Porto Velho (RO) quinta-feira, 15 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Pimenta Murupi

Justiça do Trabalho anula eleição do Sinjur


O juiz substituto da 5ª Vara do Trabalho em Rondônia, Cleiton William Kraemer, determinou a anulação da eleição do Sinjur – Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, e concedeu prazo para que até cinco dias após a publicação da sentença, seja realizada uma nova assembleia geral dos filiados.

O juiz também determinou que a eleição seja realizada em até 60 dias e nomeou uma Junta Governativa para comandar a entidade até que seja cumprido os prazos da nova eleição e a escolha dos novos membros dirigentes. A junta governativa terá até 30 dias para escolher a nova Comissão Eleitoral.

A ação 0000442-09.2018.5.14.0005 foi impetrada pelo servidor Edilson Mendes de Abreu com base em algumas irregularidades que pode ter influenciado diretamente no resultado da eleição, referente a não substituição das cédulas de votação e comunicação desta mudança de membro da chapa à categoria.

O problema se resume ao seguinte: o candidato a presidente da chapa 3 foi impugnado e foi substituído por outra pessoa a apenas quatro dias da eleição, realizada em novembro do ano passado. Não houve substituição do nome da nova candidata na cédula, nem publicidade da mudança aos votantes.

“Dessa forma, verifica-se que a lisura do processo eleitoral é necessário assegurar-se uma igualdade entre as chapas concorrentes, bem como o voto livre e consciente, de todos os sindicalizados, o que, a meu ver, não ocorreu”, cita o juiz substituto em um dos trechos de sua sentença.

A Comissão Eleitoral disse em juízo que as cédulas estavam impressas e que não haveria tempo hábil, nem financeiro disponível, para uma nova impressão. Para o Juízo, essa decisão da Comissão Eleitoral em manter as cédulas do jeito que estavam foi quem trouxe todo o prejuízo trazido a eleição.

“O mais coerente para a garantia da democracia e publicidade seria a efetiva substituição das cédulas de eleição, mesmo que o referido procedimento acarretasse alteração na data de votação, o que seria de longe mais democrático para o pleito”, sentenciou o magistrado.

Cabe recurso da sentença.

Abaixo o arquivo da sentença

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Pimenta Murupi

O NOVO VELHO - Por Pimenta Murupi

O NOVO VELHO - Por Pimenta Murupi

O NOVO VELHOMorro de rir e não acho graça, mas, chega a ser cômico os esforços de certos candidatos para se apresentar como novo, como o representante

CADÊ O DINHEIRO DAS MULHERES NAS ELEIÇÕES 2018?

CADÊ O DINHEIRO DAS MULHERES NAS ELEIÇÕES 2018?

Uma das manobras mais articuladas entre os que não querem a renovação é interpor obstáculos para impedir que novos líderes

POLÍTICA & DINHEIRO - Por Pimenta Murupi

POLÍTICA & DINHEIRO - Por Pimenta Murupi

A história mostra que há uma relação muito grande entre dinheiro e política, que foi, é e continuará sendo complexa, mas, que se constitui numa questã

OS NOVOS CANDIDATOS  - Por Pimenta Murupi

OS NOVOS CANDIDATOS - Por Pimenta Murupi

PESQUISAS PRA QUE TE QUERONão é de bom alvitre confiar em pesquisas. É muito fácil, com tantos interesses em jogo, manipular dados e, a grande verdade