Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A transposição e os criadores de sonhos


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

O tema pode até parecer enfadonho, mas não deixa de ser oportuno e importante, visto que envolve pessoas que dedicaram a maior parte de suas vidas (algumas ainda o fazem com dignidade exemplar) ao serviço público e, hoje, não sabem o que fazer tampouco a quem recorrer para resolver um problema que se arrasta há vários anos pelos escaninhos da burocracia oficial. Trata-se do enquadramento de servidores do Ex-Território de Federal de Rondônia para os quadros da União. Lembrando que muita gente morreu sem conseguir desfrutar desse que seria o mais importante sonho de suas carreiras profissionais.

O retorno ao tema não é uma decisão deliberada do colaborador, do tipo fazer por fazer. Nada disso. Move-me, principalmente, o sentimento de revolta e frustração, com o qual comungo, manifestado por pessoas dos mais diferentes segmentos da sociedade contra a conduta de políticos, autoridades e órgãos governamentais, que criaram expectativas no seio do funcionalismo e, em seguida, simplesmente saíram de cena, como se não tivessem nenhum compromisso com os interessados, evidenciando uma brutal falta de respeito para com o próximo.

Não é de hoje que essas pessoas vêm sendo ludibriadas, especialmente por políticos espertalhões, que se elegeram e reelegeram vendendo o sonho da transposição - sonho esse, aliás, que se tornou pesadelo na vida de muita gente, algo cada vez miais distante. Mas elas não desistem do ato de sonhar, são incansáveis, porque o assunto está  classificado como parte de suas vidas, um direito legítimo, do qual não querem e não podem jamais abrir mão, apesar da hipocrisia dos criadores de sonhos e da má vontade de muitos que nos governam para fazer o que precisa ser feito, ou seja, reconhecer a legitimidade do pleito e, destarte, colocar um ponto final nessa novela. Em vez disso, permanecem insensíveis à dor e ao sofrimento desse grande contingente de servidores. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A cantilena demagógica da transposição

A cantilena demagógica da transposição

Não sei você, mas eu não suporto mais ouvir essa conversa mole de transposição de servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União.

A UE à margem da “paz” que financiou!

A UE à margem da “paz” que financiou!

Bruxelas reclama lugar nas negociações, mas Moscovo recusa-a como mediadora e Washington já não a consultaA nação que teme os seus inimigos busca am

Fariseus, saduceus e os políticos camaleônicos

Fariseus, saduceus e os políticos camaleônicos

Provavelmente, você já deve ter lido ou ouvido a expressão “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”. O provérbio sugere a possibilidade de pessoas dia

O desarmamento da inteligência artificial

O desarmamento da inteligência artificial

Um Chamamento de orientação para a HumanidadeDesarmar a inteligência artificial é mais urgente do que desarmar um míssil: o míssil mata o corpo; o alg

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)