidade política na EuropaO debate sobre imigração na Europa entrou numa fase preocupante. Não porque faltem da

Trump está andando e cagando para o Brasil
Se você, por algum momento, ou por qualquer motivo, acreditou realmente que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alguma vez se preocupou c

Uma herança maldita que o governo Rocha deixará para seu sucessor
Se você está entre aqueles que acham que o governo Marcos Rocha deu passos importantes na execução de programas e projetos que contribuíram de algum
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)