Sábado, 20 de outubro de 2007 - 08h17
Grupo de trabalho ainda realiza os levantamentos para acelerar liberação da obra. O Ministério de Minas e Energia (MME) informou nesta quinta-feira (18) que o grupo de trabalho criado há três meses para avaliar a viabilidade econômica do Gasoduto Urucu - Porto Velho, na Região Norte do País, continua realizando os levantamentos com o objetivo de buscar acelerar o processo de liberação da obra.
A declaração foi divulgada durante audiência pública realizada na Assembléia Legislativa de Rondônia na presença do governador do Estado Ivo Cassol, representantes de movimentos estudantis, parlamentares e sociedade civil.
No encontro, realizado por iniciativa do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) para exigir a liberação do investimento, ficou decidida a elaboração de um documento que deverá ser encaminhado a diversos órgãos do governo para reafirmar a viabilidade econômica da obra e os benefícios que levará aquela região.
A precisão é que a carta seja entregue à ministra-chefa da Casa Civil, Dilma Roussef, e ao ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, durante seminário para discussão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), previsto para acontecer Porto Velho no dia 27 deste mês.
Segundo Pires, o documento será assinado pelos parlamentares e todos os segmentos que participaram da audiência pública. "É mais um passo importante que estamos dando para que o gasoduto finalmente chegue a Rondônia".
Ainda na reunião, o governador Ivo Cassol lamentou que a obra não seja prioridade do Governo Federal. "É inaceitável que o Brasil possua tantas riquezas e elas não sejam responsavelmente exploradas. O gasoduto é viável para Porto Velho sim e vai gerar empregos, renda e economia ao Estado", disse em entrevista ao jornal Folha de Rondônia.
Da audiência participaram ainda representantes da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/RO), Sindicato dos Taxistas, Sindicato dos Jornalistas, Sindicato da Construção Civil, Ministério Público Estadual, representado pelo procurador do Meio Ambiente, Ivo Benitez, professores, estudantes secundaristas e universitários.
Também participaram do encontro o deputado federal Eduardo Valverde (PT-RO) e o deputado estadual Chico Paraíba (PMDB-RO). Este último representando o líder do governo no Senado, Valdir Raupp (PMDB-RO)
Fonte: Ascom
Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho
Senador RAUPP marcou a audiência com a Presidenta Dilma. Eu que pensei que seria uma audiência entre nós mesmos. Não! Vários Ministros: Fernando Hadad
Senador Raupp defende construção de gasoduto
Em pronunciamento ontem, terça-feira (19), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu investimentos em infraestrutura como forma de evitar o desperdíci
Sindicatos contra o aumento das passagens
Em Cochabamba, os sindicatos são contra o aumento das tarifas, da mesma forma, a Central Operária, que anunciou total rejeição ao aumento da tarifa do
Desperdício de gás natural caiu 33,7%,segundo ANP
Rio de Janeiro – A queima de gás natural nas plataformas de extração em outubro foi 33,7% menor do a registrada em outubro do ano passado, segundo i