Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Vidrado na eleição da Mesa Diretora da ALE



Frase:

“Se é para reforçar as bases para começar uma nova jornada com a vida arrumada, entrego 2015 inteiro e já fico de olho com o que pode acontecer em 2016. Nem assim será fácil”. – Jornalista Thais Herédia.

1-Arremetendo

Falta d’água pra todo lado, volume morto, petrolão, apagão, lambança de todo tipo e de repente todo mundo se debruça sobre algo que não é fato, tese, hipótese, ou seja, é um absolutamente nada. Depois de meses de investigação, uma autoridade da Aeronáutica vem à boca do palco dizer algo que a Anac desmentiu: é impossível dizer se houve falha humana ou mecânica no trágico acidente que vitimou Eduardo Campos. Na falta de outro assunto sou forçado a arremeter. É o que temos para o momento.

2-Dormindo em berço esplêndido

Vidrado na eleição da Mesa Diretora da ALE - Gente de OpiniãoO Ministério da Justiça e Rondônia – via Sejus – assinaram convênio em 2011 para compra de tecnologia de informação para uso no sistema prisional. A verba é federal e passa dos R$ 3 milhões até agora todos estão “mais quietos que guri sujo”. Ao investigar porque, o MPF descobriu que o Pacto para Melhoria do Sistema Penitenciário do Estado e as Medidas Provisórias Outorgadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos dormem berço esplêndido. A caneta do MPF é pesada e uma ação balançou o berço com multa e obrigação de estruturar em definitivo o Núcleo de Defesa do Preso. Acorda seo Zé Mané!

3-Não há vagas

Vidrado na eleição da Mesa Diretora da ALE - Gente de OpiniãoEm 2014 o governo “fez o diabo” ao reduzir o IPI e com isso arrebentar a arrecadação e deixar prefeitos com o chapéu na mão. Só para manter a lenda do pleno emprego. Deu errado.  A crise das montadoras levou 12 mil postos de trabalho e, depois de bater cartão de novo na Mercedes e Wolksvagen este ano, chega aos fornecedores. A MTB em Guarulhos - tubos para motos e veículos - fechou as portas e demitiu todos os operários. E a crise automobilística se espalha. Produzindo 68% para montadoras, o segmento de autopeças perdeu 19 mil vagas como na crise de 1998. Tá broca! Aprende mandarim rápido véio.

4-Um passo para trás... Avante!

Numa reunião do Fórum Econômico em Davos Levy, que já ganhou puxão de orelha, disse que o seguro-desemprego é ultrapassado. As cabas zoaram, Dilma II fez de conta que não ouviu nada, mas o ministro Levy vai levar outra paulada:  as mudanças nas regras do seguro-desemprego que fazem parte do saco de maldades podem ser mudadas o que faz todo sentido neste cenário de desemprego.  Orientado por Dilma, o ministro Miguel Rossetto, da Secretaria-Geral da Presidência, garantiu em nota que o seguro-desemprego é "cláusula pétrea" dos trabalhadores. Se mudar é um ré de fasto! Estão batendo cabeça.

5-Ponto

Com um pronunciamento burilado, bem penteado, politicamente asséptico e palatável aos 39 ministros, às alas do PT e aos aliados, a presidente Dilma II deu seu recado. Reforçou o sentido de equipe ao pedir que cada ministro trave a “batalha da comunicação” levando “a posição do governo à opinião pública”, afagou o mercado, trabalhadores, PT e movimentos sociais, mas nada de profundo. Dilma II nadou na superfície e se não fosse uma reunião de trabalho, eu diria que a peça foi escrita pelo marqueteiro João Santana para a campanha que acabou, apesar de parecer que não. Enfim, vamos ver no que vai dar...

6-Contraponto

No dia em que a presidente Dilma II preparou sua primeira reunião ministerial e todo mundo tentou se antecipar ao que ela diria, a ex-senadora Marta Suplicy, ainda no PT, tentou melar a festa com um artigo na Folha de São Paulo – “O diretor sumiu” – clara alusão ao filme “Apertem os cintos, o piloto sumiu”. Num trecho Marta bate abaixo da linha da cintura: “Se tivesse havido transparência... Não estaríamos agora tendo de viver o aumento... das tarifas, a volta do desemprego,... fazendo a vaca engasgar de tanto tossir”. Não morro de amores pelas duas, mas Marta foi cruel ao citar a coisa da vaca que tosse.      

         

7-Será que era papo de cadeia?

“Temos que apurar com rigor tudo de errado que foi feito. Temos que aprimorar mecanismos para que coisas como essas não voltem a acontecer. Temos que saber apurar e investigar. Nós temos de saber fazer isso sem prejudicar a economia e as empresas. Queria dizer que punir, ser capaz de combater a corrupção, não quer dizer destruir as empresas. As pessoas tem que ser punidas, e não as empresas. Temos que fazer um pacto implacável contra a corrupção.” Isso tudo aí foi parte do discurso de Dilma II. De imediato achei até que ela falava em prender os ladrões. Mas não creio que seja isso não. Será?

8-Buraco na cerca

Por onde passa um boi, passa uma boiada e o vice-presidente da Mendes Júnior, Sérgio Mendes, meteu as caras e alargou o rombo da cerca, por onde havia passado o seu colega de infortúnio, Gerson Almada, vice-presidente da Engevix. A defesa diz que ambos foram achacados pela “tchurma do querumeu” da Petrobrás. Sei não, mas pelo andar da mula veia vai ser difícil achar bandido nesse filme. Só dá mocinho.

9-A casa caiu

A PF vai abrir mais dez inquéritos contra grandes empreiteiras que ainda estavam fora da roubalheira da Petrobrás: MPE Montagens, Alusa Engenharia, Promon Engenharia, Techint Engenharia e Construção, Skanska, GDK, Schahin Engenharia, Carioca Christiani Nielsen, Setal Engenharia e a Andrade Gutierrez. Que falta faz Márcio Tomaz Bastos pra esse povo agora. Lembram-se da tese do Caixa 2? Era Tran-Chan.

10-Um coió e seu dicionário

Vidrado na eleição da Mesa Diretora da ALE - Gente de Opinião

Vidrado na eleição da Mesa Diretora da ALE anotei a palavrinha que todo mundo fala: “consenso”. Olhei o pai dos burros e vixi! Esse consenso que a “tchurma do Maurão tá eleito” fala não é consenso. É mais para conflito. Ocorre que meu dicionário como o de qualquer coió é peba. Uma vez coió, sempre coió.

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)