Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Persivo

O que o consumidor quer


O que o consumidor quer - Gente de Opinião

Hoje em dia, com a sensação existente de que a inflação está corroendo o poder aquisitivo do brasileiro, há pesquisas que demonstram 48% dos consumidores nas suas decisões de compras levam em conta os preços, ou seja, as condições econômicas, em especial para as classes de menor renda,  o consumidor opta pelo preço em detrimento da qualidade, daí a substituição de muitas marcas. Também, e isto provém dos problemas da pandemia de covid19, o uso da internet, inclusive na pesquisa de preços, se tornou uma realidade tanto que as empresas mais inovadoras estão usando todos os canais disponíveis para realizar suas vendas. E se constata que o varejo conseguiu reagir muito bem as expectativas de múltiplos canais e omnicanalidade. De qualquer forma no varejo, seja digital ou físico, cada vez mais é necessário o conhecimento do consumidor para que a experiência do cliente seja boa. E este é o grande desafio do varejo, em especial dos micros e pequenas empresas, que precisam entender e atender as expectativas de consumidores que estão, cada vez mais, se informando e se tornando mais exigentes. Não existe alternativa: é atender bem ou estacionar e, com o tempo, falir. A preocupação de qualquer gestor de negócios do varejo não pode deixar de passar por duas vertentes: o bom atendimento e a fidelização de sua clientela. Isto exige que se tenha disposição, agilidade e uso de tecnologias para conhecer o seu cliente, que está mais dinâmico e sensível às mudanças, de modo que isto reforça a necessidade de uma maior conexão com o cliente. É preciso sim usar o notebook, o computador, as modernas técnicas de acompanhamento do negócio, mas o empreendedor que não conversa com o seu cliente, sem dúvida, está perdendo boas oportunidades. A preocupação com o comportamento do consumidor é tão grande que a WGSN Brasil, especializada em previsão de tendências, até já projetou quatro perfis para o comportamento do consumidor em 2026. De acordo com a classificação os consumidores são: 1) Imparciais, os que priorizam os fatos; compram mais de quem aposta na transparência e em processos diretos e eficientes; 2) Esperançosos, os que tentam ter um estilo de vida mais simples, que buscam serviços e bens que tragam mais leveza e contribuam para uma vida autêntica e significativa; 3) Autônomos, os que são independentes, determinados e seguem seus próprios caminhos e tendem a desafiar as normas estabelecidas se engajando em causas de resistência; e 4) Sinérgicos, os que pretendem construir um mundo mais inclusivo e equilibrado, acreditam em mudanças positivas e na harmonia entre o ser humano e a tecnologia. Como um exercício de classificação, que leva em conta muitos dados, não se pode deixar apontar que essas previsões podem ser muito úteis, porém, a realidade de cada negócio é muito diferente e muito dependente de onde se atua, daí que a identificação do consumidor e do que quer não pode deixar de ser um dever de casa de cada gestor de negócios. Embora as classificações possam ser úteis não existe uma resposta pronta para o que o consumidor quer, mas, com certeza, saber identificar o que ele quer, nos tempos atuais, é a diferença entre ter, ou não, sucesso nos negócios. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma digressão sobre o uso do Chatgpt e a herança genética

Uma digressão sobre o uso do Chatgpt e a herança genética

Foi, recentemente, divulgado um estudo dos pesquisadores do Laboratório de Mídia do MIT que apresentou como resultado o fato de que os usuários do C

O Manchester City herdou o sobrenatural de Almeida

O Manchester City herdou o sobrenatural de Almeida

O futebol, hoje, como todas as coisas é globalizado. É verdade que, até por uma questão econômica, a Europa apresenta-se como num patamar superior,

Livro inédito sobre Elon Musk é um convite para pensar sobre nossas convicções

Livro inédito sobre Elon Musk é um convite para pensar sobre nossas convicções

Há certas pessoas que são impossíveis, se goste ou não, de ser ignoradas pela diferença que fazem no seu tempo. Um César, um Alexandre, um Napoleão,

Gefion: o supercomputador que está transformando a inovação

Gefion: o supercomputador que está transformando a inovação

Você já ouviu falar no Gefion? Ele é o primeiro supercomputador da Dinamarca, e uma verdadeira potência tecnológica! Inaugurado em 23 de outubro de

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)