Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Persivo

Caos na saúde brasileira é uma invenção da grande imprensa

Brasil salva 97,24% dos doentes e supera 7 milhões de curados da covid


Caos na saúde brasileira é uma invenção da grande imprensa - Gente de Opinião

Uma cobertura bem feita da epidemia do novo coronavírus deveria analisar o que, de fato, acontece no País. Não se trata de esconder números, mas, de verificar, de forma honesta, o que está acontecendo. E, neste sentido, uma comparação com os padrões internacionais deve ser feita de modo adequado. Infelizmente, a cobertura da imprensa que tem sido feita se tornou uma disseminação unilateral do medo e, por interesses escusos, uma campanha imoral contra o governo.

Não se pode, como é feito, apenas enfatizar o número de mortos, que, para a população brasileira, deveria se esperar um número bem maior. Cálculos moderados projetam que as mortes passarão, no final, de meio milhão, o que não está fora dos padrões de um país em desenvolvimento como o nosso. Ou seja, não existe nada que justifique o massacre midiático que vem sendo feito contra a forma como está sendo combatido o vírus no nosso País.

O Brasil superou nesta quinta a marca de 7 milhões de pessoas curadas da covid, o que representa 97,24% do total de casos encerrados. Em relação a óbitos, jornais famosos como o francês Le Monde listam os países de acordo com a população e o Brasil aparece em 24º lugar, com 928 mortes a cada milhão de habitantes.

Em situação pior, com 932 mortes por milhão, temos a Suíça, sem que ninguém fale em “caos na saúde” lá.

Proporcionalmente, Brasil tem menos óbitos que Argentina (964), México (994), França (1019), Espanha (1100), EUA (1109) e Reino Unido (1136).

Há ainda Peru (1142), Itália (1272) e Bélgica, que tem taxa de 1.707 mortes por milhão de habitantes; quase o dobro da média brasileira.

O Brasil, com 212 milhões de habitantes, tem 705 mil casos ativos da covid. O Reino Unido (68 milhões de habitantes) tem o dobro: 1,4 milhão. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Fonte: Cláudio Humberto, Diário do Poder.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Baixa taxa de desemprego: pleno emprego ou ilusão

Baixa taxa de desemprego: pleno emprego ou ilusão

A taxa de desemprego no Brasil manteve-se em 5,6% no trimestre encerrado em agosto de 2025, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicí

Eu, um desconhecido em Porto Velho

Eu, um desconhecido em Porto Velho

Existe uma sensação peculiar que se instala com o passar dos anos e a vertiginosa mudança do mundo ao nosso redor: a de se tornar um estranho na ter

O Rei que nunca perdeu a coroa

O Rei que nunca perdeu a coroa

É impossível, e centenas de tentativas já provaram isso, desmerecer o notável e duradouro sucesso de Roberto Carlos. Ele reina absoluto na música br

Livro aprofunda os papéis-chave para o crescimento na carreira gerencial

Livro aprofunda os papéis-chave para o crescimento na carreira gerencial

A transição para a carreira gerencial é um desafio complexo que exige uma mudança significativa de mentalidade. Para auxiliar aqueles que percorrem

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)