Sábado, 14 de setembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi - Antipropaganda federal


Política & Murupi - Antipropaganda federal - Gente de Opinião
Política & Murupi - Antipropaganda federal - Gente de Opinião

Olhando rápido, a imagem é conhecida, mas focando? O que o computador faz no pódio olímpico? Será que a Inteligência Artificial substituiu a Rebeca e sua medalha de ouro por um comunicado importante do governo ou a Burrice Natural (será o inverso da IA?) deu uma rasteira e por algum motivo alguém do Ministério das Comunicações do Brasil usou a imagem icônica de Rebeca saudada pelas adversárias para vender o tal programa “computadores para inclusão”? Quem fez não pensou e conspurcou algo que é caro ao brasileiro que são nossos ídolos em especial no esporte – né Pelé? – e saiu a porcaria da propaganda para falar da porcaria de programa do qual pouco ou nada se sabe. O “homi” da comunicação federal é o Juscelino Filho que pelo visto não é do ramo e não sacou que excluir para incluir é um paradoxo. Sai a saltitante Rebeca Andrade e entra o computador estático. Desinteligência ou burrice?      

1.2-E por falar em propaganda... 

Política & Murupi - Antipropaganda federal - Gente de Opinião

Quanto a mais de minério de ferro a Vale poderia vender com uma campanha publicitária maciça dentro do Brasil? Quanto de soja a Maggi venderia a mais com a mesma mídia? Um cupuaçu se você respondeu NADA nos dois casos. As empresas que precisam de marketing planejam e aplicam recursos de até 4% sobre seu faturamento. Falava em casa sobre o tema e na Globo rolava a novela no horário nobre e me dei conta que a propaganda sobre as urnas eletrônicas apareceu tanto ou mais que os comerciais de varejo de lojas e supermercados. Claro que devem existir interessados – talvez fabricantes – na divulgação do produto URNA ELETRÔNICA, mas acho que assim como os exemplos que citei, não haverá acréscimo na venda de urnas, o que me levou a pensar que talvez seja propaganda institucional do governo e inquiro: por que veicular tanto se não vai resultar no aumento de eleitores? Se meu pensamento estiver certo, devo crer que é marketing dispensável e caro, por usar um veículo que cobra muito, principalmente no horário nobre. Ora, se é oficial a conta é de quem gera e paga imposto. Então, por que o gasto em algo que não serve ao povo? Ou há uma razão subliminar que meus dois neurônios -Tico e Teco - não descobriram? Ou será propaganda “digrátis”? 

1.3-O passado sempre volta. 

Política & Murupi - Antipropaganda federal - Gente de Opinião

Quando Alckmin disse que Sêo Lule iria voltar à cena do crime não imaginei que seria voltar COM ELE. Boné do MST, apoio ao Hamas e Hezbollah e a decisão da justiça: a 13ª Vara da Fazenda Pública de SP negou seu pedido para arquivar uma ação administrativa sobre a doação de dinheiro pela da Odebrecht no valor de R$ 8,3 milhões para o ínclito Geraldo. Outras cinco pessoas inclusive o tesoureiro da campanha, pediram e pelo que sei, viram as provas da delação feita pelos dos diretores da maior fonte de propina do Brasil, a Odebrecht, anuladas. Bastaria seguir a toada, mas para o New Comuna deu ruim, pois “subsistem provas independentes que amparam a continuidade”. É sempre assim, um dia a casa cai. Sempre cai. Ora se cai.  

1.4-É o passado que volta  

Política & Murupi - Antipropaganda federal - Gente de Opinião

A frase atribuída a Pedro Malan, “No Brasil até o passado é incerto” recebeu sua confirmação via STF hoje. Voltando ao passado: a Assembleia Nacional Constituinte em 1988 encarou a questão que existia desde o descobrimento que eram os limites geográficos das terras indígenas e pacificou com os arts. 231, “São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens” e art 232 “Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo”. PT saudações, fecha a conta e passa a régua. Ocorre que depois de muito tempo o STF voltou atrás e atropelando o legislador originário – o constituinte – legislou sobre os limites geográficos da Raposa Serra do Sol e virou um rolo de cobra. Desceu a seco com sequelas e pah! Agora e depois de muitas provocações surgiu outra discussão que atende pelo pomposo nome de marco temporal. O tema estava no Congresso mas o STF de novo avocou a questão e de novo, insegurança. O STF vai parlar sobre o tema como um Congresso extra pauta e disse que sem acordo, votarão e pah! Na foto, Lula, Raoni e Macron. Lembrou de sítios minerais de ouro, nióbio, etc? 

