Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 30/07


FRASE DO DIA – "Não sei de nada. Não tive nenhum contato ou informação" José Carlos Pereira- Presidente da Infraero, antes da reunião do Conan, perdido, perdido.

 

HOJE SE COMEMORA – Dia das desculpas

 

O DIA NA HISTÓRIA – 1988 = Morre Chacrinha (José Abelardo Barbosa de Medeiros), um dos maiores animadores da televisão brasileira.

PAUTA POLÍTICA DE 01 A 10

 

01-Estréias virtuais e concretas:

Uma das melhores colunas do web-jornalismo retorna às origens. Com um pé em cada canoa, o jornalista José Carlos de Sá vai fazer 'Banzeiros' no  www.gentedeopiniao.com.br e, é claro, no www.rondoniagora.com onde o médico Silas Rosa estréia coluna sobre prevenção de saúde. Nossa coluninha, Política & Murupi, entra a partir de hoje no menu já apimentado do site www.oobservador.com. E, para não ficar apenas no mundo virtual, o empresário Chagas Neto, de forma concreta, reaparece para dirigir o Sinduscon. Volto ao mundo virtual e especulo: Estaria Chagas Neto fazendo o alicerce para sua volta à cena política? Espero que sim. Demorou e faz falta na política. Além de tarimba, Chagas tem história.

 

02-Hay gobierno, soy contra:

Raimundo Nonato "picou a mula" e disse: "A partir de agora não vou mais queimar neurônios e me desgastar, usarei a via judicial para denunciar os erros da administração PT em Porto Velho". Aí fui eu a queimar neurônios e gastar saliva para entender as razões. Sindicalista de carteirinha e oposicionista a qualquer um que fosse governo, parece que o Nonato não se deu conta que ele fazia parte do governo e partiu para a jugular. E se o Nonato ainda dispor do mesmo gás, Roberto Sobrinho vai entender o que passaram alguns prefeitos como Camurça e como o PT se tornou mais light, o caminho ficou estreito. Se ainda conservar o mesmo gás, Sobrinho vai saber o que sofreram outros governantes com o Raimundinho nos calcanhares.    

 

03-Presidente teflon:

Pesquisas feitas em São Paulo, três dias após o acidente da TAM, indicam que o governo de forma geral terá um desgaste enquanto durar a crise. As mesmas pesquisas, indicam que Lula sofreu pouca rejeição, mesmo entre o público que utiliza o avião como transporte. Com isso, Lula que só atua com pesquisas na mão, efetuou as alterações no comando aéreo e, se uma outra pesquisa for feita por esses dias, é provável, que sua aprovação tenha voltado ao velho patamar. No encerramento do Pan, a vaia foi bem menor. Como diz o Zé de Nana, "o choro da viúva, só dura até a missa de sétimo dia". 

 

04-Culinária indigesta:

É provável que depois da criativa e inteligente metáfora, o brigadeiro Zé Pereira vá parar em alguma cozinha com a importante tarefa de descascar pepinos. Semana decisiva para ele que já estava num processo de fritura em fogo alto. Aliás cozinha tem tudo a ver com ele. É brigadeiro, está sendo frito e ainda aparece com a ridícula conversa do pepino. Ontem a Globo pegou pesado com o "senhor Infraero" e baixou o nível ao sugerir que ele desse outro uso para o legume. Lamentável e chulo. O Pânico da Rede TV deve ter apertado o Fantástico. 

 

05-Para não esquecer o Renan:

O presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha negou que a demora na entrega de documentos de Renan vá atrasar o processo e disse que o prazo de um mês é "tempo mais que suficiente" para a conclusão dos trabalhos. Renan quer provar que teve rendimentos suficientes para pagar pensão alimentícia e custear despesas de Mônica Veloso, mas há uma questão sem resposta. O dinheiro era entregue por Cláudio Gontijo da Mendes Júnior e isso é o mais importante: De quem era o dinheiro? Do Renan ou da Mendes Júnior?

 

06-Para não esquecer o Renan:

O caos aéreo, as mudanças de cabeças e a pressão sobre a diretoria da Anac, identificados como responsáveis pela crise, causaram um rebuliço entra as autoridades. O Palácio do Planalto e os congressistas querem diminuir o poder das dez agências reguladoras e trazer de volta para dentro dos ministérios a definição e o acompanhamento das políticas públicas. E a coiisa vai mais longe: O governo e o grupo da "boa idéia" pretende fazer uma limpa e demitir os dirigentes considerados incompetentes. Pelo andar da carruagem, adeus aos marcos regulatórios. Tudo o que governo Lula sempre quis. Democracia, mas com pulso forte.

 

07-De volta pra casa:

Temendo uma deserção em massa, versão-boato que tomou conta do Pan, toda delegação de Cuba foi retirada às pressas, antes da solenidade de encerramento. Atletas deixaram suas medalhas para trás e partiram como cordeiros para o "sonho de consumo das izquierdas", Os cubanos terão uma outra oportunidade de alforria em 2011. Até lá outros cubanos tentarão a travessia pelo mar, mas a grande maioria sobreviverá com o "jeitinho cubano". Lembrei-me de do médico Lester em "O silêncio dos Inocentes" falar sobre o desejo: "só se deseja aquilo que se vê". Talvez esteja aí uma das razões da partida extemporânea e abrupta da delegação.

     

08-Muçum ensaboado:

O programa Canal Livre da Band entrevistou ontem o assessor Marco Aurélio (top,top) Garcia. Incrível a sua capacidade de não dizer absolutamente quase nada sobre tudo o que lhe perguntam e desviar o foco da entrevista para uma abordagem mais genérica. Só não é um autêntico bagre ensaboado, por uma questão de semântica. O bagre foi o peixe escolhido para ser colocado no colo do presidente, durante o imbróglio das usinas do Madeira. Marco Top Top Garcia, está mais para muçum. Mais liso, mais ágil, e esperto. Ao contrário do bagre, fala sobre horas a fio, sempre a favor da correnteza.  

 

09-Mudança anárquica:

Mal disse que sim, pintou um talvez e agora é não. O governo não vai fazer outro aeroporto em São Paulo. A isso chamam de planejamento na crise. Fala-se uma coisa só para ninguém dizer que não falou nada e depois se fala outra, que não precisa ser aquela outra que possivelmente pode vir a acontecer.  A idéia agora é construir a terceira pista em Congonhas.

Fiquei magoado pois não fizeram consulta pública e eu tinha uma idéia diferente das três e que iria ajudar muito o governo: Passava ao prefeito José Serra a tarefa de retirar a cidade de São Paulo do entorno do aeroporto. Nunca mais ele iria sacanear o Lula. E nem o FHC.

 

10-Sai o PAN e entra o "pan-pan-pan":

O Rio de Janeiro continua lindo. Hoje no rádio,Lula prometeu que 75% da segurança do PAN vai ficar no Rio. Mas o anúncio chegou tarde. Num bairro de Niterói, o comercio foi fechado por ordem dos traficantes. A razão é sentimental. Denilson, chefe das bocas de fumo de um morro próximo à localidade faleceu de causas desconhecidas ou não reveladas e o tráfico está enlutado. Ou seja, a velha rotina da convivência com o tráfico volta depois do PAN. Foi só uma trégua. A guerra só acaba cquando o estado subir o morro levando escaloa, saúde, segurança, cidadania futuro para os jovens. Senão o exército bandido continuará recrutando.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Pintou algo “felomenau”. Mais taxas sobre cerveja e pinga e apurado vai para escolas de samba que já vivem numa relação íntima com álcool, milícia,

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)