Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 30/11/09


POLÍTICA & MURUPI 30/11/09 - Gente de Opinião
 


Frase do Dia: 

"Em toda eleição há risco de você ter desvios, caixa 2. É inerente ao modelo."
– José Eduardo Dutra futuro coordenador de campanha da Dilma Roussef 

01-A partilha I 
POLÍTICA & MURUPI 30/11/09 - Gente de OpiniãoRoubar verba pública é comum, aqui e alhures mas, ver o governador Arruda em vídeo, fazer a partilha com asseclas é de vomitar. Pior: mais uns dias e o nojo vai se repetir com outro vídeo, áudio ou em uma conversa que é de domínio público mas,que não será publicada. E por que não? É que a independência do jornalista é limitada. Quem quebra o contrato não ganha o larjant. Na frase do lorde inglês – “Se as pessoas soubessem como são feitas as salsichas e as leis, não comeriam as primeiras e não obedeceriam as segundas,” – pode incluir a imprensa. Sabe aquele bordão gaiato do Zorra Total, “Tô pagando...”? Pois é... 


02-A partilha II
 
POLÍTICA & MURUPI 30/11/09 - Gente de OpiniãoQual será o gasto duma campanha eleitoral aqui em Rondônia para, por exemplo, deputado estadual? Para fazer bonito, a estimativa é de alguma coisa em torno de R$ 1,5 milhões. Claro que essa grana toda não sairá do bolso do candidato. Pega daqui e dali e a pesquisa vai indicando aos financiadores quem pode ter a burra mais forrada. Mas, a prestação de contas dificilmente atingirá tal valo, ou seja, por fora vai rolar muita grana que deverá ser paga pelo candidato depois da eleição e aí está o DNA da coisa. A grana pública, nossa, é desviada para quitar a “bomba”. 


03-A partilha III
POLÍTICA & MURUPI 30/11/09 - Gente de OpiniãoNo país do faz de conta, como diz o ministro Marco Aurélio, a fiscalização é faz de conta. As regras – mudam a cada eleição – levam os fiscais a se dedicarem mais ao acessório que ao principal. A compra de votos que influencia a eleição, cai no labirinto jurídico de onde só sai depois de anos. A impunidade gera a contumácia e a partilha passa a ser ferramenta para financiar campanhas dos já encastelados no poder. A leniência e a cultura do “rouba mas faz” realimentam a corrupção. Só o voto não resolve. A imprensa precisa denunciar mas, aí volto ao primeiro tópico. 


04-A partilha - epílogo

O Brasil vem crescendo no processo de transparência e jornalistas têm migrado para mídias alternativas como blogs. Não por acaso, as tentativas de mordaça se sucedem. Projetos e discursos para domesticar a imprensa ou barrar órgãos como o TCU, PF, etc. estão por aí. Às vezes bem estruturados, outras meio sem pé nem cabeça. A cada tentativa de cerceamento, a luta recrudesce. Na verdade, nenhum governante convive bem com a crítica. Vide Obama falando na China ou Lula criando e ditando a regra do jogo: "Papel da imprensa não é fiscalizar o poder, é informar". Mas o que seria de nós sem a imprensa com seus defeitos, erros e até compromi$$os com o poder político... Ainda assim, melhor com ela. 


05-Uma boa briga
O vereador José Wildes, que presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, reuniu-se com professores para construir um projeto que pretende encarar o bullying. Pelo projeto, cada escola terá uma equipe multidisciplinar que será responsável pelo programa. A idéia é excelente, oportuna mas, será preciso muito mais. Capacitar pais, professores e servidores para lidar com a violência é criar uma nova cultura escolar para o convívio entre vítimas e agressores. Deixar que um projeto com tal abrangência fique apenas a cargo da escola é diminuí-lo. A família precisa estar presente como ator ativo. Parabéns vereador José Wildes. 


06-Cara de pau envernizada

POLÍTICA & MURUPI 30/11/09 - Gente de Opinião“Ainda perplexos pelo ato de torpe vilania de que fomos vítimas por parte de alguém que, até recentemente, se mostrava um colaborador, vimos externar à população do Distrito Federal nossa indignação pela trama de que estamos sendo vítimas. Estamos sendo vítimas de uma trama engendrada por adversários políticos, valendo-se de pessoa que, à busca das benesses da delação premiada, por atos que praticou nos 8 anos do governo anterior, urdiu, de forma capciosa e premeditada, versão mentirosa...”. Isso tudo é parte da nota oficial do governador Arruda. Fiquei perplexo, boquiaberto e de queixo caído com o cara de pau. 


07-Mingana qu’eu gosto

POLÍTICA & MURUPI 30/11/09 - Gente de OpiniãoDepois de tanto tempo em campanha para a sucessão de Lula, saiu uma notícia que pode alterar os planos e os rumos do mundo desde Copenhague até Cabixi em Rondônia. Perguntada sobre como está sua agenda em relação às eleições de 2010 a ministra Dilma foi direta: "Eu só vou virar pré-candidata em fevereiro, porque só em fevereiro tem o congresso do PT para escolher quem vai ser indicado para concorrer à sucessão do presidente Lula e para dar continuidade ao projeto do governo do presidente Lula." E o “tobó” aqui achando que ela já era... 


08-Guerra das TVs
Sei não...sei não... O Ibope, maior instituto de pesquisas da América Latina, está sob suspeita outra vez. Falhas e erros frequentes colocam em xeque os métodos de trabalho da empresa. Nesta semana, o sistema que mede a audiência da TV na Grande São Paulo falhou misteriosamente na hora da disputa mais acirrada entre Globo e Record. O instituto culpou as empresas telefônicas que transmitem os dados. Aí o bicho pegou geral. As operadoras desmentiram o Ibope. E como perguntar não altera a audiência, lá vai: Você já foi pesquisado pelo IBOPE? 


09-Dois pesos, duas medidas
Nessa história do governador Arruda, vai faltar óleo de peroba. O DCE da UnB pôs a boca no trombone e numa nota incendiária afirma ao final: “Não vamos deixar essa operação ser silenciada, é nosso dever nos organizarmos e exigirmos a saída de todos! Vamos construir o Fora Arruda!”. É bom ver a juventude da UNE de novo na luta. Mas... roda a fita e de novo a UNE: Dados do Ministério da Cultura apontam fraudes da UNE em nove convênios nos últimos dois anos. Nesse período, a UNE recebeu R$ 2,9 milhões do ministério. Que baba! Mas para tudo há uma explicação: “A UNE também tem seus problemas administrativos.” 


10-Imprensa...sempre a imprensa

Um folder do Ministério da Cultura gerou uma reação do ministro contra jornalistas e parlamentares durante uma audiência. Para ao parlamentares o ministro pregou uma mentira e depois desmentiu: "Não tem um tostão do Ministério. Foi um erro. O Ministério não é responsável por este folder. Não se justifica a reação. Isso não é propaganda eleitoral." Para os jornalistas o ministro foi explícito sobre sua raiva: "Eu sou assim. Meu pinto, meu estômago, meu coração e meu cérebro são uma linha só. Não sou um cara fragmentado. Fui desrespeitado pela imprensa, que reverberou sem investigar." Para o senador Demostenes Torres, "O que assusta não é o fato de ele ser um ministro, pois desse padrão o governo está lotado. Apavora é ser da Cultura." É culpa da imprensa com a mania de fazer perguntas. 
 

Comentários e sugestões para: leoladeia@hotmail.com 

Léo Ladeia  -  leoladeia@hotmail.com  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)