Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 22/03


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do dia

 

"Seu mandato de hoje é legítimo como legítimo foi o seu afastamento em 1992” - Senador Pedro Simon, uma reserva moral do Senado, contestando Collor de Melo, cara a cara.

 

Pauta Política de 01 a 10

 

01-CIDADANIA – Saúde pública:

No dia mundial da água, a ONG ambientalista Água Viva faz um alerta: Existe a possibilidade real de haver uma contaminação generalizada dos igarapés da capital provocada pela disseminação do vírus da hepatite C. É a porta aberta para mais uma endemia aqui em Porto Velho. A hepatite do tipo C mata. Não use água de igarapés para consumo humano ou para limpeza. O igarapé é um organismo vivo que precisa de espaço. Não jogue lixo e não canalize esgotos. Mantenha a mata ciliar e não construa a menos de 30 metros de cada margem.

 

02-A estranha CPI do Sintero:

Tem algo de estranho e mal contado nessa história da CPI. Não é preciso ser nenhum Sherlock Holmes para juntar ponta de fio elétrico com ata de assembléia e perceber que a historia é outra. Dos atores envolvidos só um neófito briga sozinho e por outro motivo. Estou quase para aceitar a aposta de que a CPI não sai e não porque existam informações sigilosas ou acordos ocultos. Aliás, nada está oculto. Pelo contrário. A CPI não deve sair porque cada lado mostrou suas  cartas e como diz o Zé de Nana, “boi preto conhece boi preto e um gambá cheira outro”.

 

03-Difícil recomeço:

A Escola da Assembléia Legislativa, bem que tentou mas a nova safra de deputados não ajuda. Salvo raras exceções estão fazendo o curso fundamental de política e com sérias dificuldades de aprendizado. É claro que a maioria dos deputados sabe dar salto mortal de olho fechado e nó em pingo de éter mas, na atividade legislativa a coisa anda feia. É que no afã de cortar, descobriram que cortar a própria carne dói, que todo trabalho tem que ser remunerado e que há diferenças entre parentes, militantes e assessores. Mas aí era tarde. Está faltando “cabelo branco” na ALE. 

 

04-O que fomos é o que seremos:

Qual seria a grande obra de Aleijadinho? Impossível dizer. João Só compôs mais de 40 músicas mas só é lembrado por uma: Menina da ladeira. Um ato pode marcar uma vida para sempre. Rico, o deputado Alex Testoni tinha o boné como marca. Era pouco. Construiu o gabinete da Ale. Jovem, terá tempo e muito por fazer para que as atuais marcas sejam esquecidas. Torço para que consiga. Almir Sáter diz: “cada um de nós compõe a sua própria história”. Vou além ao propor um tema para reflexão do deputado: “a história é um profeta com os olhos voltados para trás”.

 

05-Quem não tem cão, não caça:

Se der errado não terá sido por falta de conselho. Ronaldo Caiado, Roberto Rodrigues e o novo amigo de infância de Lula, o Blairo Maggi, buzinam e o presidente se faz de mouco. Vem aí mais um ministro do PMDB e mais um osso duro de roer. Ligado ao Roberto Requião que é o presidente do clube da lavoura arcaica, o homem não deveria ir para a Agricultura, impliquei. Mas se o Aldo Rebelo pode ir para a Defesa no lugar do Valdir do Apagão Pires, por que o Reinhold Stephanes não pode ser da Agricultura, se nem é investigado pela PF?

 

06-Do tamanho que as coisas são:

Ontem o trator do governo sepultou de vez a CPI do apagão aéreo e abriu um precedente que pode gerar uma barafunda jurídica nas assembléias legislativas do país. Ciro Gomes disse que a CPI não resolveria o problema, esquecendo que a função precípua da CPI é investigar. O assunto espera uma sentença do STF, mas nem a CPI, o STF, ou o Congresso irão resolver o assunto. O apagão existe por falta de pulso, quebra de hierarquia e incompetência gerencial. Outras CPIs virão. É só esperar. Você pode atrasar o relógio mas, não tem como impedir o nascer do sol.

 

07-Pedro tu és Pedro:

Uma semana depois do discurso-féretro da sua dor, Collor foi o alvo de um discurso duro do senador Pedro Simon do PMDB. Simon defendeu os trabalhos da CPI do PC, da qual participou e disse que reuniu provas que justificaram a queda de Collor. Simon afirmou que o STF não deveria ter arquivado o processo. Apesar das críticas, Simon classificou como legítimo o retorno de Collor à vida pública. “É a vontade do povo brasileiro de Alagoas, contra a qual será antidemocrática qualquer oposição”, disse Simon, rechaçando a empulhação do colorido feita semana passada. 

   

08-Botando a mãe no meio:

O governo federal cortou em 25% as despesas de custeio e investimentos do Legislativo e do Judiciário. "Estamos sendo obrigados a promover o corte ou corremos o risco de prisão pelo não cumprimento de LDO e da Lei de Responsabilidade Fiscal. Pode parecer uma medida drástica, mas estamos cumprindo a lei", disse o secretário executivo do ministério do Planejamento. É a primeira vez que o governo faz um corte deste tipo, algo como pedir à própria mãe que rache a conta da cerveja do passeio. Se a moda pegar por aqui, recomeça a guerra em Rondônia. .

 

09-Mão de cal no sepulcro:

Uma troca da fórmula de cálculo fez com que o valor do PIB brasileiro aumentasse em cerca de 10%. O PIB de 2006, por exemplo, oficialmente divulgado com um crescimento de 2,9%, passaria a ter um aumento de 3,5%. A nova metodologia adotada pelo IBGE passa a dar o devido peso ao subestimado setor de serviços. Estava pensando sobre a maquiagem do PIB quando ao folhear uma revista, vi aquelas fotos antes/depois e descobri que siliconaram o PIB brasileiro.

 

10-Forfait no céu:

Não chega a ser uma “stars wars” mas a oposição se injuriou com a truculência do governo ao impedir a CPI do apagão aéreo e resolveu tomar outros caminhos que também levam a uma crise no céu. Nada de avião, Cindacta ou controladores de vôo. O PFL mirou bem mais embaixo e vai ingressar na Procuradoria Geral da República com representação para investigar a Infraero, por indícios de irregularidades em licitações nos aeroportos. O buraco é grande e bem mais embaixo.

 

leoladeia@hotmail.com

 

 

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)