Segunda-feira, 14 de julho de 2014 - 15h40
Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues
Arcebispo de Sorocaba (SP)
Impossível não falar da Copa do Mundo. Sempre gostei de torcer pelo Brasil. Tenho vaga lembrança do fracasso da copa de 1950. E lembranças agradáveis das copas de 1958 e 1962. E vivíssima recordação da copa de 1970. Das duas últimas, em que o Brasil conquistou a taça, lembro-me com satisfação, mas sem maiores emoções. A que se encerra hoje, acompanhei-a torcendo pelo Brasil, é claro, mas sem muita convicção. Empatar com o México e, depois, ganhar do Chile nos pênaltis, e de dois a um da Colômbia em jogo equilibradíssimo, não permitia confiar no desempenho diante da Alemanha. Mas sete a um foi demais.
Como escrevo antes dos jogos de sábado e de domingo, não sei do resultado final. Mas um quarto ou terceiro lugar para a equipe brasileira está de bom tamanho. Afinal, nosso time não enfrentou nenhuma das grandes equipes da Europa até tropeçar na Alemanha!
Esporte é cultura, não é guerra. A vitória é sempre bem-vinda. Perder não é necessariamente derrota. Reconhecer o mérito do outro é grandeza. Não podemos fazer da competição esportiva o desaguadouro de nossas frustrações existenciais, a resposta ao nosso desejo de vencer nem sempre concretizado no cotidiano de nossas vidas.
A frustração pela perda da copa não pode adquirir a dimensão de uma ferida incurável, mesmo que tenhamos sido parados no caminho por um placar de sete a um.
A vida continua e somos chamados a enfrentar os desafios do cotidiano com garra e destemor cuidando, em nossas escolas e bairros, da saúde e da educação de nossas crianças e jovens, de modo que nosso país possa olhar com fé o futuro que deve espelhar sua grandeza.
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Presidenciais em alta tensão: análise do cenário político
Esquerda defensora do poder adquirido e Direita divididaA candidatura presidencial de André Ventura, pelo partido CHEGA, coloca em evidência quest

Câmara Municipal de Porto Velho sofre revés financeiro
A Câmara Municipal de Porto Velho a caba de sofrer um revés financeiro. A prefeitura teria discordado dos dados populacionais e, com base em informa

Campanha eleitoral não é guerra civil
Não há donos da Democracia como quereriam regimes autoritários No FB circulam os seguintes dizeres: “Em vez de cantarmos: "contra os canhões, marc

O noticiário que ocupou as primeiras páginas dos jornais brasileiros: Conselho Federal de Medicina quer barrar atuação de cerca de 13.000 médicos que
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)