Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 20/01/09


  

Frase do dia:
 
“O Mundo mudou e precisamos mudar com ele”. – Barack Obama, presidente dos EUA no discurso de posse 


01 – Marcando presença
O vice-prefeito POLÍTICA & MURUPI 20/01/09 - Gente de OpiniãoEmerson Castro está aproveitando bem a oportunidade e marcando presença durante o período de férias do titular. Encarou e resolveu a questão das catracas de ônibus em Porto Velho e agora enfrenta outro pepino: limpar a cidade de camelôs, ambulantes, etc. e vai além, ao afirmar que a ação vai-se estender a todos os cantos, bairros e negócios. Gostei. Sem essa de brigar apenas com camelôs. Os donos de “bares-out” também sentirão na pele. Nada de mesas e cadeiras nas calçadas como se fossem uma extensão do seu comércio. Os donos de lojas que praticamente colocam todo o estoque na calçada também estão na lista. E as placas de anúncios irão obedecer ao que determina o código de postura. Vai bem o vice.



02 – E não pode ficar apenas nisso
Aos poucos a cidade vai tomando jeito de cidade civilizada, mas ainda falta muito. A questão dos terrenos baldios precisa ser atacada em qualquer ponto da cidade. Um exemplo gritante é um terreno em frente ao Bradesco da Carlos Gomes que já foi área de estacionamento, lava jato e hoje é um matagal cheio de lixo, apesar de cercado de grades. E já que toquei em lava jato, a prefeitura nos deve uma fiscalização rigorosa nessas arapucas – com raras exceções – que funcionam sem qualquer estrutura, despejando água e resíduos na rua ou na sarjeta, até que encontrem um escoadouro. A lista é grande e envolve calçadas, ordenamento do trânsito, dentre tantas outras mazelas. Mas o importante é que os problemas começam a ser atacados.



03 – Por que o “jumbo” no presídio
Em recente entrevista à Rede de Educação Cidadã – www.recid.org.br – o advogado Gustavo Dandolini fala do custo médio aproximado de cada preso em Rondônia: R$ 1.388,00. Como o número é aproximado implica dizer que não se conhece oficialmente a planilha que apontou tal valor, mas não invalida o raciocínio. Para compor o custo, ainda que aproximado, entrariam a remuneração de agentesPOLÍTICA & MURUPI 20/01/09 - Gente de Opinião, deslocamentos, uniformes, atividades de ressocialização, serviços médicos, remédios, material de higiene pessoal, material de expediente e comida dos presos. E por que existe o tal “jumbo”? Alegam os familiares que os presos não recebem material de higiene pessoal. Mas no jumbo além de sabonetes, remédios, vão biscoitos, frutas, doces, etc. e que vão servir de moeda para tudo o que o preso precisar na cadeia. Seria o “jumbo” uma necessidade do preso ou imposição do sistema? Eis um ponto para se pensar. É por aqui.



04 – Penas alternativas
E já que o assunto é o sistema prisional, vamos mais à frente. Ainda na mesma entrevista o Dr. Gustavo afirma: “acredito que o problema começa na própria cultura das autoridades que pensam que a cadeia é a solução da violência no país. O Brasil é um dos dez países que mais prendem no mundo”, e avança no seu raciocínio ao dizer que “Considerando que a superlotação é fator desencadeador de inúmeros outros problemas que afetam o sistema, tenho que o problema carcerário começa na própria política criminal que privilegia a privação da liberdade em detrimento de outras medidas mais eficazes e também mais econômicas para os cofres públicos”. Em outras palavras, é mais fácil jogar o cidadão no calabouço que aplicar penas alternativas – e não apenas as cestas básicas – ajudando a recuperação do apenado e da sociedade com a prestação dos seus serviços gratuitos. Eis outro ponto para análise.



05 – Amorim dá uma receita 
POLÍTICA & MURUPI 20/01/09 - Gente de OpiniãoLiberdade monitorada no sistema prisional de Rondônia, e aplicação imediata de cerca de R$ 8 milhões, em caixa, liberados pelo Depen, são propostas feitas pelo deputado Amorim, para melhoria funcional dos presídios, incluindo o Urso Branco. Para ele, a liberdade monitorada, seria aplicada aos presos com bom comportamento, dentre outros critérios a serem discutidos pela Vara de Execuções Penais de Porto Velho. E para entrar no programa o preso teria que freqüentar sala de aula – no período da noite – e, em parcerias com entidades e iniciativa privada, buscar um posto ocupacional. "Seria na prática, a implantação de um programa de ressocialização. O deputado Amorim sabe o que fala. Membro da CPI da carceragem pois conheceu a prisão pelo lado de dentro. Opinião e receita que precisam ser levadas em conta.



