Sexta-feira, 26 de março de 2021 - 18h47
No próximo dia 29 de março encerram as inscrições para o festival Potência das Artes do Norte (PAN), evento que reúne artistas da região Norte em uma programação artística on-line. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas apenas pelo site https://linktr.ee/pan.norte
Os interessados podem se inscrever em três atividades integrantes da programação: apresentação de espetáculos, núcleo de crítica e pitch. Só podem concorrer espetáculos de artistas independentes e/ou grupos que atuam em um dos sete estados do Norte do Brasil. Apenas a categoria “crítica” permite candidatos de outros estados. O regulamento pode ser acessado através do link http://bit.ly/PAN21Regulamento.
Para a programação artística, serão selecionadas 14 propostas cênicas e, cada uma, receberá um cachê no valor de R$ 2.000 (dois mil reais). Somente podem se inscrever no PAN grupos de artes ou artistas independentes com atuação na Região Norte cujos espetáculos não tenham sido apresentados na edição anterior do evento.
No ato da inscrição são exigidos os seguintes documentos:
sinopse do espetáculo; breve currículo do artista/grupo/companhia; portfólio
do artista/grupo/companhia (anexo via upload); link do vídeo na íntegra em
plataforma digital (YouTube, Vimeo), com resolução mínima de 720p, com legendas
em português disponíveis - sem uso de senha para que o conteúdo seja acessado
pela comissão de seleção; link contendo
três fotos do espetáculo com alta resolução (exigido 300 DPI, no mínimo); ficha técnica atualizada do
espetáculo; e autorização de apresentação expedida pelo autor, ou pela SBAT
(Sociedade Brasileira de Autores Teatrais), ou ABRAMUS (Associação Brasileira
de Música e Arte).
Núcleo de crítica e pitch
Entre as novidades da segunda edição do PAN estão o núcleo de
crítica e o pitch, ambos também estão
com inscrições abertas. As duas iniciativas buscam promover intercâmbio entre
os setores culturais do Norte do Brasil, com foco na profissionalização e no
escoamento das produções artísticas para outras localidades dentro e fora do
País.
Para o núcleo de crítica, poderão se inscrever artistas, estudantes, críticos e núcleos de todas as regiões do País que estejam desenvolvendo pesquisa em crítica teatral. Serão selecionados quatro participantes que deverão acompanhar, debater e escrever junto aos participantes do festival. A inscrição é feita no site do PAN e é necessário enviar uma carta de intenção de participação e breve currículo do artista/grupo/companhia. Cada participante receberá uma bolsa de R$ 600 (seiscentos reais).
No pitch, a proposta é que grupos, coletivos ou artistas independentes realizem uma apresentação de, no máximo, 5 minutos, em formato livre, de suas propostas cênicas de distintas linguagens (oficinas, espetáculos, festivais…) para uma banca de curadores e programadores de renome nacional. Serão selecionadas sete propostas. Para se inscrever, é necessário acessar o site do PAN e incluir as seguintes informações: nome e resumo da proposta de apresentação; breve currículo do artista/grupo/companhia; portfólio do artista/grupo/companhia (upload do arquivo); quantidade de artistas envolvidos na proposta (em caso do espetáculo entrar em turnê); especificações de volume e carga e proposta de cachê por apresentação (em caso do espetáculo entrar em turnê).
Com a proposta de amplificar produções cênicas dos sete
estados do Norte do País, o PAN é um festival on-line e gratuito que será
realizado de 24 a 30 de abril. A iniciativa foi contemplada com a Lei Aldir
Blanc, através do Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e
Economia Criativa (SEC-AM).
Sobre o PAN
O PAN , Potência das Artes do Norte, é o primeiro festival on-line de artes cênicas surgido em uma PANdemia, com intuito de estimular debates, programação acadêmica e exibição de espetáculos da região norte do Brasil para todo o país e outros países. A proposta do festival é inspirada também na etimologia da palavra “PAN” - de todo ou por inteiro, além de também fazer referência ao Deus Pã da mitologia grega, divindade dos bosques e da natureza.
Mais informações estão no Instagram @pan.norte e Facebook https://fb.me/pan.norte2020.
Em caso de dúvidas, o e-mail para contato é pan.artesdonorte@gmail.com.
O universo mágico da arte circense ganhou vida e visibilidade nas ruas de Vilhena (RO) por meio do curta-metragem documental “Risos e Malabarismos:
3ª Oficina de Artes Criativas capacita 60 alunos com aulas de fotografia e grafite em Vilhena
A “3ª Oficina de Artes Criativas: Saberes Amazônicos” superou as expectativas e se consolidou como uma importante ação de formação cultural em Vilhe
Curta-metragem sobre cultura afro-brasileira é lançado com exibições nas escolas de Vilhena
Com o objetivo de retratar e valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras presentes em Vilhena (RO), foi lançado o curta-metragem “Ritmos e
Com o objetivo de preservar e valorizar a memória cultural de Vilhena (RO), a Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustent