Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Você pensa num 2014 diferente de 2013 na política ?


Frase do dia:

Você pensa num 2014 diferente de 2013 na política ? - Gente de Opinião“Muita gente, como sempre, veio prometer ao longo do ano soluções para nossos problemas do presente e anunciar planos para resolver nossos problemas do futuro. Falaram muito; disseram pouco".  Jornalista J R Guzzo, Revista Veja


 


 

1-Reformita

Gente de OpiniãoO prefeito Mauro Nazif deve mexer na equipe. Possivelmente muito mais ou apenas para atender a lei eleitoral – tem secretário que pretende ser deputado – que por falta de produtividade nas suas pastas. De fio a pavio, poucos pescoços se salvam na sua equipe e como parece que o prefeito tem couro para aguentar, a peia é geral. Ninguém mais presta atenção mesmo se ele se desculpa, tenta se explicar e nem aprova quando ou se faz algo relevante. E muito menos será com essa reformita.

2-Favela

Gente de OpiniãoDurante a campanha Nazif chiou quando Mário Português disse que Porto Velho parecia uma favela. O tempo passou e sem serviços públicos básicos de qualidade a cidade que só parecia favela ficou pior e virou a capital mais descuidada do Brasil. Um ano e pouco depois novo bate-boca: o ex-prefeito Roberto Sobrinho diz que deixou dinheiro em caixa e que as obras tinham como ser tocadas. Nazif se defende e só agora começa a falar das tomadas de contas especiais. Demorou...

3-Sofrimento

Gente de OpiniãoAinda que Marquise receba menos, a questão do lixo continua igual e o transporte público continua sendo o mesmo, ainda que ao mesmo preço. As alagações arranjaram novos pontos e a iluminação pública teve sua primeira lâmpada trocada somente no mês de setembro. Os buracos nas ruas estão democraticamente distribuídos da Avenida Farquar à José Amador dos Reis e da Estrada de Santo Antonio à Estrada do Aeroporto. Como desilusão uniu as pessoas, a grita é geral e concomitante.

4-Erros de avaliação

Gente de OpiniãoO prefeito Nazif confessou de público, quando as primeiras labaredas começaram a chamuscar sua cadeira, que errou ao avaliar que as alagações eram o maior problema da cidade. No fogo apontou o dedo para a questão fundiária e invasões. Cada um tem sua opinião e o prefeito a sua, porém as queixas do povo se voltam para a lentidão e burocracia excessiva de secretários e o distanciamento deles com as carências, ainda que o prefeito tenha a praxe receber e ouvir todos que o procuram.

5- Deterioração

Gente de OpiniãoNa área da saúde pública entre o start e efetividade de um processo há um período aproximado de quatro meses, parâmetro de qualquer técnico para planejar suas ações. Tivemos sérios problemas na gestão anterior, só reduzidos com a contratação de técnicos, em especial do secretário Pimentel. Sem novos projetos, comando e continuidade no que vinha sendo feito, a saúde adoeceu. Postos de Saúde referenciais como o Ana Adelaide vivem penúrias iguais às das modernas e novas UPA’s.

6-O jogo

Gente de OpiniãoO prefeito diz que tem boas cartas, o jogo na mão, sabe o que fazer e que seu trabalho até aqui foi plantar sementes que darão frutos a partir de 2014. Ocorre que entre teoria e prática há diferenças tão ou maiores que entre as sementes plantadas. Mais: sementes e planos, se parecem muito e aquelas como estes, dependem de tempo, clima e variáveis não mensuráveis como a fertilidade. Só o planejamento em todas as áreas, com trabalho árduo e rápido podem virar o jogo, mas aí volto ao primeiro item: ou o prefeito chacoalha o secretariado ou faz um troca-troca ou contrata técnicos.   


 

7-Bem na moleira

Foi só o ex-prefeito Roberto Sobrinho por a cabeça do lado de fora da toca para o MPF se lembrar de despachar uma traulitada na cabeça. Roberto rebateu, mas sem a mesma veemência que o cargo de prefeito lhe emprestava, e o pior, descobriu da forma imediata que seu futuro político está mais ensebado que celular de açougueiro e mais enrolado que fumo de corda. Quem conhece sabe que Dr. Reginaldo Trindade é mais aplicado no ofício de acusar do que japonês plantando pepino.


 


 

8-Novidades para 2014

Você pensa num 2014 diferente de 2013 na política ? - Gente de OpiniãoSe tudo correr de acordo com as inúmeras promessas feitas por muitos e há muito tempo, em 2014 com certeza absoluta continuaremos sem ter: o novo prédio da Assembleia Legislativa, nem sistemas de esgotamento sanitário e água tratada na capital, viadutos, nova rodoviária, o parque de exposição, reforma do Aluizão, hospital de emergência, pontes de Guajará e Abunã, a central de tratamento de lixo e seus agregados, recuperação da malha viária das cidades, da BR 364 etc., etc.  

Gente de Opinião9-Só para variar...

2014 será como um daqueles anos em que ocorrem eleições no Brasil. Nada é permitido e portanto tudo que não é proibido será feito, mas sob o manto da momentânea e indiscutível legalidade até que, a depender de quem tenha alcançado o poder, a tal legalidade seja submetida à prova judicial muito tempo depois. Aí, porém o mal terá acontecido, os “cabeças gordas” ficarão de fora e alguns “patos” serão servidos num banquete para lavar a honra nacional. Coisa bem tipo mensalão. 

Gente de Opinião10-Pois é...

Se você pensa num 2014 diferente de 2013 em termos de política, repense e cuide do seu voto.


 

ASSISTA TRECHO DA ENTREVISTA DO DINOSSAURO DO RÁDIO DE RO,

BENI ANDRADE, NO TEMPO REAL, APRESENTANDO POR LÉO LADEIA,

NA TV CANDELÁRIA/RECORD CANAL 11.

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)