Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Persivo

O que o consumidor quer


O que o consumidor quer - Gente de Opinião

Hoje em dia, com a sensação existente de que a inflação está corroendo o poder aquisitivo do brasileiro, há pesquisas que demonstram 48% dos consumidores nas suas decisões de compras levam em conta os preços, ou seja, as condições econômicas, em especial para as classes de menor renda,  o consumidor opta pelo preço em detrimento da qualidade, daí a substituição de muitas marcas. Também, e isto provém dos problemas da pandemia de covid19, o uso da internet, inclusive na pesquisa de preços, se tornou uma realidade tanto que as empresas mais inovadoras estão usando todos os canais disponíveis para realizar suas vendas. E se constata que o varejo conseguiu reagir muito bem as expectativas de múltiplos canais e omnicanalidade. De qualquer forma no varejo, seja digital ou físico, cada vez mais é necessário o conhecimento do consumidor para que a experiência do cliente seja boa. E este é o grande desafio do varejo, em especial dos micros e pequenas empresas, que precisam entender e atender as expectativas de consumidores que estão, cada vez mais, se informando e se tornando mais exigentes. Não existe alternativa: é atender bem ou estacionar e, com o tempo, falir. A preocupação de qualquer gestor de negócios do varejo não pode deixar de passar por duas vertentes: o bom atendimento e a fidelização de sua clientela. Isto exige que se tenha disposição, agilidade e uso de tecnologias para conhecer o seu cliente, que está mais dinâmico e sensível às mudanças, de modo que isto reforça a necessidade de uma maior conexão com o cliente. É preciso sim usar o notebook, o computador, as modernas técnicas de acompanhamento do negócio, mas o empreendedor que não conversa com o seu cliente, sem dúvida, está perdendo boas oportunidades. A preocupação com o comportamento do consumidor é tão grande que a WGSN Brasil, especializada em previsão de tendências, até já projetou quatro perfis para o comportamento do consumidor em 2026. De acordo com a classificação os consumidores são: 1) Imparciais, os que priorizam os fatos; compram mais de quem aposta na transparência e em processos diretos e eficientes; 2) Esperançosos, os que tentam ter um estilo de vida mais simples, que buscam serviços e bens que tragam mais leveza e contribuam para uma vida autêntica e significativa; 3) Autônomos, os que são independentes, determinados e seguem seus próprios caminhos e tendem a desafiar as normas estabelecidas se engajando em causas de resistência; e 4) Sinérgicos, os que pretendem construir um mundo mais inclusivo e equilibrado, acreditam em mudanças positivas e na harmonia entre o ser humano e a tecnologia. Como um exercício de classificação, que leva em conta muitos dados, não se pode deixar apontar que essas previsões podem ser muito úteis, porém, a realidade de cada negócio é muito diferente e muito dependente de onde se atua, daí que a identificação do consumidor e do que quer não pode deixar de ser um dever de casa de cada gestor de negócios. Embora as classificações possam ser úteis não existe uma resposta pronta para o que o consumidor quer, mas, com certeza, saber identificar o que ele quer, nos tempos atuais, é a diferença entre ter, ou não, sucesso nos negócios. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Gefion: o supercomputador que está transformando a inovação

Gefion: o supercomputador que está transformando a inovação

Você já ouviu falar no Gefion? Ele é o primeiro supercomputador da Dinamarca, e uma verdadeira potência tecnológica! Inaugurado em 23 de outubro de

O Impacto Negativo da Instabilidade Jurídica no Crescimento Econômico Brasileiro

O Impacto Negativo da Instabilidade Jurídica no Crescimento Econômico Brasileiro

No cenário atual, fica cada vez mais evidente que muitas autoridades e políticos parecem não entender o que realmente significa ter um negócio ou in

Bernardinho na “Semana S” inspirou jovens e líderes a superar desafios

Bernardinho na “Semana S” inspirou jovens e líderes a superar desafios

Fui, na sexta-feira 16 de maio, ao Talismã 21 participar da Semana S no dia dedicado aos empresários. Confesso que sem muita expectativa na medida e

Desvendando o amanhã: o que Ricardo Amorim nos ensinou

Desvendando o amanhã: o que Ricardo Amorim nos ensinou

No Fórum de Desenvolvimento Econômico de Rondônia, realizado nesta última terça-feira (29 de abril), o Governo de Rondônia marcou um gol ao encher o

Gente de Opinião Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)