06 – Birrinha está de volta 
POLÍTICA & MURUPI 20/01/09 - Gente de OpiniãoFalar de sistema prisional não é a minha praia e toda essa conversa de hoje tem um propósito. Há 15 dias 17 bandidos de alta periculosidade retornaram a Porto Velho e devem ser os primeiros clientes do presídio federal. Informação guardada a sete chaves, Birrinha e os outros 16 bandidos que haviam sido transferidos para os presídios federais estão na “tábua de pirulito” conhecida como sistema prisional de Rondônia – no Urso Panda – esperando a hora de entrarem para a história como os primeiros clientes do presídio federal. A transferência dos apenados deve fazer parte do acordo entre o governo de Rondônia e o Ministério da Justiça para utilização do presídio federal em administração conjunta. Até lá, todo o cuidado é pouco.



07 – Cassol no PSDB 
Salvo problemas incontornáveis de última hora, os tucanos se preparam para receber em seu ninho com pompa e circunstância o governador Cassol. As conversas se adiantaram durante o final de semana e hoje pela manhã em Manaus. As propostas só não estão mais adiantadas em razão de alguns interlocutores que querem tirar proveito da situação colocando-se como o “pais da matéria”. O nome do Cassol já foi plenamente deglutido pelo alto tucanato, que vê com bons olhos a sua entrada no partido, fortalecendo o palanque para José Serra em 2010. O prego está batido faltando apenas virar a ponta mas, o PSDB está não quer interlocutores. Quem fala é mesmo Cassol. E os tucanos trazem uma novidade, Rondônia, Acre e Amazonas estão traçando uma estratégiaPOLÍTICA & MURUPI 20/01/09 - Gente de Opinião comum de apoio ao candidato Serra que envolve a possível fusão de 2 ou 3 partidos ao PSDB – o PV, o PPS e o DEM – e sem perder de vista o PMDB.



08 – Cassol no PSDB II
Não adianta tentar levar no grito. Uma figura bastante conhecida está tentando tumultuar o jogo mas os tucanos de alta plumagem já identificaram a manobra. A decisão sobre a entrada do Cassol interessa ao partido mas, passa pelo diretório regional. Atuando no sacrifício, desde que retomou o comando da legenda, Hamilton Casara continua sendo o tucano fiel e o grande avalista de todas as decisões partidárias. Conhecedor profundo do jogo estadual e com apoio do alto escalão, Hamilton faz a ponte entre a liderança do Norte com Artur Virgílio e a de São Paulo com o deputado federal José Aníbal, rondoniense de Guajará Mirim, radicado em São Paulo e voz de peso no partido. Pode cair do cavalo quem aposta na queda do Casara.



09 – FeBeACon
Com tanta coisa grande por fazer e o Congresso se apequena. Não é que um velho deputado baiano, o Edson Duarte resolveu entrar no negócio da televisão e rádio? Pois é. Mas o Edson não quer ser um Silvio Santos da vida. Nada disso. Seu projeto torna o estado sócio majoritário das emissoras de TV ao prever que “ a cessão de espaço na grade horária das emissoras de radiodifusão, inclusive de televisão, dependem para sua validade de prévia anuência do órgão competente do Poder Executivo e implica no recolhimento em favor da União de montante equivalente a sessenta por cento do valor total do contrato de arrendamento”. Ora, ora, calma lá seo baiano. Quéquéisso meu rei? Quem tem uma concessão de rádio e ou TV, paga por ela e tudo é feito dentro de regras da agência reguladora. A partir daí só tem que cumprir a lei.



10 – Butantã em polvorosa
"Diante do que vem acontecendo, eu terei que colocar para a bancada que ele, do mesmo jeito que me apoiou, terá que entender que diante dessas pendências jurídicas que persistem e da candidatura do senador Sarney, acredito que a candidatura dele deve prevalecer". Quem falou isso aí foi o senador Garibaldi Alves. Falou agora, mas poderia ter falado no momento seguinte ao lançamento da sua candidatura de mentirinha. Se conheço bem o Sarney, o Lula e o PMDB, Tião Viana está frito desde quando o Renan – o bicho é tinhoso – entrou na luta para varrê-lo do mapa. Mas, em política nada existe que não possa ser contornado. Tião sabe que o seu prêmio de consolação está reservado. Quanto ao Raupp, bem...é só aguardar. 

Fonte: Léo Ladeia / www.gentedeopiniao.com 
leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)