Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Associação Cultural Diversidade Amazônica produz vídeo documentário sobre história e cultura de Vilhena

A média-metragem mergulhou nas raízes e vozes que construíram Vilhena, a “Princesinha da Amazônia”.


Associação Cultural Diversidade Amazônica produz vídeo documentário sobre história e cultura de Vilhena - Gente de Opinião

Com o objetivo de preservar e valorizar a memória cultural de Vilhena (RO), a Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) produziu o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena”. A produção, com 49 minutos de duração e classificação livre, retrata de forma sensível e poética a trajetória do município desde seus primeiros passos até os dias atuais.

Dirigido e roteirizado por Andréia Machado, presidente da ACEMDA, o documentário contém entrevistas, relatos marcantes e imagens históricas, compondo um registro audiovisual que homenageia os personagens reais que moldaram a cidade ao longo dos anos.

"Este documentário é uma viagem emocionante pelas raízes, histórias e vozes de Vilhena. É um registro potente da memória cultural do nosso povo, revelando a identidade de quem construiu esse território amazônico todos os dias", destaca Andréia.

A obra foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), por meio do apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), e conta com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade para o público surdo.

A equipe técnica é formada por profissionais com forte atuação no cenário cultural de Rondônia. A produção cultural ficou por conta de Vanessa Vitória, enquanto Márcio Guilhermon ficou com a direção de som. A direção de fotografia, cinegrafia e edição de vídeo foi realizada por Washington Kuipers, e a interpretação em Libras foi feita por Ana Paula Seixas.

“O vídeo documentário é uma homenagem à nossa gente, à nossa história e à rica cultura que pulsa em cada canto de Vilhena”, enfatiza Andréia Machado. “Agradecemos a todos que colaboraram com esse projeto. O resultado é um verdadeiro presente para a cidade e um legado para as futuras gerações. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo.”

“Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” será organizado em sessões públicas e gratuitas que contarão com rodas de conversa, reforçando o compromisso da ACEMDA com a democratização do acesso à cultura e a valorização da identidade amazônica. 

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Localizado na esquina da Rua Jacy-Paraná com Brasília, no bairro Santa Bárbara, o Bar do Calixto é, hoje, um marco histórico e cultural da capital r

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

A faixa é um lançamento da Marã MúsicaNo dia 11 de julho, a cantora e compositora Du Neri faz sua estreia oficial com o lançamento de “O Corpo Estra

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

O tradicional e tão esperado Arraial Flor do Maracujá chega este ano a mais uma edição fortalecido pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, como s

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria  com  reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria com reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

No dia 5 de julho de 2025, São Paulo foi palco de um encontro que transcendeu geografias e línguas: o 11° FESTIVAL INTERNACIONAL F.A.L.A.I., realiza

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)