Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Politica & Murupi - Sobre verso, reverso e subverso


Politica & Murupi - Sobre verso, reverso e subverso - Gente de Opinião

01-Verso: Valha-me Deus! Uma semana daquelas que a gente havia esquecido que existem. Lá nas terras de Dostoievski entre foices e martelos, a re-re-re-eleição democrática – mais de 87% de votos – do Putin saudada pelo PT, calorosamente. A Petrobrás voltou aos tempos da Lavajato e para variar sobe dólar, cai bolsa e nossa claudicante credibilidade brazuka vai para a “virgem que a pariu”. O Banco Central – sem essa de ser melhor BC do mundo! – continua na mira do Sêo Lule e Dona Rofi. A Vale – mandar em tudo sozinha nem pensar – descobriu que a privatização não vale para a “tchurma das influências & confluências” e logo seu “big boss” irá passar férias eternas na “Ilha Dubaráio” catando conchinha na “Praia de Chunda”. Dona Nízia adoeceu – sorte dela que não foi dengue – e teve que tomar um ar e se recompor depois de levar um esporro do chefe, dado na frente de todo mundo por causa do campeonato de dengue, vencido pelo governo do Sêo Lule – mais de 1 milhão e 800 mil brasileiros contaminados – o que fez com que a coroa dele fosse aos pés arrastando sua credibilidade, invencibilidade, amabilidade e popularidade. “Uómi” dizem aqueles que abismados viram, berrou, sapateou, ficou furibundo, furioso e apoplético, Choooose de loke!

 

2- Reverso: Sêo Bolsonaro foi indiciado pela PF no caso da adulteração ou falsificação do cartão de vacinação e continuará sendo investigado pelo “gópi”, já que a PF liga a falsificação do cartão de vacinação de novembro de 2021 com a ex-quase-futura-rasteira no estado democrático de direito, em 08 de janeiro. Também é investigado por importunação da baleia e no total, segundo a CNN, já acumula mais de 500 processos no lombo. No rol há ações eleitorais com multas e inelegibilidade, multas por falas em lives, multas por não usar máscaras na pandemia e capacete em motociatas. E dançou até no esporro amplo, geral e irrestrito de Sêo Lule nos seus ministros, taxado de covardão por ter ficado recluso no Palácio após as eleições e ter fugido para os EUA. O PL paga três grandes escritórios de advocacia para defendê-lo pois os “problemas com a Justiça duómi” vão durar muito.  É caro, mas compensa, garante o PL. Sua imagem de perseguido o torna vítima e o transforma num cabo eleitoral ainda mais valioso e com dois handicaps: Sêo Lule e o PT não se afastam da figura do antecessor, comparam ações espinafrando e citando o nome, mantem a polarização “omi a ómi” e apesar de inelegível, por onde Sêo Bolsonaro passa arrasta muita gente. Um drama para o PT.

 

3-Subverso: É na supimpa corte que o verso e o reverso se encontram, pagam e penam. Como é impossível zerar o passado que vive na internet, declarações dos ministros aplaudindo a Lavajato são confrontadas com as falas de hoje. As ações do Sêo Alexandre são rebatidas pelos ensinamentos dele mesmo, o professor Alexandre Moraes com livros em defesa liberdade de expressão. Discursos em plenário escrachando o PT há em profusão. Questionamentos sobre a lisura das eleições foram até o STF – caso Aécio – e a supimpa corte não viu óbice para tratar o caso como um direito a ser analisado. Mas numa hora e dia qualquer, o verso e o reverso passaram a ser vistos pelo caolho. E é na grande imprensa, que age de acordo com seus intere$$es$, que o subverso reina e se veem as narrativas tomando o lugar dos fatos de forma por vezes subliminar ou escrachada. Nesta semana as pesquisas – um retrato dos fatos – revelaram queda acentuada e rápida na aprovação do Sêo Lule. O pano e o óleo de peroba chegaram a tempo, mas os casos Vale e Petrobrás são graves e mais, a dengue veio se juntar aos Yanomamis, PIB, inflação e aos impostos que travam o país. Hora da cortina de fumaça para abafar o caso para colocar o ex na roda como se fosse obra do acaso ou coincidência. É só retórica: por que não prendem logo o inelegível se há indícios fortes para tanto?

 

02-ÚLTIMO PINGO

Vendo as reportagens sobre Israel x Hamas, fechamento do abrigo para imigrantes ilegais nos EUA e o caos no Haiti, lembrei-me que quase nada mais se comenta sobre a guerra na Ucrânia. É como se outra cortina de fumaça tivesse sido baixada. A violência brazuka diária continua, a tolerância no mundo inexiste, as migrações estão em números absurdos e as redes sociais que ajudam, também travam quando usam narrativas em lugar de fatos. “Smoke get in your eyes” para Ucrânia, “O Haiti é aqui” versão carioca do menino do rio, “Nóis apanha, nóis sofre, mas nóis goza”, diz Zé de Nana.

03-PONTO FINAL

Hora do baile do “tatu”. Aconteceu no dia 14 de fevereiro numa quarta-feira de cinzas. Dois presos em celas separadas no presídio segurança máxima de Mossoró-RN isolados e sem contato, abriram um pequeno buraco retirando uma luminária e fugiram. Rogério e Tatu estão há 36 dias dando uma canseira na estrutura de perseguição montada para a recaptura com uso de helicópteros, drones, cães farejadores, equipamentos tecnológicos sofisticados, mais de 600 homens, incluindo a Força Nacional e equipes das Polícias Federal e Rodoviária Federal, além é claro, da sabedoria, inteligência e dos profundos e sólidos conhecimentos de segurança, polícia, CSI, FBI, etc de Sêo Levandósque.


leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)