Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A visita de D. Pedro II à cidade do Porto


 
Por Humberto Pinho da Silva

 

Artur Magalhães Bastos foi professor da Faculdade de Letras do Porto, mas tornou-se notável, mormente, por se ter dedicado, de corpo e alma, ao estudo da História da sua cidade.

Entre as numerosas obras que publicou, há uma intitulada: “ Porto e Brasil”.

No capítulo XXXII, aborda o Imperador do Brasil e a viagem que realizou, em 1872, à cidade do Porto.

Para descrever minuciosamente a visita, utilizou livro impresso em Coimbra, em 1872 – “ Viagem dos Imperadores do Brasil em Portugal”.

O Imperador ficou hospedado no “ Hotel do Louvre”, que ficava na esquina da Rua do Rosário e a actual D. Manuel II.

Visitou a igreja da Lapa, onde se encontra, em mausoléu, o coração de D. Pedro I (Seu pai).

Assistiu, na Escola Médica Cirúrgica à aula do Prof. José Frutuoso Aires de Gouveia. Passou, em seguida, pelo Mercado do Bolhão e pela fábrica da Companhia Fiação Portuense, e mostrou, entretanto, interesse de visitar o romancista Camilo Castelo Branco.

Mandou dizer ao escritor que o desejava conhecer. Respondeu-lhe que estava doente. D. Pedro II pediu-lhe, então, para o visitar em sua casa.

O escritor, perante a humildade do Imperador, aceitou.

Foi então D. Pedro à Rua de S. Lazaro. Estamos a 2 de Março de 1878. Além de Camilo estavam presentes, o Dr. Fortes, o poeta Guilherme Braga e o sobrinho do escritor, aluno da Universidade de Coimbra, José de Azevedo Castelo-Branco.

Nesse encontro - escreve Luíz de Oliveira Guimarães, em “ O Espírito e a Graça de Camilo”, - D. Pedro condecorou o prosador com a Ordem da Rosa.

Conta-se que o Imperador ao examinar os retratos dos Braganças, que Camilo tinha no escritório, juntamente com o de Bérenger, virou-se para o escritor e disse:

- O poeta Bérenger parece mais feliz que os meus antepassados! …

- É natural… – respondeu Camilo. - É menos perigoso fazer versos do que decretos!

Mais tarde ao escrever:” O Livro de Consolação”, dedicado ao Imperador, Camilo escreveu:

- (…) Senhor, quando eu escrevia estas linhas, em frente da cadeira onde Vossa Majestade se assentou, no escritório do operário, esqueci-me de que é Imperador do Brasil. Aquele a quem as envio e vejo tão somente o sábio, o modelo de principies, que, ao descerem até aos pequenos, deixam o diadema e altura onde mais subidos vão os respeitos.

D. Pedro II e a Imperatriz D. Teresa Cristina Maria, filha de D. Francisco I, Rei das Sicílias, quando abandonaram a cidade do Porto, deixaram grande saudade entre os portuenses, que ficaram encantados com a simplicidade e a vasta cultura do Imperador.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Um governo sob pressão

Um governo sob pressão

O governo Marcos Rocha tornou-se alvo preferencial de críticas as mais variadas. Algumas, justificáveis, pois carregam na sua essência o bem-estar d

A questão da ética na politica

A questão da ética na politica

Tenho sustentado neste espaço, até com certa insistência, a importância da ética na política, principalmente quando começam a surgir nomes nos mais

O exemplo do rei Canuto dos Vândalos  O exemplo do rei Canuto dos Vândalos

O exemplo do rei Canuto dos Vândalos O exemplo do rei Canuto dos Vândalos

Houve uma época em que ao roubo e ao furto se aplicava a pena de morte. Eram tempos de barbárie, onde a punição, por mais desproporcional e cruel, n

Mutirão de Saúde: a melhor solução

Mutirão de Saúde: a melhor solução

De todas as tentativas feitas por este e outros governos locais para resolver o grave problema de desassistência à saúde em Rondônia, os mutirões re

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)