Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Temer o presidente pendular - Por Léo Ladeia


 

FRASE DE HOJE:

Temer o presidente pendular - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

“Enquanto repte jura à Lava-Jato,
Temer afaga os implicados”
– Roberto Pompeu de Toledo.



 

01-Nas asas da Pan-Air

Temer o presidente pendular - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

O bairro Panair e bem assim toda figura “A”, por força do destino e auxilio das almas benditas e dentre as quais o Dr. Antonio do SPU, virou terra legalizada e Porto Velho começou a fazer as pazes com sua origem. Numa outra asa a Fecomércio, Fiero e classes produtoras se empenham para transformar o Aeroporto Internacional de Porto Velho em “internacional”. Vôo para a ALE onde o deputado Léo Morais quer pista livre para retorno da Gol. Tudo isso acontecendo e as revistas de fim de semana chegando atrasadas por aqui por falta de vôos. Saudade da Pan Air.

02-Saiu o reajuste do busão

Temer o presidente pendular - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

Mais previsível que desvio de verba pública, mais escancarado que sigilo de delação premiada e mais esperado que balada no final de semana, pintou a nova tarifa de ônibus. Tudo dentro dos conformes e coisa e lousa. Prego batido, ponta virada e fim do monopólio. Agora é o duopólio. Apelido dado pela prefeitura a duas empresas que hoje atuam juntas para acabar o monopólio do transporte coletivo que antes era feito por duas empresas que atuavam como monopólio. Entendeu não? É fácil: Monopólio é uma coisa. Já duopólio é uma outra coisa. Sacou agora?

03-Temer o presidente pendular

Temer o presidente pendular - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

Mais angustiado que jabuti de barriga pra cima, o presidente Temer analisou e num movimento decidido engatou a marcha, olhou para a frente e deu o “re de fasto”. Com Temer é assim. Tudo é pensado em mínimos detalhes para que não haja recuo. Ocorre que alguma coisa está fora da ordem: ou não há detalhamento ou há recuo em excesso. Outra vez e em pouco tempo Temer patinou, tremeu, escorregou e caiu. Pressionado pelas famílias, oposição e o mercado, vetou o reajuste a ministros do Supremo e a criação de 14 mil cargos. No fio da navalha Temer claudica: avança, recua e na maior parte do tempo anda de um lado e para o outro. Não ata nem desata.

04-Feijoada em tempos de crise

O feijão subiu de preço. Saiu de R$4,00 para R$ 14,00 e dizem as más línguas, tudo culpa do PT. Antenado com as demandas e para manter a tradição da feijoada familiar trago a minha receita: A carne deve ser de qualidade. Nada de Friboi. A receita serve mais de 10 pessoas: ½ kg de rabo, ½ kg de pé, ½ de costela, ½ kg de língua, ½ kg de calabreza, ½ kg de paio, ½ kg de toucinho, ½ kg de barriga defumada, 1 tantin de folha de louro, 1 tiquin de noz moscada, 50 tabletes de caldo de feijão Knorr e 50 g de feijão preto escolhido. Se disserem que a feijoada está aguada é inveja dos jaguaras. Diga que é feijoada de ambientalista que economiza recursos hídricos, etc.    

05-Provando do próprio mel. Ou do próprio veneno

“Eu sempre primei por uma história muito clara na minha vida, é uma história de luta, e os financiamentos empresariais que vieram para o PCdoB, ou para as nossas campanhas, têm relação com as nossas lutas e com os setores que nós defendemos. No entanto nada tem a ver isso com influência em licitação, desvio de licitação, propina, corrupção, enriquecimento ilícito ou crescimento de patrimônio” bradou a deputada Jandira Feghali depois de ser acusada por Sérgio Machado na delação premiada de receber dinheiro sujo de petróleo. Sérgio Machado não está deixando pau em pé e sua delação fez subir o preço e reduzir estoques de tarjas pretas.

