Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 28/09/10


Frase do dia

"Os Estados Unidos desvalorizaram, a União Europeia também, o Japão está desesperado...Tem países matando cachorro a grito, exportando a qualquer preço".Guido Mantega, o catedrático, numa “aula de economia internacional”.


 

POLÍTICA & MURUPI 28/09/10 - Gente de Opinião



01-A balsa vai cheia

O debochado Zekatraka já não sabe o que fazer para arranjar vaga na sua “Balsa dos Desesperados”. A maioria dos passageiros está literalmente sem dinheiro e sequer podem comprar o “papilim de embarque”, apesar da campanha eleitoral franciscana para quase todos. Dos tamanduás, as formiguinhas estão recebendo quase que só língua e beiço. Traduzindo: quem guardou caraminguás para a última hora terá um handicap mas, terá contra, o binóculo da Justiça Eleitoral focado na compra de votos.  

 

02-Olha o STF aí genteeee...

POLÍTICA & MURUPI 28/09/10 - Gente de OpiniãoO STF teve um súbito e inesperado acesso decisório e mostrou que é um poder sim senhor, mandando para a cadeia um parlamentar. Depois daquela tragédia grega da semana passada, o deputado José Fuscaldi Cesílio, conhecido na roda de bambas como José Tatico, teve o azar de ter o seu processo na pauta de julgamento. Indócil o STF cresceu e tascou-lhe sete anos de cadeia. Mas, ruborizado pelo feito inédito fez o que manda o manual de boas maneiras e determinou que o cumprimento se faça em regime semi-aberto. Deve ser por falta de traquejo em decidir e punir. E dá-lhe STF!

03-Mais do STF

Voltando à vaca fria, o STF que poderia ter matado o assunto “ficha limpa”, vacilou e tem outro pacote no meio do que já era imbróglio. Antes é preciso lembrar que a ação julgava o caso Roriz. Com o empate, o esperto Roriz desistiu da candidatura lançando sua esposa para disputar em seu lugar e a ação perdeu o objetivo. Fim da ação e não da pressão. O STF terá que arranjar um viés para jogar o tema no plenário e julgar. Aí lembrei-me do presidente da Corte que não aceita o voto de qualidade – votando por duas vezes – pois seu voto seria igual ao de qualquer ministro. E isso é o mote para...

04-Mais do STF, de novo

Vamos devagar com o andor sem olhar para o resultado... O belo e humilde discurso do presidente recuando do seu poder e da sua função, deixa de lado outra verdade. O voto do ministro presidente e dos ministros que compõem o TSE é duplo de ofício, já que o TSE é tribunal específico, com assento no STF. Ora, como já se manifestaram no processo, deveriam – em tese – todos eles, se declararem impedidos. Na coluna anterior, quando me referu à fala do Ministro Marco Aurélio, o raciocínio passou pela cabeça porém, rejeitei de pronto. Cabeça de leigo é uma coisa, de coroado é outra.

05-O factóide e o fato

Lula jacta-se de que o Brasil pagou e até emprestou dinheiro ao FMI. Bonito de falar e de ouvir mas, é só mais uma bravata das tantas do Lula. O FMI e o BIRD nasceram das Conferências de Bretton Woods e o Brasil é um dos sócios fundadores do clube junto com mais 184 países. Emprestar ou tomar emprestado é o normal. Algo assim do tipo “quem tem põe, quem não tem tira”, pois a função do FMI é justamente “zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, ]pela promoção cooperação e consulta em assuntos monetários entre os seus 184 países membros.  E agora o fato:

06-Olha o FMI vem aí genteeeeeee...

Ocorre que a crise financeira mundial precisa do microscópio do FMI e o Brasil está nessa, é compulsório e credores e devedores –Brasil credor – terão que passar pelo crivo. Aqui o fato constrangedor para Lula: o tal Proer, aquele “help bancário” do FHC foi copiado pelas economias contaminadas na crise e é a atual receita do FMI. Claro que a “izquierda” irá às ruas berrar “Fora FMI!”, a “tchurma da herança maldita” com o apoio luxuoso de um discurso oficial, porá os antolhos e entoará o coro “Fora FHC!”.     

07-Pé na estrada

Correndo o trecho com seu candidato Valverde, o prefeito Roberto Sobrinho aproveita para dar uma geral nas obras da Capital e bingo! A cobrança do eleitor tem servido de mola para a Prefeitura botar a mão na massa. Obras que vinham se arrastando estão em fase de conclusão e projetos novos já estão na pauta. Não dá para rodar o pau de bater em doido só na Prefeitura – que também merece – pois a maioria das obras têm contrato em andamento. O pepino é que a burocracia pesada praticamente impede a troca de empresas que fazem corpo mole e aí a população sofre junto com o alcaide. 

POLÍTICA & MURUPI 28/09/10 - Gente de Opinião08-Segundo turno

Hoje à noite tem debate entre candidatos ao governo na TV Rondônia. As regras são as de sempre e engessadas como impõe a lei eleitoral. Perdem a TV, o candidato e o eleitor. Nada de sangue “pra tirar de rodo”. De concreto apenas que teremos segundo turno e que não dá para prever quem irá para a segunda disputa. Há poucos dias um experiente político do centro do estado, especialista em eleições de Rondônia, abriu o bico, coçou o bigode e vaticinou: “Está tudo embolado”. Creio. Esse sabe das coisas.

09-Briga de foice no escuro

Se é difícil acreditar em pesquisas para cargos majoritários, o que dizer das que são “preparadas” para cargos proporcionais. E mais, como se ter certeza de alguma coisa com o tal do quociente eleitoral. Vejam o caso Tiririca, semelhante ao do “meu nome é Enéas”. Votando no Tiririca, o eleitor pode fazer voltar o sortudo Valdemar da Costa Neto, um dos 40 mensaleiros às voltas com a justiça. Por aqui a coisa é igual e ainda que o Cacareco já não exista, o zoológico com seus animais exóticos continua aberto.

10-A nova e danada classe política

Outro fenômeno de votação em São Paulo é o famoso cantor-apresentador Netinho que integrava um grupo de pagode e que depois foi fazer a festa da periferia na TV com o seu “dia de princesa”. Nem mesmo o rolo com sua ONG o abala perante seus eleitores. Cohab em festa, Netinho entrando por cima para o vestuto clube do Senado da República e abrindo caminho para outros sonhos. Depois de Frank Aguiar, Netinho, Tiririca, et caterva, será com certeza a vez dos boleiros. Já pensou? Adriano, Bruno, e que tal Ronaldo Fenômeno para presidente. Não tivemos o cartola Eurico Miranda? Caminho aberto e no caso, basta por o retratinho na pule do jogo do bicho.  

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  YouTube  /  Turismo   /  Imagens da História 
 

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Pintou algo “felomenau”. Mais taxas sobre cerveja e pinga e apurado vai para escolas de samba que já vivem numa relação íntima com álcool, milícia,

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)