Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

A necessidade da gestão pública ser mais eficiente


A necessidade da gestão pública ser mais eficiente - Gente de Opinião

A notícia estampada no portal UOL, quanto a maioria das instituições públicas federais não ter condições mínimas de serviços públicos, conforme aponta estudo do TCU, é oportuna e vem ao encontro do aplicativo recém lançado pela Corte de Conta, o aplicativo disponibilizado para que o cidadão possa se manifestar sobre a qualidade da prestação dos serviços prestados pelos entes do Estado de Rondônia.


O que se busca na Corte atualmente é a participação ativa do cidadão e a oportunização para que este aponte as deficiências destes serviços, com isso se busca a melhoria a curto e a longo prazo em prol do interesse público.


A necessidade de boas práticas é urgente no serviço público. Em Rondônia o Tribunal de Contas, está fazendo escola e em parcerias com Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Governo do Estado, Sebrae, Fecomércio, Fiero, SICTV e muitos outros parceiros, vem através do aplicativo OPINE AÍ, incentivando a sociedade a ser mais efetiva na avaliação e na cobrança cidadã dos serviços prestados pelos entes públicos, incluindo o próprio Tribunal de Contas.

Hoje o inconformismo da população com as deficiências dos serviços públicos é generalizada e só existe uma opção, é a busca da melhoria. 

A ferramenta vem de encontro aos tempos de gestão com poucos recursos e uso de muita criatividade, mas com responsabilidade com a “RES PÚBLICA”. 

Na mais recente divulgação do TCE-RO, ficou evidenciado a necessidade da gestão pública ser mais eficiente, transparente e utilizar dos recursos tecnológicos de TI para o cruzamentos de informações e dados.  Tanto assim, que em parceria com o TCU, uma auditoria apontou, entre os “achados” (situações verificadas durante a investigação), casos de servidores com dois, três e quatro cargos públicos e até o caso atípico de uma servidora pública cursando medicina na Bolívia e recebendo remuneração em prefeitura de município de Rondônia.

Aproveitamos ensejamos e convidamos a todos que participem do OPINE AÍ, baixe o aplicativo e faça sua avaliação sobre a qualidade dos serviços prestados a todos pelos entes do Estado de Rondônia.

Veja Mais

Mais Sobre Opinião

O grande engodo: “Reformar a Previdência Social”

O grande engodo: “Reformar a Previdência Social”

Assistimos a cada dia, a cada semana, a cada mês, há mais de dois anos, capítulos de uma novela que não termina, como tantas outras, sobre as mudanç

DALAI LAMA NO BARCO DO MAINSTREAM

DALAI LAMA NO BARCO DO MAINSTREAM

Contradições no Pensamento do Líder religioso tibetano

INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Quando falamos de inclusão, muitas vezes, pensamos em inserir uma pessoa com características vistas como fora do padrão num contexto de mercado de tra

O PENSAMENTO TAMBÉM TEM CHEIRO

O PENSAMENTO TAMBÉM TEM CHEIRO

Do Direito a cheirar não só o Cravo mas também a Rosa