Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Santo Antonio Energia: Compromisso com a transparência


 

Santo Antonio Energia: Compromisso com a transparência - Gente de Opinião


Nas muitas conversas com técnicos e diretores de empresas e equipes da Santo Antonio Energia, sempre houve o questionamento sobre as relações dos envolvidos com a imprensa, população – em especial aquela diretamente afetada pelos impactos da obra de construção da hidrelétrica – poderes constituídos, empregados.

Nas inúmeras entrevistas e reportagens, a Santo Antonio Energia discorreu sobre temas variados como as compensações ambientais, a liberação dos recursos, custos, segurança, acidentes e/ou impactos não previstos, sempre de forma muito objetiva.

Na sua primeira entrevista como diretor de contratos da Odebrecht, José Bonifácio Pinto disse: “Viemos para Rondônia com a intenção de construir uma usina e vamos ficar aqui por pelo menos 30 anos. Ou começamos bem ou iremos ter problemas por 30 anos”.

A partir daí, aconteceram as audiências públicas, as discussões públicas sobre as compensações ambientais, os complicados trâmites do processo e por fim, as licenças para construção e durante todo esse o tempo, informação foi o que não faltou à imprensa.

De início estabeleceu-se de forma tácita, uma relação de mútua confiança empresa/imprensa com a equipe de Furnas que se ampliou na medida em que, pelo processo de construção, novas pessoas passaram a ser envolvidas nas buscas de notícias para acompanhar e informar o que se passa numa das obras mais importantes do mundo.

Nem sempre porém é fácil para uma empresa que se dedica à construção, levar ao público as informações que dispõe, seja pela tecnicidade envolvida, volume ou impossibilidade de reduzi-las ao formato jornalístico.

Para suprir tais falhas, a melhor forma é a visualização do que ocorre e, com a colaboração do Engenheiro Nelson Caproni, um dos pais do projeto, eis a primeira de uma série de fotos aéreas da obra para se ter uma idéia da grandiosidade do projeto.

Transparência é mais que um compromisso da Santo Antonio Energia. Ouvir críticas e sugestões, oferecer soluções, participar e integrar-se na da vida da comunidade foi e é o caminho mais fácil para ganhar e desfrutar do respeito e da confiança do rondoniense, na verdade, o maior parceiro da empresa.


 

Santo Antonio Energia: Compromisso com a transparência - Gente de Opinião
Santo Antonio Energia: Compromisso com a transparência - Gente de Opinião

 Fonte: Léo Ladeia

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Euforia e ansiedade: o impacto emocional das festas de fim de ano

Euforia e ansiedade: o impacto emocional das festas de fim de ano

Festas de fim de ano estão associadas a alegria, celebração, encontros familiares e renovação de esperanças, luzes, músicas, confraternizações, voto

Cada um do seu tamanho

Cada um do seu tamanho

O Brasil tem um novo Dia do Fico, mas às avessas. “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que a Magnitsky do Moraes está

Flamengo campeão! No Peru, o pé frio e o urubu

Flamengo campeão! No Peru, o pé frio e o urubu

Parabéns a todos, todas, todes, ao Flamengo, Palmeiras, Peru, anfitrião do jogo, ao ministro Tofolli, “uómi da capa preta” que foi a Lima, no jatinh

Carta enigmática ou uma equação jurídica perversa?

Carta enigmática ou uma equação jurídica perversa?

Espanta a criatividade dos perversos quando distribuem maldades ultrapassando a literatura ficcional, filmes de terror e passagens do Apocalipse. Co

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)