Terça-feira, 6 de maio de 2025 - 13h52
A “3ª
Oficina de Artes Criativas: Saberes Amazônicos” superou as expectativas e se
consolidou como uma importante ação de formação cultural em Vilhena. Com o
objetivo inicial de capacitar 42 participantes, a iniciativa alcançou um total
de 60 alunos formados em duas linguagens das artes visuais: fotografia e
grafite.
Realizada
na Escola Municipal Militar Almirante Tamandaré, no bairro Cristo Rei, a
oficina foi coordenada pela produtora cultural Andréia Machado e teve como
proposta estimular a criatividade, valorizar a cultura local e promover o
acesso à arte entre jovens e adultos.
Com aulas
teóricas e práticas, cada oficina teve duração de 6 horas e ofereceu, de forma
gratuita, conteúdos que aliam técnica e sensibilidade artística. Ao final do
curso, todos os participantes receberam certificados, reconhecendo a nova qualificação
adquirida.
Segundo Andréia Machado, a oficina buscou promover o acesso à arte e à cultura, estimulando a criatividade e o orgulho pela identidade cultural amazônica.
Mais do que ensinar técnicas, o projeto teve como foco principal valorizar os saberes locais e fortalecer a expressão cultural de Vilhena. “Foi uma oportunidade para os participantes se reconectarem com suas raízes e expressarem, por meio da arte, suas vivências e histórias”, destacou Andréia Machado.
O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), por meio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), e reafirma o compromisso de democratizar o acesso à cultura e fomentar o talento local.
A “3ª Oficina de Artes Criativas: Saberes Amazônicos” mostrou, mais uma vez, que investir em arte é investir no futuro. A iniciativa conectou arte, cultura e talento, deixando um legado de aprendizado e valorização da identidade amazônica.
“Agradeço imensamente a todos os participantes que acreditaram na proposta da oficina e se entregaram com tanta dedicação e entusiasmo. Ver a sala cheia, com pessoas interessadas em aprender e se expressar por meio da arte, foi emocionante. Cada um deixou sua marca nesse processo. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo. Esse resultado é de todos nós, e mostra a força da cultura em transformar vidas. Obrigada por fazerem parte dessa história”, declarou Andréia Machado, produtora cultural e coordenadora da oficina.
Galeria de Imagens
O universo mágico da arte circense ganhou vida e visibilidade nas ruas de Vilhena (RO) por meio do curta-metragem documental “Risos e Malabarismos:
Curta-metragem sobre cultura afro-brasileira é lançado com exibições nas escolas de Vilhena
Com o objetivo de retratar e valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras presentes em Vilhena (RO), foi lançado o curta-metragem “Ritmos e
Com o objetivo de preservar e valorizar a memória cultural de Vilhena (RO), a Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustent
Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio
Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di