06-Turnover brasilis

Temer quer tosa radical. Indicado, apadrinhado ou ligado ao PT ou, a “tchurma do no passaran!” vai ter que vazar na brachiaria. Quem ocupa cargo no segundo e terceiro escalão do governo tá no olho da rua. Razão? É a cultura política. Além da ojeriza a petistas e necessidade de colocar novos apadrinhados há o “tititi“ sobre os “anti-golpistas” que ainda permanecem em secretarias e diretorias "atrapalhando o andamento da gestão e o clima é de guerra". Na dúvida, rua e para o lugar quem tem perfil técnico. Aquele tecnicamente ligado a políticos do PMDB e aliados.

07-Incenso

Temer o presidente pendular - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

Eleições chegando, candidatos se esquivando, dinheiro minguando, cabo eleitoral aguardando e institutos de pesquisas inventando. “Quanto me dão por esse primeiro lugar?” Fazendo conta de boteco, quem sai na disputa na capital? Nazif disputa a reeleição e daí pra frente é rolo de quem quer e pode, mas não tem grana. Quem quer e não pode, pois não tem Ficha Limpa. E quem tem chance de derrubar Nazif? Na parada por ora, Aélcio, Ribamar, Mariana, Roberto Sobrinho, Léo Morais e Pimentel. Tudo está aberto. Pesquisa de que? É fajuta. O que tem por aí é só incenso.   

08-Ratoeira eletrônica

A Câmara dos Deputados instalou na entrada do Salão Verde um equipamento para identificar deputados e quem por ali transita pelo rosto. O preço do bagulho eletrônico pode ser absurdo, mas coloca o nobre parlamento brasileiro em pé de igualdade com os mais informatizados do mundo e até põe no chinelo muito gringo metido a besta. Quem ganhou “algum” na licitação ou quanto foi é top secret. De novo o mundo se curva a Brasília. Em qualquer lugar do mundo ratos roem queijo. Em Brasília nossos ratos se antecipam e roem a licitação. Chuuupa gringaiada!

09-Wagner de cara com Moro

Consigne-se que nesses tempos de Moro, é duro não ter foro. O ministro Celso de Mello juntou a “traia” de Jacques Wagner e mandou para a República de Curitiba. Wagner que já tinha feito o rapapé puxa saquista abrindo espaço para Lula quase-por-um-tiquin virar ministro enquanto ele “ficaria no canto da sala” e “carregando sua pasta”, vai encarar os “capas pretas” do MPF e os ninjas da PF. E se tudo correr como previu mãe Diná, sem foro, na mão de Moro vai levar couro Na cinzenta e fria Curitiba, longe do sol da Bahia, cama dura, boi,  banho frio, kentinha de prisão e sem whisky o pobre Wagner vai chorar largado e se lembrar de coisa que nunca viu.

10-Zé de Nana e o japonês da federal

Temer o presidente pendular - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

Do Zé de Nana: “Vixi... tem vaca desconhecendo bezerro. É bandido caguetando bandido, puliça prendendo puliça. Sassinhora. Quando é que isso vai parar? E Lula? A batata dele tá assando.”


[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Política & Murupi: se a moda pega, a operação dominó-RO terá releitura

Política & Murupi: se a moda pega, a operação dominó-RO terá releitura

1.1-O novo mapa mundi, a arte do Pork-Man e a ex-quadratura da terra Até o IBGE, o insuspeito, entrou para o mundo fake com o “mapa mundi” em que a

Política & Murupi - Somos um país de poucos heróis e muitos ídolos

Política & Murupi - Somos um país de poucos heróis e muitos ídolos

01-No meu leito de convalescente tentava me inteirar da mais recente refrega alexandrina quando fui catapultado para outros momentos da vida brasile

Política & Murupi - Repouso depois de cirurgias e assalto na residência

Política & Murupi - Repouso depois de cirurgias e assalto na residência

01-Estava repousando depois de duas cirurgias feitas no dia anterior quando às 4 da manhã fomos rendidos, eu e minha esposa, por 3 bandidos em nosso

Politica & Murupi - Sobre verso, reverso e subverso

Politica & Murupi - Sobre verso, reverso e subverso

01-Verso: Valha-me Deus! Uma semana daquelas que a gente havia esquecido que existem. Lá nas terras de Dostoievski entre foices e martelos, a re-re-

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)