1.5-Êh, êh,êh fumacê, ah, ah, ah, fumaçá... 

Política & Murupi - Antipropaganda federal - Gente de Opinião

Estamos em 2024 e a dengue, uma tragédia entre os anos 1987 e 1991, está de volta e com características mais preocupantes. Lá no início buscava-se o medicamento ideal para o combate e pouco se sabia da prevenção. A área de saúde do governo atuou de maneira positiva com o esquecido fumacê – lembram? – contra o mosquito transmissor. Campanhas para conscientizar o povo sobre a forma de eliminar os focos, reduziu a dengue a níveis aceitáveis, mas o estado que foi proativo deitou sobre os louros e o mosquito aproveitou. A tragédia agora é pior. O Painel de Monitoramento de Arboviroses registrou 6.449.380 casos de dengue. São 3.176,1 casos para cada 100 mil habitantes e com letalidade de 0,08. São Paulo concentra a maior parte e na sequência Minas, Paraná e Santa Catarina. Rondônia passa ao largo, mas o número de mortes no pais de 5.008 mortes é quatro vezes superior ao registrado em todo o ano anterior, com 1.179 óbitos. Claro que há subnotificação e há ainda 2.137 mortes sob investigação pela doença o que mostra que o caso é feio. Para explicar, a dengue é uma endemia conhecida, bem diferente da Covid. 

 2-Último pingo

Política & Murupi - Antipropaganda federal - Gente de Opinião

Claro que não vai dar certo. Churrasco onde o participante tem o nome de Pit Bull e o Garçon quer mais que os 10% de praxe, nem mesmo para alguém que teve Montes de motivos para ajudar e só ficou no carvão molhado. Em Candeias tem disso. E ainda que o churrasco fosse no Talent Show Culinário da Band, nem mesmo o Cheff Fogaça deveria entrar. O vinagrete azedou e a Caboca Jurema que sempre volta e cobra, promete botar na roda aquele que deve e quem não paga qo que deve vai dançar. Outubro está bem aí e como me lembra o Zé de Nana, “no jogo do bicho o que é bom dá duas vezes”

03-Ponto final 

Política & Murupi - Antipropaganda federal - Gente de Opinião

O PT por sua presidente desancou o Banco Central dizendo que a taxa de juros no atual nível é como um tapa na cara da sociedade. Sobre o resto da economia e haja o que falar, necas de pitibiribas. A cumádi sabe tudo sobre o tema: importação, exportação, dólar, gás de cozinha, gasolina, custo de vida, carga tributária, impostos e taxas, redução de gastos públicos, inflação, déficit, superavit, desemprego, falta de planejamento, não cabe tudo no tuíte. Vai falando e o nariz crescendo aos poucos. No soluço né madame? Demais!   

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 14 de setembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Política & Murupi - Lavoisier na campanha eleitoral

Política & Murupi - Lavoisier na campanha eleitoral

Para abalar campanha eleitoral nada como aceitar pitaco de candidato ou assessor ou de candidato que se acha marqueteiro. Não sei o que houve e pouc

Política & Murupi - VPN: esse tal de subterfúgio tecnológico

Política & Murupi - VPN: esse tal de subterfúgio tecnológico

Nada como uma boa e saudável birra para nós aprendermos “gringuês”, a língua dos gringos. Vejam agora, na guerra STF x “X” a gente fica sabendo o qu

Política & Murupi - Programa eleitoral gratuito I

Política & Murupi - Programa eleitoral gratuito I

A palavra woke é uma gíria que nasceu nas universidades progressistas dos EUA e que se origina do verbo to wake ou em português, acordar. Contudo co

Política & Murupi - Vizinho complicado

Política & Murupi - Vizinho complicado

Agora é oficial. As eleições de um certo vizinho ao norte da América do Sul foram assim, como dizer sem ofender, roubadas. Um departamento de justiç

Gente de Opinião Sábado, 14 de setembro de 2024 | Porto Velho (RO)