Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Gás

Desperdício de gás natural caiu 33,7%,segundo ANP


 

Rio de Janeiro – A queima de gás natural nas plataformas de extração em outubro foi 33,7% menor do a registrada em outubro do ano passado, segundo informou a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) no Boletim de Produção referente ao mês de outubro de 2010.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento e Produção da ANP, Paulo Alexandre de Souza, um termo de compromisso assinado entre a agência reguladora e as empresas operadoras determinou que a meta de aproveitamento do gás natural é de 95%. Em outubro, ficou em 91,5%.

“O ponto de equilíbrio, o ponto que a agência considera ótimo, é que 95% do gás natural produzido deve ser objeto de utilização. Normalmente, as unidades precisam ter uma quantidade de perda de gás natural para funcionar. Essa perda, por regulamentação da agência, é limitada em 3%. Acima desse limite, tem que ter uma justificativa forte à agência”, afirmou.

Ainda de acordo com o boletim divulgado pela ANP, a produção de gás natural bateu recorde pelo segundo mês consecutivo: 65 milhões de metros cúbicos (m³) foram produzidos no país, representando um aumento de 9,3% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a setembro de 2010, o aumento foi de 1,64%.

A produção de petróleo não apresentou variação considerável. Para Souza, a expectativa é elevar a produção de petróleo em 2011, quando o Campo de Tupi, na área do pré-sal, iniciar a produção comercial.

Impulsionada pela produção de gás natural do Campo de Manati, a Bahia se tornou o terceiro maior produtor de petróleo e gás do país, atrás apenas de Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Agência Brasil

Mais Sobre Gás

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Senador RAUPP marcou a audiência com a Presidenta Dilma. Eu que pensei que seria uma audiência entre nós mesmos. Não! Vários Ministros: Fernando Hadad

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Em pronunciamento ontem, terça-feira (19), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu investimentos em infraestrutura como forma de evitar o desperdíci

Sindicatos contra o aumento das passagens

Em Cochabamba, os sindicatos são contra o aumento das tarifas, da mesma forma, a Central Operária, que anunciou total rejeição ao aumento da tarifa do

Valverde: 'Duto Urucu-Porto Velho trará desenvolvimento para Rondônia'

O Candidato ao governo de Rondônia, Eduardo Valverde, acredita que o gasoduto é uma alternativa sustentável para desenvolver a região Norte O ex-deput