Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Gás

Gasoduto Urucu-Porto Velho: Documento mostra viabilidade


Grupo de trabalho ainda realiza os levantamentos para acelerar liberação da obra.  O Ministério de Minas e Energia (MME) informou nesta quinta-feira (18) que o grupo de trabalho criado há três meses para avaliar a viabilidade econômica do Gasoduto Urucu - Porto Velho, na Região Norte do País, continua realizando os levantamentos com o objetivo de buscar acelerar o processo de liberação da obra.

A declaração foi divulgada durante audiência pública realizada na Assembléia Legislativa de Rondônia na presença do governador do Estado Ivo Cassol, representantes de movimentos estudantis, parlamentares e sociedade civil.

No encontro, realizado por iniciativa do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) para exigir a liberação do investimento, ficou decidida a elaboração de um documento que deverá ser encaminhado a diversos órgãos do governo para reafirmar a viabilidade econômica da obra e os benefícios que levará aquela região.

A precisão é que a carta seja entregue à ministra-chefa da Casa Civil, Dilma Roussef, e ao ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, durante seminário para discussão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), previsto para acontecer Porto Velho no dia 27 deste mês.

Segundo Pires, o documento será assinado pelos parlamentares e todos os segmentos que participaram da audiência pública. "É mais um passo importante que estamos dando para que o gasoduto finalmente chegue a Rondônia".

Ainda na reunião, o governador Ivo Cassol lamentou que a obra não seja prioridade do Governo Federal. "É inaceitável que o Brasil possua tantas riquezas e elas não sejam responsavelmente exploradas. O gasoduto é viável para Porto Velho sim e vai gerar empregos, renda e economia ao Estado", disse em entrevista ao jornal Folha de Rondônia.

Da audiência participaram ainda representantes da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/RO), Sindicato dos Taxistas, Sindicato dos Jornalistas, Sindicato da Construção Civil, Ministério Público Estadual, representado pelo procurador do Meio Ambiente, Ivo Benitez, professores, estudantes secundaristas e universitários.

Também participaram do encontro o deputado federal Eduardo Valverde (PT-RO) e o deputado estadual Chico Paraíba (PMDB-RO). Este último representando o líder do governo no Senado, Valdir Raupp (PMDB-RO)

Fonte: Ascom

Mais Sobre Gás

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Senador RAUPP marcou a audiência com a Presidenta Dilma. Eu que pensei que seria uma audiência entre nós mesmos. Não! Vários Ministros: Fernando Hadad

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Em pronunciamento ontem, terça-feira (19), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu investimentos em infraestrutura como forma de evitar o desperdíci

Sindicatos contra o aumento das passagens

Em Cochabamba, os sindicatos são contra o aumento das tarifas, da mesma forma, a Central Operária, que anunciou total rejeição ao aumento da tarifa do

Desperdício de gás natural caiu 33,7%,segundo ANP

  Rio de Janeiro – A queima de gás natural nas plataformas de extração em outubro foi 33,7% menor do a registrada em outubro do ano passado, segundo i