Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Gás

MME confirma haver gás em Urucu suficiente para RO e AM


Anúncio foi feito a empresários e parlamentares durante reunião no ministério.  O Grupo de Trabalho criado no Ministério de Minas e Energia (MME) para estudar a viabilidade econômica da construção do Gasoduto Urucu-Porto Velho confirmou a existência de gás natural na Bacia Petrolífera de Urucu em quantidade suficiente para abastecer os estados de Rondônia e Amazonas. O estudo foi apresentado a empresários rondonienses e representantes da bancada de Rondônia na Câmara dos Deputados durante encontro na Secretaria Executiva do MME realizado nesta quinta-feira.

Segundo o presidente da Fundação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Antônio Marrocos, a afirmação foi recebida com entusiasmo pela comitiva de Rondônia. Há sete anos a população da região aguarda o início das obras do empreendimento, que é considerado de fundamental importância para o futuro econômico do Estado.

A partir da reunião, ficou decidido que empresários do Estado também participarão do grupo do MME. Suas funções serão auxiliar os levantamentos ampliando sua abrangência para as viabilidades sócio-ambientais, que até então eram desconsideradas pelos representantes do ministério.

Para Marrocos, o próximo passo será buscar novas indústrias que queriam se instalar em Rondônia para ampliar o mercado consumidor do gás natural. Atualmente, seu maior consumidor seria a Termonorte que geram energia para Rondônia e parte do Acre por meio da utilização de óleo diesel.

"Está comprovada a existência e disponibilidade de gás na Região Norte, falta agora investimento necessário para que esse gás seja explorado", disse o presidente da Fiero.

Diante da confirmação da existência do gás natural em Urucu, o deputado federal Eduardo Valverde (PT-SP), mostrou-se preocupado com a postura que vinha sendo adotada pelo Governo Federal. Em diversas oportunidades, representantes do Executivo como a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, descartaram a possibilidade de construção do gasoduto sob a alegação de que o combustível de Urucu era insuficiente para abastecer o Amazonas e Rondônia. "Agora acredito que conseguiremos entender os argumentos do Ministério e resolver os pontos que estão trancando a construção do duto", disse.

Além de Valverde, participaram da reunião os deputados Mauro Nazif (PSB) e Moreira Mendes (PPS), além de representantes da Companhia Rondoniense de Gás (Rongás).

Fonte: Ascom

Mais Sobre Gás

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Senador RAUPP marcou a audiência com a Presidenta Dilma. Eu que pensei que seria uma audiência entre nós mesmos. Não! Vários Ministros: Fernando Hadad

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Em pronunciamento ontem, terça-feira (19), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu investimentos em infraestrutura como forma de evitar o desperdíci

Sindicatos contra o aumento das passagens

Em Cochabamba, os sindicatos são contra o aumento das tarifas, da mesma forma, a Central Operária, que anunciou total rejeição ao aumento da tarifa do

Desperdício de gás natural caiu 33,7%,segundo ANP

  Rio de Janeiro – A queima de gás natural nas plataformas de extração em outubro foi 33,7% menor do a registrada em outubro do ano passado, segundo i