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A conscientização e a batalha contra os spams


A conscientização e a batalha contra os spams - Gente de Opinião
FÁBIO GRINBERG

Os últimos números divulgados com relação à proliferação de spams pela internet mostram uma nova cultura e, principalmente, uma nova conscientização de empresas e consumidores com relação ao assunto.

Logo em que pensamos em uma propaganda pela internetou campanha sobre marketing digital, surge em nossa mente a necessidade de expandir, no tempo mais curto possível, o nome de nossa marca pela rede mundial de computadores. Para o empresário que ainda engatinha nesses projetos, o caminho é ainda mais árduo. Ou seja, quanto menor a experiência, mais rápido haverá o desejo de resultados e, com eles, o fracasso desenfreado de todo um projeto.

Surgiam então as centenas de milhares de spams, que invadiam e lotavam nossas caixas de e-mail com vendas publicitárias sem função, sem direcionamento ou qualquer outro requisito.

Os spams chegaram a ocupar 90% do conteúdo de correio eletrônico que chegava às nossas casas. A mala direta virtual era utilizada de forma indiscriminada e totalmente maciça em volume de conteúdo. Material esse que mais lutava contra a marca exposta, do que somava uma nova gama de consumidores.

As últimas estatísticas divulgadas, porém, mostram que o número de mensagens não solicitadas na caixa de entrada de seu outlook, por exemplo, diminuiu no mínimo cinco vezes. Os dados foram disponibilizados pela Symantec, empresa responsável por antivírus e outros programas que combatem spywares.

Segundo os novos números, em 2010, até o mês de julho, forma enviados mais de 226 bilhões de spams em todo o mundo. Já no mesmo período de 2011, o número caiu para 40 bilhões. Isso equivale ao fechamento de 40% do total de redes de e-mails incômodos que chegam as nossas caixas de entrada.

Todas essas contas e números comprovam a tese de que o consumidor que acessa a internetestá cada vez mais exigente com o que consome. Também provam que a quantidade de spams jamais surtirá qualquer efeito semelhante a uma campanha de links patrocinadosbem feita.

Assim faz uma empresa de montagem de stands. Imaginem o número infindável de e-mails que precisariam enviar para encontrar apenas um interessado. Agora, se colocarmos as palavras “montagem de stand” em uma campanha de links patrocinados, conseguiremos resultados rápidos, chegando ao que eu chamo de “encontrabilidade”.

Da mesma forma está diminuindo o número de black hats que são descobertos, mais cedo ou mais tarde, pelo robô do Google. São campanhas desleais e apelativas, que denigrem projetos brilhantes de empresas sérias dispostas a tornar o marketing digitalem excelência nos próximos anos.

Por isso, é fundamental que tracemos nossos projetos e programas evitando qualquer tipo de apelação comercia. Não é porque temos a necessidade de difundir o nome do que vendemos que precisamos queima-lo antes mesmo do internauta conhece-lo.

Isso é óbvio, ou você acha que algum consumidor tem paciência o suficiente de se tornar fiel a uma marca recebendo todo santo dia vários e-mails em spams? A realidade hoje é totalmente outra e a necessidade de se reinventar, também. Pense nisso!!!

O que pensa sobre o assunto? Entre em meu blog e opine: www.fabiogrinberg.com.br

 

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