Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 22/08


 

POLÍTICA & MURUPI

 

FRASE DO DIA

“O fato é que assim como a política o jornalismo tem perdido visivelmente qualidade.” – Professor Silvio Persivo

Pauta política de 01 a 10

01-Beron – mais uma chance:

Um relatório do TCU foi o sempre o “pomo da discórdia” no caso Beron, pois o tal afirmava que o governo de Rondônia – na época o Raupp  - era o responsável único pela dívida. Ontem a CAE do Senado decidiiu que uma nova auditoria será feita para por fim à pendenga. Um outro relatório – do nosso TCE – diz exatamente o contrário. Agora será uma questão de tempo. Está aberta em caráter oficial a discussão sobre o Beron. Como prêmio, se tudo der certo, deve ser algo em torno de R$ 300 milhões, fruto do afinco do Senador Expedito das causas impossíveis.

 

02-Líder do governo – precisa-se:

O PMDB não gostou nadica de ver um seu filiado - o deputado Tiziu – interessado na vaga. Pelo jeito nem o governador Cassol.  Desde a saída de Euclides Maciel a vaga está aberta e pelo jeito até agora ninguém mexeu a cabeça. Mas se até um deputado do bloco oposicionista se propõe a assumir o cargo, o que podemos esperar do resto? A ALE corre o risco de se transformar num departamento operoso do palácio Getúlio Vargas. Mas, como canta o Nelson Ned, “tudo passa, tudo passará”. A oposição não faz mal e é necessária em qualquer governo

 

03-Uma mão na roda:

A prefeitura de Porto Velho vai comprar peixe dos ribeirinhos para a merenda escolar. Com isso os pescadores de Santo Antonio e das outras comunidades ribeirinhas vão resolver os seus problemas atuais de sobrevivência, enquanto aguardam as indenizações e medidas para diminuir o impacto da construção das usinas. Como abordei o assunto e cobrei uma solução do deputado Valverde, registro que o deputado foi decisivo para o caso. O governo do Estado poderia fazer a mesma coisa. A turma iria ficar satisfeita, os alunos bem alimentados e o título de eleitor livre para ser utilizado na hora certa. Vamos lá gente.

 

04-Como o mundo vê o mensalão:

O governo brasileiro enfrenta um julgamento "em que também se julga a credibilidade da Justiça", desde que foi formulada pelo Ministério Público Federal uma nova denúncia contra os suspeitos de integrarem o esquema de pagamento de propinas a deputados em troca de votos, o mensalão. O assunto está na edição de hoje o  jornal argentino Página 12. O diário afirma que a Justiça foi "questionada por sua ineficiência frente aos repetidos atos de corrupção". Os xenófobos dirão que a Argentina não tem nada a ver com o Brasil. Certo. Mas estão de olho.

 

05-Mensalão – o começo do fim:

O STF decidirá a partir de hoje se a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República deve ou não se transformar em ação penal. Mais de dois anos depois da denúncia do Roberto Jefferson, os ministros da suprema corte brasileira se reúnem e devem levar de três a quatro dias para analisar a denúncia do procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza. O inquérito já tem mais de 11,2 mil páginas, divididas em 52 volumes, descontados os anexos e caixas. A sessão começa às 10h com a leitura do relatório de 50 páginas do ministro Joaquim Barbosa, já entregue aos demais ministros. Momento importante da vida nacional.

 

06-Dois ilustres ausentes no STF:

Ambos são loquazes e falantes, ambos pagaram o pato na crise e ambos são pivôs em lados opostos, mas não estarão fisicamente presentes à sessão de instalação do julgamento do STF. Roberto Jefferson alegou motivos de saúde, por ter feito uma cirurgia de catarata. E Zé Dirceu ale de não apresentar motivos, disse que só fala sobre o assunto depois da decisão do STF. Cá pra nós duvido que fique calado completamente. Dependendo do andar da carruagem e, na medida em que os votos se revelem, o Zé vai falar ou pelo menos deitar falação no seu blog.  

 

07-Salvo pelo Renan:

O processo por quebra de decoro parlamentar contra Gim Argelo, que substituiu Roriz e que era acusado de mamar uma propina da GOL, não vai acontecer. Quem o salvou da forca? Renan. A decisão estava empatada e cabia ao presidente do Senado que presidia a sessão, o voto de minerva e aí...bingo! deu a lógica. Mas o Gim já está enrolado nas mãos do diligente Procurador Geral dr Antonio. É só esperar. Quem já encarou, um gim a mais, um gim a menos, é só mais um drinque. Então, desce outro.  

  

08-Números do bolsa família:

O Programa Bolsa-Família atende hoje 46 milhões de pessoas em todos os rincões do país, um quarto da população brasileira, com renda familiar per capita abaixo de R$ 120, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social. Porém, apenas 33,9% delas têm acesso a uma rede pública de esgotos. Cerca de 1,3 milhão convivem com esgoto a céu aberto, sobretudo no Nordeste. Com números dessa magnitude, surge a preocupação. O que fazer com tanta gente que vive quase que só disso? Chegou a hora de mudar e oferecer saídas para essa gente. O bolsa família precisa diminuir de tamanho com ações inversas de geração de emprego e renda

 

09-Matando a galinha dos ovos de ouro:

Apesar da promessa do governo Lula de não elevar a carga tributária, os brasileiros pagaram no ano passado o equivalente a 34,23% do PIB, que é a soma de tudo o que produz no país, em impostos, contribuições e taxas. Foi o terceiro aumento seguido e o maior percentual da história do país. Empresários e economistas apontam os impostos altos e a desorganização tributária do país como um dos maiores entraves ao crescimento geral. Enquanto o burro com a carga trota sem reclamar, nossos representantes sequer olham a tal reforma tributária.

 

10-Para não esquecer do Renan:

Independente do relatório da PF que parece apontar para o fato de que o Renan teria renda suficiente para pagar a pensão da “Maria do Calvário”, mais a mantença da “ex-gestante”, e futura capa da Playboy - mesmo sem provas de que o fez - os senadores ao que tudo indica vão mantê-lo como senador. PSDB e DEM já não pensam como antes, e o noticiário da mídia, ocupado com o julgamento do mensalão, vai ajudar o Renan. O script da ópera bufa é o seguinte: O Conselho de Ética condena por dois e salva por um. O resto fica com o plenário. Aí o Renan vai pra galera e, pode até renunciar à presidência.


leoladeia@hotmail.com
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

“Felomenau”. Boulos et caterva pedem apoio do povo por mais impostos. PQP! “Não é mole não taxar os super-ricos pro avanço do povão” berram malucos

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Pintou algo “felomenau”. Mais taxas sobre cerveja e pinga e apurado vai para escolas de samba que já vivem numa relação íntima com álcool, milícia,

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)