Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Gás

Senador Raupp defende construção de gasoduto


Senador Raupp defende construção de gasoduto - Gente de Opinião
Em pronunciamento ontem, terça-feira (19), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu investimentos em infraestrutura como forma de evitar o desperdício de 15 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano. Segundo o senador, o gás extraído junto com o petróleo é queimado nas plataformas por falta de transporte.

- Estamos queimando por queimar, sem aplicar na atividade produtiva, cerca de 11% de toda a produção nacional de gás natural, segundo números da Agência Nacional de Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP), quando o ideal, de acordo com padrões internacionais, seria uma perda de, no máximo, quatro por cento - explicou.

Segundo o senador, a situação se deve principalmente à urgência com que o país se lançou à exploração e à produção de petróleo em alto-mar, gerada pelas incertezas do mercado energético mundial. Essa urgência, de acordo com Raupp, teria provocado adiamento da instalação da infraestrutura do escoamento e comercialização do gás natural.

- Na situação presente, segundo especialistas do setor, o custo de implantação nas plataformas marítimas da infraestrutura para o escoamento simplesmente não é compensado pelo preço do gás natural no mercado, dada a pequena quantidade de gás produzida em cada plataforma e a incerteza sobre o consumo do gás.

Raupp defendeu uma política ampla para o gás, que contemple o consumo, com a garantia do fornecimento a residências e veículos automotores e a produção, com a possibilidade estocagem e fornecimento a termoelétricas, em caso de emergência nos reservatórios das hidrelétricas. Para isso, segundo ele, seriaSenador Raupp defende construção de gasoduto - Gente de Opinião necessário construir plantas de liquefação de gás natural e construir navios que possibilitariam a exportação.

- Essas são medidas que implicarão gastos sem dúvida vultosos de infraestrutura, mas que resultarão em economia relevante para o país - defendeu, acrescentando que a ANP tem se esforçado para combater o desperdício.

Amazônia

Raupp informou que vários senadores, entre eles Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Eduardo Braga (PMDB-AM) participariam, às 18h30, de audiência com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, para tratar dos apagões que vêm ocorrendo na região Norte do Brasil.

Para ele, especialmente no período da seca, é importante que a geração de energia seja sustentada por meio de usinas termelétricas, que poderiam usar o gás em vez de carvão. Para isso, defendeu a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho, que garantiu já ter projeto e licença ambiental aprovados.

Fonte: Agência Senado
 

Mais Sobre Gás

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Senador RAUPP marcou a audiência com a Presidenta Dilma. Eu que pensei que seria uma audiência entre nós mesmos. Não! Vários Ministros: Fernando Hadad

Sindicatos contra o aumento das passagens

Em Cochabamba, os sindicatos são contra o aumento das tarifas, da mesma forma, a Central Operária, que anunciou total rejeição ao aumento da tarifa do

Desperdício de gás natural caiu 33,7%,segundo ANP

  Rio de Janeiro – A queima de gás natural nas plataformas de extração em outubro foi 33,7% menor do a registrada em outubro do ano passado, segundo i

Valverde: 'Duto Urucu-Porto Velho trará desenvolvimento para Rondônia'

O Candidato ao governo de Rondônia, Eduardo Valverde, acredita que o gasoduto é uma alternativa sustentável para desenvolver a região Norte O ex-deput