Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 31/05


POLÍTICA & MURUPI

 

FRASE DO DIA

"O combate à corrupção tem de ser filme e permanente, não histriônico." – Everardo Maciel, ex secretário da receita federal de 1995 a 2002

Pauta política de 01 a 10

 

01-Olhando para trás:

Outra vez plenário vazio em função de um outro polêmico projeto do deputado Amauri Santos. Dessa vez, a retirada estratégica para negar o quorum foi feita pelo deputado Chico Paraíba. É natural que as batalhas políticas ocorram mesmo no plenário, mas quem conhece o processo legislativo sabe que os acordos que antecedem as votações visam evitar o constrangimento que ocorreu nesses dois dias. Todo fato tem várias leituras. E uma delas supõe a existência de uma linha de atuação bem definida, do tipo: água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Ou até que a água acabe.

 

02-Quem mexeu no meu queijo?

A base do governo na ALE anda às turras. Desentendimentos ocorrem é verdade mas a crítica gratuita é sinal de que algo não vai bem. Se à crítica se junta uma inconfidência pior. Miguel Sena pegou carona num discurso de um colega, desancou o médico Amado Rahal, que faz um trabalho digno de registro no HB e revelou que já fez queixa do médico ao governador. Sena ex-Secretário da Saúde deve estar saudoso da pasta ou tem planos políticos e quer podar as asas do Amado. Elegância no trato nunca foi o forte do deputado, mas o que terá feito Amado a Sena para receber a patada?

 

03-Senador pela metade:

De repente o senador suplente Sibá Machado foi escalado para uma tarefa difícil. Será o presidente do Conselho de Ética do Senado que terá a responsabilidade de decidir sobre o destino do todo poderoso e todo enrolado Renan Calheiros. Até aqui morreu Neves. Pedro Simon, 25 anos de Senado e uma voz sempre ouvida nos momentos de crise, questionou: "O senador Sibá, se amanhã resolver tomar alguma atitude que o presidente Lula não goste, a ministra Marina Silva volta e ele não é mais presidente do conselho". Tradução um suplente é só a metade de um senador. Sem voto, sem futuro e sem credibilidade.

 

04-Negócio por conta própria:

O sonho do brasileiro típico é ter seu próprio negócio. Nada de patrão. Ele faz seu salário se trabalhar bem. Ter o próprio negócio é assumir riscos, ganhar pouco e reinvestir. Ser político é ter também um negócio. Venda da emenda, de voto, de assinatura, venda nos olhos para não ver os erros, e tudo sem qualquer risco. Verba para pagar os servidores e sobram alguns. Despesas, notas frias e sobram outros. Mas é no que seria o pro-labore que está o filé. Ontem a casta se deu um aumento de 28,5%, pulando para R$16 mil por mês. É o que o Renan precisa para manter a jornalista e a filha, sem mexer nos boizinhos.

 

05-Razões que a razão desconhece:

Qual a razão do alto salário de um congressista? Talvez para desestimular a corrupção ou, por ser função qualificada que exige anos de estudo ou, pela demanda, mas não é só isso. Onde mais ocorreria um fato desses: o Senado aprovou um apelo para que Hugo Chavez reabra a RCTV. Só no Senado e após muita discussão. Mas é o senador Wellington Salgado que fala de razões intangíveis: “Não sei se alguém aqui conhece aquele preá de quermesse, que você solta e vê onde ele vai entrar. Eu fico igual a preá de quermesse, entro numa sala, saio, entro em outra. Se trabalha muito nesta Casa”. Comovente.

 

07-Ei Al Capone, vê se te emenda:

O Leão da Receita vai escarafunchar a vida de mais de 60 bondosas figuras cujos nomes surgiram na Operação Navalha. No rolo estão Renan Calheiros, Silas Rondeau e os governadores, Jackson Lago e Teotônio Vilela. Outros 25 espertos da Operação Furacão já estavam recebendo o tratamento de exame com lupa. O Leão segue duas pistas para  pegar os ladinos: cotejo do patrimônio e renda a partir da declaração e movimento bancário a partir da CPMF. Enquanto os espertinhos continuam utilizando métodos do tempo de Al Capone, o Leão está na era digital. Aí é moleza.

 

08-O último a sair apaga a luz:

O STF editou as três primeiras súmulas vinculantes, sínteses do pensamento que será seguido pelas instâncias inferiores sem discussão e uma era a mais esperada. A súmula Nº 2 torna inconstitucionais as leis estaduais autorizando jogos de azar, como bingos. Para o STF, só a União pode legislar a respeito. Rondônia tem uma empresa só para cuidar do assunto. Com a súmula espera-se o fechamento imediato da Lotoro, por absoluta falta do que fazer, a menos que mude o nome para Instituto Madre Tereza de Calcutá e passe a funcionar como cabide de parentes e apadrinhados gerando uma boquinha pros amigos.

 

09-Dando rasteira em cobra:

O afastamento do diretor-executivo da PF, Zulmar Pimentel, por ordem do STJ, abriu uma crise na instituição. Ontem, uma reunião do diretor-geral, Paulo Lacerda, com Pimentel, o diretor de Inteligência e superintendentes regionais terminou em troca de insultos. Houve ameaça de retaliação contra os delegados que estão à frente da Operação Navalha. Ã PF em termos de operações vive o seu melhor momento apesar das turbulências. A grita geral contra sua atuação tanto pode desmotivar como criar condições para sua autonomia, que o sonho da corporação, desde que haja controle externo, ou ela se perde em si mesma.

 

10-Dignos de pena:

Três meses antes de serem degolados pela Operação Navalha da Polícia Federal, o então ministro de Minas e Energia Silas Rondeau e o seu assessor Ivo Costa foram alvos de investigação da Abin, Agência de Inteligência do Governo. Arapongas descobriram que as movimentações bancárias dos dois estavam acima dos rendimentos declarados à Receita. Transações imobiliárias também levantaram suspeitas. E o presidente Lula preocupado com a possibilidade do Silas não ter dinheiro para pagar o advogado...

 

leoladeia@hotmail.com

 

 

 

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flop 30: a missão

Flop 30: a missão

Um dia antes do casório a mãe do noivo brigou com a mãe da noiva, as famílias se agrediram e foi o fim do enlace. Festa pronta, corre-corre para can

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)