Quinta-feira, 6 de março de 2025 - 15h15
Criado
pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, para ressaltar que
os consumidores tinham direito à segurança, informação e liberdade de expressão,
como Dia Mundial dos Direitos do Consumidor comemorado, pela primeira vez, em
15 de março de 1962, a data provocou debates e estudos tornando-se um marco na
defesa dos direitos dos consumidores. No Brasil, porém, isto aconteceu muito
tempo depois e a comemoração se centrou mais em ações promocionais com foco nos
clientes e se consolidou somente em 2014, muito por conta da iniciativa do
comparador de preços Buscapé. Esta consolidação ocorreu em virtude da campanha
que instituiu a data em parceria com mais de 500 empresas de e-commerce que atuavam
nacionalmente, como Walmart, Americanas, Netshoes, Centauro, Dell e outras
varejistas digitais que se engajaram na celebração no país.
O
Dia do Consumidor, todavia no nosso país tem suas peculiaridades, pois além de
ser voltado para celebrar os direitos dos clientes, também é uma ocasião para
as empresas empregarem boas práticas no relacionamento com os clientes, bem
como realizar campanhas com o objetivo de melhorar o engajamento do seu público
buscando idealizá-los. Também, o que muitas empresas estão fazendo, é não se
restringir apenas ao dia e sim dedicar uma semana inteira a oferecer ações e
ofertas que podem contribuir para movimentar os seus negócios. No bom sentido,
assim como aconteceu com a Black Friday, o que procuram é aproveitar uma data
para criar uma estratégia de relacionamento e vendas. Muitas prepararam sob a
denominação de “Semana do Consumidor” eventos, promoções e preços especiais
para fidelizar os seus clientes e capturar novos clientes.
Cada
empresa tem suas características, seus planos de marketing e formas de
relacionamento com seu público, mas é crescente o interesse que está
despertando o Dia do Consumidor, que acontece no dia 15 de março, e está
se tornando uma data tão relevante para o varejo que o Google já o considera
uma das grandes datas do primeiro trimestre. E são tantas as ações promovidas,
em termos de Brasil pelas empresas, que, com certeza, o Dia do Consumidor já se
tornou parte do calendário de compras, e, cada vez mais, os consumidores estão tomando conhecimento da data e se preparando para as promoções e as oportunidades. Neste sentido
o varejista que, atualmente, não se preparar para o Dia do Consumidor perde as
chances de surfar numa nova brecha que pode ser um excelente momento para
aumentar sua clientela e o faturamento. Quem tem utilizado muito bem a data são
as empresas de e-commerce que andam aderindo e investindo forte na sua
celebração. E isto tem se refletido claramente num aumento de mais de 90% nas
buscas, no mês de março, do termo “Dia do Consumidor”, em relação à 2024,
segundo o Google Trends, o que demonstra que a data vai se consolidar,
efetivamente, como uma das melhores datas do comércio no primeiro trimestre do
ano.
O Manchester City herdou o sobrenatural de Almeida
O futebol, hoje, como todas as coisas é globalizado. É verdade que, até por uma questão econômica, a Europa apresenta-se como num patamar superior,
Livro inédito sobre Elon Musk é um convite para pensar sobre nossas convicções
Há certas pessoas que são impossíveis, se goste ou não, de ser ignoradas pela diferença que fazem no seu tempo. Um César, um Alexandre, um Napoleão,
Gefion: o supercomputador que está transformando a inovação
Você já ouviu falar no Gefion? Ele é o primeiro supercomputador da Dinamarca, e uma verdadeira potência tecnológica! Inaugurado em 23 de outubro de
O Impacto Negativo da Instabilidade Jurídica no Crescimento Econômico Brasileiro
No cenário atual, fica cada vez mais evidente que muitas autoridades e políticos parecem não entender o que realmente significa ter um negócio ou in