Terça-feira, 6 de maio de 2025 - 16h20

O
universo mágico da arte circense ganhou vida e visibilidade nas ruas de Vilhena
(RO) por meio do curta-metragem documental “Risos e Malabarismos: O Encanto do
Circo”, lançado nos dias 24 e 25 de abril de 2025. A obra de seis minutos,
produzida pelo produtor cultural Bruno Cristian Vuolo Machado, teve três
exibições públicas na Escola Municipal Almirante Tamandaré, no bairro Cristo
Rei, reunindo estudantes em uma verdadeira celebração da cultura popular.
O projeto
foi realizado foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar
195/2022), com o apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV) e conto com a
presença do sociólogo Márcio Guilhermon, que converteu rodas de conversa após
as exibições, abordando o papel transformador da arte no cotidiano urbano e a
importância de se valorizar expressões culturais de rua.
Dirigido e roteirizado por Andréia Machado, o documentário registra o cotidiano dos artistas circenses que atuam em Vilhena, capturando com sensibilidade a beleza dos malabares, a leveza das palhaçadas e o encantamento provocado pelas apresentações públicas. A curta tem classificação livre e conta com interpretação em Libras, promovendo acessibilidade cultural para pessoas surdas.

A produção envolveu uma equipe local comprometida com a valorização da cultura amazônica: Washington Kuipers assinou a cinegrafia, direção de fotografia e edição de vídeo; Márcio Guilhermon também atuou como diretor de som e consultor sociocultural; A intérprete de Libras Ana Paula Seixas garantiu que a obra era acessível a todos os públicos.
Segundo Bruno Cristian, o curto tem como objetivo registrar e preservar a tradição circense, especialmente aquela que ocupa os espaços públicos da cidade, aproximando artistas e comunidade. "O circo nas ruas mobiliza gerações e transforma o cotidiano em espetáculo. Este documentário é uma forma de consideração e eternizar essa arte viva em Vilhena", destaca.
O projeto também teve como objetivo estimular o debate sobre a ocupação artística dos espaços públicos, reforçando o circo como uma forma legítima e relevante de expressão cultural.
Além das exibições presenciais, a curta foi disponibilizada no seguinte link: https://youtu.be/xWc7j7Q9HS4?si=epBQz5KgNTCgSZKy ampliando o acesso da obra ao público de dentro e fora de Rondônia. Com isso, a equipe espera continuar promovendo a arte de rua, a identidade a inclusão cultural e o fortalecimento da arte de Vilhena.
Galeria de Imagens
Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense
O artista rondoniense Mariadri lança nesta terça-feira, 25 de fevereiro, às 18h, o videoclipe do single “Mlk Invisível”, obra que inaugura uma nova

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) realizará gratuitament

O curta-metragem “Mucura” foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto, um dos mais tradicionais e importantes fes

A videoarte Secando a Vida, protagonizada pela artista Lu Rodrigues, está em fase final de produção e será apresentada ao público em uma série de ex
Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)