Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A navegação do rio Madeira


Gente de Opinião

O encontro promovido pela Federação Nacional das Empresas de Navegação  (Fenavega) nesta quinta-feira na capital do Estado tem extrema importância no ciclo de desenvolvimento de Rondônia. O evento servirá para tratar da hidrovia do rio Madeira, em Porto Velho, um importante canal de escoamento de grãos.

São esperadas na reunião de hoje propostas que tenham consistência e viabilizem de fato a hidrovia do Madeira, um sonho antigo dos produtores de soja do sul do Estado de Rondônia e Mato Grosso.

O histórico da dragagem do Madeira é marcado por alguns escândalos que acabaram culminando com a suspensão do contrato com uma empresa do Maranhão. Para sair do papel, é preciso primeiramente um estudo de viabilidade técnica e esse procedimento foi feito em 2013.

O caso da hidrovia do rio Madeira é bem parecido com o processo de reabertura da BR-319, no trecho entre os municípios amazonenses de Humaitá e Manaus, capital do Amazonas. A rodovia já existe. Portanto, não há necessidade de novos estudos de impacto ambiental. Não se está em discussão a abertura de nova rodovia. As autoridades locais defendem apenas a restauração de trechos que estão com a trafegabilidade comprometida.

No caso da hidrovia já existe o estudo em poder do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). Técnicos do órgão de Brasília estiveram na redação do Diário e, na ocasião, explicaram as visitas técnicas que realizaram no trecho entre os municípios de Porto Velho e Humaitá.
Hoje Rondônia enfrenta um dos períodos mais seco do ano, momento propício para a execução do serviço de dragagem. A empresa que venceu o processo licitatório (algo em torno de mais de R$ 400 milhões), pretendia executar os serviços no período das chuvas, quando o rio atinge a cota de 18 metros, inviabilizando totalmente esse serviço. É jogar dinheiro público no rio. O caso foi parar no Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou a paralisação dos serviços e o cancelamento do contrato.

A reunião da Fenavega deve diluir essas questões. Não é mais admissível ficar prolongando o serviço  de dragagem do rio Madeira. Já foi comprovado que o transporte utilizando a hidrovia do Madeira é mais econômico. Rondônia não pode mais ficar esperando o nível do rio subir.

A navegação do rio Madeira - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acabar o Bolsa Família, por quê?

Acabar o Bolsa Família, por quê?

         A sociedade brasileira é uma das mais injustas do mundo quando o assunto é política econômica. Aqui se tem uma das maiores desigualdades so

Lava-jato é café pequeno perto do escândalo do Banco Master

Lava-jato é café pequeno perto do escândalo do Banco Master

Aí do homem por quem vem o escândalo! Essa passagem está no livro de Mateus, 18,7. Segundo estudiosos da Bíblia, esse “Aí” significa lamento, triste

Os rebotalhos querem voltar ao poder

Os rebotalhos querem voltar ao poder

Oficialmente, ainda não foi dado o tiro de largada da corrida para a sucessão do governador de Rondônia. Cel. Marcos Rocha, mas, nos bastidores, já

O Diabo anda à a solta

O Diabo anda à a solta

A Altitude da Corrupção: As Elites, Epstein e a Derrocada Moral do OcidenteVivemos numa era de desnivelamento ético. Enquanto a maioria luta com as

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)