Quinta-feira, 6 de março de 2025 - 15h15
Criado
pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, para ressaltar que
os consumidores tinham direito à segurança, informação e liberdade de expressão,
como Dia Mundial dos Direitos do Consumidor comemorado, pela primeira vez, em
15 de março de 1962, a data provocou debates e estudos tornando-se um marco na
defesa dos direitos dos consumidores. No Brasil, porém, isto aconteceu muito
tempo depois e a comemoração se centrou mais em ações promocionais com foco nos
clientes e se consolidou somente em 2014, muito por conta da iniciativa do
comparador de preços Buscapé. Esta consolidação ocorreu em virtude da campanha
que instituiu a data em parceria com mais de 500 empresas de e-commerce que atuavam
nacionalmente, como Walmart, Americanas, Netshoes, Centauro, Dell e outras
varejistas digitais que se engajaram na celebração no país.
O
Dia do Consumidor, todavia no nosso país tem suas peculiaridades, pois além de
ser voltado para celebrar os direitos dos clientes, também é uma ocasião para
as empresas empregarem boas práticas no relacionamento com os clientes, bem
como realizar campanhas com o objetivo de melhorar o engajamento do seu público
buscando idealizá-los. Também, o que muitas empresas estão fazendo, é não se
restringir apenas ao dia e sim dedicar uma semana inteira a oferecer ações e
ofertas que podem contribuir para movimentar os seus negócios. No bom sentido,
assim como aconteceu com a Black Friday, o que procuram é aproveitar uma data
para criar uma estratégia de relacionamento e vendas. Muitas prepararam sob a
denominação de “Semana do Consumidor” eventos, promoções e preços especiais
para fidelizar os seus clientes e capturar novos clientes.
Cada
empresa tem suas características, seus planos de marketing e formas de
relacionamento com seu público, mas é crescente o interesse que está
despertando o Dia do Consumidor, que acontece no dia 15 de março, e está
se tornando uma data tão relevante para o varejo que o Google já o considera
uma das grandes datas do primeiro trimestre. E são tantas as ações promovidas,
em termos de Brasil pelas empresas, que, com certeza, o Dia do Consumidor já se
tornou parte do calendário de compras, e, cada vez mais, os consumidores estão tomando conhecimento da data e se preparando para as promoções e as oportunidades. Neste sentido
o varejista que, atualmente, não se preparar para o Dia do Consumidor perde as
chances de surfar numa nova brecha que pode ser um excelente momento para
aumentar sua clientela e o faturamento. Quem tem utilizado muito bem a data são
as empresas de e-commerce que andam aderindo e investindo forte na sua
celebração. E isto tem se refletido claramente num aumento de mais de 90% nas
buscas, no mês de março, do termo “Dia do Consumidor”, em relação à 2024,
segundo o Google Trends, o que demonstra que a data vai se consolidar,
efetivamente, como uma das melhores datas do comércio no primeiro trimestre do
ano.
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