Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Temer o presidente pendular - Por Léo Ladeia


 

FRASE DE HOJE:

Temer o presidente pendular - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

“Enquanto repte jura à Lava-Jato,
Temer afaga os implicados”
– Roberto Pompeu de Toledo.



 

01-Nas asas da Pan-Air

Temer o presidente pendular - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

O bairro Panair e bem assim toda figura “A”, por força do destino e auxilio das almas benditas e dentre as quais o Dr. Antonio do SPU, virou terra legalizada e Porto Velho começou a fazer as pazes com sua origem. Numa outra asa a Fecomércio, Fiero e classes produtoras se empenham para transformar o Aeroporto Internacional de Porto Velho em “internacional”. Vôo para a ALE onde o deputado Léo Morais quer pista livre para retorno da Gol. Tudo isso acontecendo e as revistas de fim de semana chegando atrasadas por aqui por falta de vôos. Saudade da Pan Air.

02-Saiu o reajuste do busão

Temer o presidente pendular - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

Mais previsível que desvio de verba pública, mais escancarado que sigilo de delação premiada e mais esperado que balada no final de semana, pintou a nova tarifa de ônibus. Tudo dentro dos conformes e coisa e lousa. Prego batido, ponta virada e fim do monopólio. Agora é o duopólio. Apelido dado pela prefeitura a duas empresas que hoje atuam juntas para acabar o monopólio do transporte coletivo que antes era feito por duas empresas que atuavam como monopólio. Entendeu não? É fácil: Monopólio é uma coisa. Já duopólio é uma outra coisa. Sacou agora?

03-Temer o presidente pendular

Temer o presidente pendular - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

Mais angustiado que jabuti de barriga pra cima, o presidente Temer analisou e num movimento decidido engatou a marcha, olhou para a frente e deu o “re de fasto”. Com Temer é assim. Tudo é pensado em mínimos detalhes para que não haja recuo. Ocorre que alguma coisa está fora da ordem: ou não há detalhamento ou há recuo em excesso. Outra vez e em pouco tempo Temer patinou, tremeu, escorregou e caiu. Pressionado pelas famílias, oposição e o mercado, vetou o reajuste a ministros do Supremo e a criação de 14 mil cargos. No fio da navalha Temer claudica: avança, recua e na maior parte do tempo anda de um lado e para o outro. Não ata nem desata.

04-Feijoada em tempos de crise

O feijão subiu de preço. Saiu de R$4,00 para R$ 14,00 e dizem as más línguas, tudo culpa do PT. Antenado com as demandas e para manter a tradição da feijoada familiar trago a minha receita: A carne deve ser de qualidade. Nada de Friboi. A receita serve mais de 10 pessoas: ½ kg de rabo, ½ kg de pé, ½ de costela, ½ kg de língua, ½ kg de calabreza, ½ kg de paio, ½ kg de toucinho, ½ kg de barriga defumada, 1 tantin de folha de louro, 1 tiquin de noz moscada, 50 tabletes de caldo de feijão Knorr e 50 g de feijão preto escolhido. Se disserem que a feijoada está aguada é inveja dos jaguaras. Diga que é feijoada de ambientalista que economiza recursos hídricos, etc.    

05-Provando do próprio mel. Ou do próprio veneno

“Eu sempre primei por uma história muito clara na minha vida, é uma história de luta, e os financiamentos empresariais que vieram para o PCdoB, ou para as nossas campanhas, têm relação com as nossas lutas e com os setores que nós defendemos. No entanto nada tem a ver isso com influência em licitação, desvio de licitação, propina, corrupção, enriquecimento ilícito ou crescimento de patrimônio” bradou a deputada Jandira Feghali depois de ser acusada por Sérgio Machado na delação premiada de receber dinheiro sujo de petróleo. Sérgio Machado não está deixando pau em pé e sua delação fez subir o preço e reduzir estoques de tarjas pretas.

06-Turnover brasilis

Temer quer tosa radical. Indicado, apadrinhado ou ligado ao PT ou, a “tchurma do no passaran!” vai ter que vazar na brachiaria. Quem ocupa cargo no segundo e terceiro escalão do governo tá no olho da rua. Razão? É a cultura política. Além da ojeriza a petistas e necessidade de colocar novos apadrinhados há o “tititi“ sobre os “anti-golpistas” que ainda permanecem em secretarias e diretorias "atrapalhando o andamento da gestão e o clima é de guerra". Na dúvida, rua e para o lugar quem tem perfil técnico. Aquele tecnicamente ligado a políticos do PMDB e aliados.

07-Incenso

Temer o presidente pendular - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

Eleições chegando, candidatos se esquivando, dinheiro minguando, cabo eleitoral aguardando e institutos de pesquisas inventando. “Quanto me dão por esse primeiro lugar?” Fazendo conta de boteco, quem sai na disputa na capital? Nazif disputa a reeleição e daí pra frente é rolo de quem quer e pode, mas não tem grana. Quem quer e não pode, pois não tem Ficha Limpa. E quem tem chance de derrubar Nazif? Na parada por ora, Aélcio, Ribamar, Mariana, Roberto Sobrinho, Léo Morais e Pimentel. Tudo está aberto. Pesquisa de que? É fajuta. O que tem por aí é só incenso.   

08-Ratoeira eletrônica

A Câmara dos Deputados instalou na entrada do Salão Verde um equipamento para identificar deputados e quem por ali transita pelo rosto. O preço do bagulho eletrônico pode ser absurdo, mas coloca o nobre parlamento brasileiro em pé de igualdade com os mais informatizados do mundo e até põe no chinelo muito gringo metido a besta. Quem ganhou “algum” na licitação ou quanto foi é top secret. De novo o mundo se curva a Brasília. Em qualquer lugar do mundo ratos roem queijo. Em Brasília nossos ratos se antecipam e roem a licitação. Chuuupa gringaiada!

09-Wagner de cara com Moro

Consigne-se que nesses tempos de Moro, é duro não ter foro. O ministro Celso de Mello juntou a “traia” de Jacques Wagner e mandou para a República de Curitiba. Wagner que já tinha feito o rapapé puxa saquista abrindo espaço para Lula quase-por-um-tiquin virar ministro enquanto ele “ficaria no canto da sala” e “carregando sua pasta”, vai encarar os “capas pretas” do MPF e os ninjas da PF. E se tudo correr como previu mãe Diná, sem foro, na mão de Moro vai levar couro Na cinzenta e fria Curitiba, longe do sol da Bahia, cama dura, boi,  banho frio, kentinha de prisão e sem whisky o pobre Wagner vai chorar largado e se lembrar de coisa que nunca viu.

10-Zé de Nana e o japonês da federal

Temer o presidente pendular - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

Do Zé de Nana: “Vixi... tem vaca desconhecendo bezerro. É bandido caguetando bandido, puliça prendendo puliça. Sassinhora. Quando é que isso vai parar? E Lula? A batata dele tá assando.”


leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)