Porto Velho (RO) terça-feira, 12 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Gás

RAUPP: construção do gasoduto Urucu/Porto Velho vai gerar emprego em RO.



A construção do gasoduto Urucu/Porto Velho vai gerar emprego e renda para Rondônia  e contribuir para a redução da tarifa de energia para os brasileiros.  A informação é do líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp (RO),  ao participar de recente  reunião no Ministério das Minas e Energia com técnicos do Grupo de Trabalho  que apresentaram um quadro geral sobre a viabilidade da referida obra. Da reunião, ainda participaram o ministro Edson Lobão, o secretário-executivo Márcio Zimermman, o  presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz e o diretor de Engenharia, Valter Luis Cardeal, além de representantes da Eletronorte.

O senador listou os demais benefícios que a construção do gasoduto vai gerar para o país, a exemplo da economia de divisas, a partir da redução de importação de diesel e adicionar 500 MW ao sistema a um custo unitário de R$ 100 megawats/hora. Com isso, o sistema Rondônia/Acre passa a ser exportador de energia.

Quanto a Rondônia, adiantou o senador, “o estado terá um ganho ambiental  com a eliminação do transporte por balsa nos rios Madeira e Solimões, além da redução de emissões de gás carbônico pela  queima de 1,3 milhão de litros de óleo diesel/dia”.

Ele acrescentou que  as indústrias  também terão ganhos  como as que operam com o beneficiamento de soja, de algodão, cerâmica e siderúrgica. “O desmatamento  sofrerá redução já que a substituição da madeira pelo gás natural nas indústrias, padarias e outras empresas provocará inúmeros benefícios para o meio-ambiente”, frisou o líder do PMDB no Senado.

Raupp mencionou que saiu da reunião com os técnicos do governo federal convicto da viabilidade da construção do gasoduto e que a exemplo do que faz há 5 anos vai insistir para que a obra,  orçada em R$ 1,7 bilhão  seja iniciada o mais breve possível.    

O senador lembrou que o governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva  tem contemplado o estado com a construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, e que tais obras vão  atender ao desenvolvimento do Brasil. “É evidente que agradecemos ao presidente Lula pelo empreendimento, mas queremos também que  seja construído o gasoduto que   interessa 100% aos rondonienses”, finalizou.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Gás

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Senador RAUPP marcou a audiência com a Presidenta Dilma. Eu que pensei que seria uma audiência entre nós mesmos. Não! Vários Ministros: Fernando Hadad

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Em pronunciamento ontem, terça-feira (19), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu investimentos em infraestrutura como forma de evitar o desperdíci

Sindicatos contra o aumento das passagens

Em Cochabamba, os sindicatos são contra o aumento das tarifas, da mesma forma, a Central Operária, que anunciou total rejeição ao aumento da tarifa do

Desperdício de gás natural caiu 33,7%,segundo ANP

  Rio de Janeiro – A queima de gás natural nas plataformas de extração em outubro foi 33,7% menor do a registrada em outubro do ano passado, segundo i