Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 20/10/10


 
Frase do dia


"Dilma às vezes dá a impressão de que não quer governar... Ela quer sossego, mas não deixam....". – Arnaldo Jabor.
 


 

01-“É nóis na fita mizifi! Hummm...”

Nem sei se Confúcio consultou o Pai de Santo Raimundinho de Oxóssi ou não. Isso não importa. O que vale mesmo é que a bancada dos “mizifi” abriu espaço onde antes reinavam absolutos, cristãos evangélicos e católicos. Agora ninguém segura mais esse país. A justiça eleitoral terá que inventar critérios de desempate, já que macumba não ganha jogo e possivelmente também não ganha eleição. Ponto para a bancada “mizifi”. Nada mais de pesquisas. Cada pai de santo já sabe, só na adivinhação, quem vai e não vai. E é tudo baratin: vela preta, marafu, charuto e um ebó. Rê rê mizifi. Hummmm!

02-Discriminação

Democraticamente gostaria que entrassem no jogo político outros atores e não apenas os “mizifi”. Videntes de todos os matizes, jogadores de tarô, ciganos, médiuns, leitores de mãos, de tripas, rezadeiras, enfim, toda a fauna e flora. Um futuro transparente vem aí. Claro que com ajustes. Primeiro o Brasil precisa descer do muro constitucional que o amarra e ser um estado multi-teocrático. O Ministério da Advinhação precisa ser criado englobando a Fazenda, o Banco Central e o Planejamento. O ministro-vidente saberá com antecedência quando algo “vai dar *erda” e pedirá o veto do presividente.

03-Escolhendo o presividente

O ideal é que não haja eleição. O Conselho de Vidência Nacional fará uma pajelança e indicará dentre os grandes videntes do Brasil quem ocupará o trono. Dependendo da linha do eleito, o cargo terá um título: Madame, Mestre, Pajé, Ogã, Meu Rei e caso seja baiano, Painho. A Saúde será comandado por um “tiradô de cabôco” e na segurança, um filho de “Tranca Rua”. De novo o Brasil se curva ante Rondônia. A notícia de que as eleições passam por um Pai de Santo ganhou as manchetes pelo país, deixando no chulé Maranhão, a Bahia e Ridijanêro. Ligação direta de Codó a Porto Velho. Êita nóis!     

04-Debate ou combate?

De pertinho assisti o debate entre Confúcio e Cahula. Claro que senti falta de alguma proposta de governo minimamente estruturada e que pudesse ser mostrada como algo genuinamente novo. E não digam não havia tempo. E se faltaram propostas, sobraram alfinetadas dos dois lados. Pena. Os debates seguem o mesmo modelo adotado pelos postulantes à presidência do país: ataques pessoais e scripts de marqueteiros para vender embalagem e não conteúdo, num pacote fechado e aprovado pela lei eleitoral. Com a entrada do Pai de Santo na jogada o que ainda falta ser inventado? Aguardem...

05-Lá e cá, “tudo iguá”...

Em Rondônia os dois candidatos que sobreviveram à primeira refrega já discutiram até aborto e religião mas, o tema principal é a corrupção. Repeteco do que ocorre entre os dois presidenciáveis. Para fazer justiça, Confúcio abordou de forma superficial alguns projetos que executou como laboratório em sua cidade quando prefeito. Com a venda nos olhos, “a ceguinha” se atém apenas às perfumarias burocráticas e acessórias que em nada contribuem para a lisura do pleito. Uma multa aqui, um corte de segundos ali e a mentira, desfaçatez e engodo seguem livres. Com os carimbos batidos certinhos.  

06-E a luta continua...

Depois do baita susto com o segundo turno, o “general-eleitoral” Lula voltou à carga e deu as caras na propaganda da sua pupila Dilma. De novo os desacreditados institutos de pesquisa voltam à carga e novamente publicam uma senhora dianteira pró-Dilma – mentira mil vezes contada vira verdade ou influencia – devem imaginar. Mas esquecem de combinar com o eleitor e aí veio, a porca torce o rabo. Temo pela saúde mental de Lula. Vai que Dilma perca... Aí é caso para Juqueri com camisa de força. Ô loko meu...

07-Uma outra eleição

A Unir está em processo eleitoral para reitor mas, tudo meio que na surdina. Conversei com o pessoal do Sindicato e soube que três nomes devem disputar a eleição. O atual reitor Januário é candidato à reeleição mas, a movimentação é tímida. O detalhe é que a eleição deve ocorrer no próximo dia 4 de novembro. Com duas eleições em curso – a de presidente e governador– a disputa pela reitoria passa ao largo do público e pode se transformar num mero convescote. De novo a educação fica relegada a segundo plano. 

08-Preparando o couro

Pelo andar da mula veia, o próximo presidente da República, quem quer que seja, pode responder a processos que passeiam da discriminação religiosa e racial ao crime de lesa pátria e se a “ceguinha” agir rápido – lá vou eu com minhas bobagens utópicas – parar no xilindró. As acusações estão aí nas entrevistas, comícios e no horário eleitoral gratuito. Basta apurar. Com o eleito, seu adversário pode seguir o mesmo caminho, se alguém do MP assim desejar. Como a possibilidade é remota, as acusações ficarão no campo das fantasias eleitorais e a mentira pública sairá ganhando. O Brasil não é sério.     

09-Fantasias eleitorais

Don’t worry, be happy! Sabe aquela senhora de nome esquisito que disputa o governo do Distrito federal? Pois é. O nome dela é Weslian, esposa do Joaquim Roriz mas, nas urnas, como num passe de mágica, aparecerá com a cara do esposo Joaquim Roriz. Lula não pensou nisso. Se tivesse atentado, poderia colocar o nome de Dilma Roussef e sua foto. Ficaria tudo mais fácil. Mas não é trambique eleitoral não senhor. É decisão judicial. Não sei se já falei isso alguma vez mas, às vezes penso: o Brasil não é sério.  

10-E na ALE, a campanha corre solta

As conversas de pé de orelha estão correndo entre os atuais e futuros deputados da ALE. O jogo está começando mas as apostas correm soltas. Para os mais escolados, o melhor é segurar as pontas e esperar a eleição para governador. Uma outra estratégia é levar a decisão para a última hora. No desespero dos interessados, a cotação do voto sobe mais que Dilma em pesquisa Vox Populi. Pelo menos cinco deputados estão mais adiantados na corrida, o que não significa por hora, absolutamente nada. É aguardar.

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  YouTube  /  Turismo   /  Imagens da História 
 
 
 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)