Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Politica & Murupi - Povo nas ruas: um sinal visível de que o poder emana do povo


Politica & Murupi - Povo nas ruas: um sinal visível de que o poder emana do povo     - Gente de Opinião

1-Somente hoje pela manhã vi as imagens da Avenida Paulista e soube do número de participantes do evento. Os números como não poderiam deixar de ser, dependem do informante. A menor apuração é 185 mil para O Globo, G1 e um grupo de pesquisadores oriundos da USP. A PM de São Paulo traz um número bem maior, entre 600 a 750 mil. Eu e  Zé de Nana, conservadores com as estatísticas, números, ideologias e avessos a essa permanente polarização política e tóxica do Brasil, optamos de bom grado pela média aritmética arredondando-a para 465 mil pessoas. É de bom tamanho considerando que a  tarde de domingo, tinha FlaxFlu televisado. Para entenderem as nossas contas: a Avenida Paulista tem 2,8 quilômetros de extensão e largura máxima de 47 metros o que dá uma área total é de uns 130.000 metros quadrados. A contagem utiliza a regra de quatro a cinco pessoas por metro quadrado. Em tese, com a avenida lotada, o número máximo seria de 650 mil pessoas, o que dificilmente ocorre.

2-Contas, ideologias, toxicidades, polarizações à parte, qual a importância do ato de ontem? Bolsonaro ainda é uma figura de relevância política nacional? Existe o bolsonarismo que segundo Sêo Barroso foi derrotado com a ajuda dele? A narrativa do “ex-quase-futuro golpe” vai continuar existindo? O oito de janeiro será contado pela história com cores e tintas escolhidas por alguém, como fez Pedro Américo no quadro da Independência do Brasil ou varrido como foi a Revolta da Chibata e Retirada de Laguna? E agora José? Algo vai mudar de imediato no quadro político? Não acredito, mas é quase certo que o verde e amarelo voltará às ruas e por dois motivos: os erros do atual governo e o aceno da direita que ressurge. É quase certo que as camionetas do homem do agro voltem a circular com as bandeiras, que o Congresso reflita sobre a imagem da Paulista, mas nada leva a crer que ações para prender Bolsonaro e seu grupo arrefeçam, ainda que as coisas estejam mais difíceis pois “a voz rouca das ruas” rugiu e o medo de se manifestar que parecia estar na cabeça do povo sumiu. E à medida que o cerco se fecha, mais Bolsonaro aparece forte. E paradoxalmente caso seja preso pode virar o Lula da direita.   

3-Indicação de nomes e transferência de votos são coisas bem distintas. Aqui em Rondônia existem os casos clássicos e é preciso muito esforço físico e ginástica financeira para se colocar um poste político de pé. Ivo Cassol conhece do assunto e no resto do Brasil é igual. Exceção que faço à Dilma Roussef que prometeu e dizem, fez “o diabo para ganhar a eleição”, nem Lula, o puxador de votos nas eleições de 2002, conseguiu eleger a Fátima Cleide na eleição de 2006 ao governo de Rondônia e que havia sido eleita na esteira de popularidade dele como senadora. Nem mesmo o eterno “poste disponível” para qualquer eleição, Fernand Haddad consegue angariar os votos do “chefe”. Acompanho com atenção as escaramuças eleitorais por aqui e nos arranjos e ajuntamentos que se fazem buscando um nome novo com a aceitação de um nome velho que proporcione chapas vencedoras, o que mais percebo são cruzamentos de tatu com cobra. Ensaios entre Zema com Leite – queijo metà gaúcho e metà mineiro? – e papo da maioria dos presidenciáveis com o governador Tarcísio que é “assim ó” com Bolsonaro.

2-O ÚLTIMO PINGO

E continua a saga para a prisão de dois bandidos que estavam na penitenciária de segurança máxima e que estão “dando um baile” e uma canseira nos seus perseguidores. Para Sêo Levandósque foi coisa de carnaval, Fernandinho Beira Mar diz que ficou feliz com a fuga e eu por aqui não digo absolutamente nada, mas fico imaginando porque ainda não chamaram o Dr. House, o CSIS, Rambo, Mac Gyver, Jason Statham, Scooby Doo e Salsicha ou o cara talhado para o assunto, Steven Seagal. É coisa de cinema.    

 3-PONTO FINAL

O senador Ciro Nogueira presidente do Progressistas sapateou sobre a esquerda na rede social “X” ao postar: “Muito feliz com a manifestação pela DEMOCRACIA e de apoio ao presidente Bolsonaro. Ao pessoal da esquerda, ao invés de reclamar, a sugestão: façam uma manifestação ainda maior. A democracia agradece! Se precisar, a gente empresta a Kombi”. Vixi... Aí é broca. Além da queda o coice.  


leoladeia48@outlook.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)