Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 19/02/10



Frase do dia: 

"É uma situação vexatória para um governador de estado."– Thiago Bouza advogado de José Roberto Arruda preso na PF numa sala simples de 16 m2. 

01-A renúncia da renúncia
Paulo Octávio, vice enrolado do governador preso Arruda, sabia que estava pela sete. Iria renunciar mas, depois de falar com Lula, renunciou à renúncia. “Na próxima semana, decisões importantes poderão mudar a vida de Brasília. Por isso, apesar de ter a carta pronta, já entregue à líder do meu partido, Eliana Pedrosa, aguardo mais alguns dias como me recomendou o presidente Lula”. É claro que alguém iria desmentir o Octávio e o ministro Padilha fez o esperado.    

02-Enredo enrolado
Não faz sentido. O líder do DEM, Agripino Maia aconselhara a renúncia a Paulo Octávio. “Conversou comigo e o meu conselho foi que renunciasse”. Com Lula desmentindo o conselho para que ficasse, foi a vez de Paulo Octávio dar um ré de fasto dizendo que houve um erro: Lula não disse o que ele disse que Lula havia dito. Afinal, quem disse o que a quem? Lula não quer a intervenção nem que Paulo Octávio se afaste do DEM mas não pode tornar público. O ideal é manter a desarmonia e o enredo vexatório com o DEM sangrando na avenida. 

03-A guerra de “sem”dias
A “tchurma” que anda à caça do voto preparou as baterias, mirou em Extrema e...chabu! De mamando a caducando todos querem e apoiam a emancipação do distrito e foi aí que porca torceu o rabo. Político não pratica o “ganha-ganha” e se há convergência no interesse coletivo somem o debate e o político. Armas para a “Guerra de Extrema” foram ensarilhadas e os políticos arquivados. 

04-Ajustando o astrolábio
Quando todos usam GPS até em celular o PT usou o astrolábio para metas do programa de governo da Dilma: jornada de trabalho para 40 horas, reforma tributária que reduza impostos indiretos, seja progressivo, favoreça a produção, seja racional, foque grandes fortunas e compromisso com o polêmico PNDH-3. A voracidade estatal, os lucros dos bancos e o inchaço da máquina no governo Lula levam a crer que isso é só papo. Fica tudo como está ou cresce pra trás. 

05-Dois pesos, duas medidas
A Prefeitura de Porto Velho abriu guerra contra abusos das agências bancárias e promete até fechar as recalcitrantes. Du-vi-dê-o-dó! Ninguém tem coragem de enfrentar os bancos no Brasil. Por outro lado a Anvisa abriu guerra contra as farmácias e diz que vai punir as que deixarem produtos ao alcance de clientes. E vai mesmo, creio. A maioria das farmácias são pequenos estabelecimentos, sem a força da grana dos bancos, os grandes financiadores das campanhas.   

06-Te cuida Valverde
"Todas as vezes que alianças foram impostas nacionalmente por mecanismos de coerção os resultados foram danosos", disse Renato Simões do PT, abrindo espaço para dar à Executiva do partido plenos poderes para fazer o que quiser nas alianças regionais. "Temos de respeitar as peculiaridades regionais, mas haverá um esforço para construir a maior unidade possível”, confirmou José Eduardo Cardozo, secundado por Humberto Costa e Jilmar Tatto. Que peligro! 

07-Te cuida Confúcio
O maior cabo eleitoral da ministra Dilma meteu o pé na garganta e avisou: “A gente tem que resolver o problema nacional, depois os estados. Mas se em algum estado não tiver possibilidade de construir uma aliança, o que vai acontecer é que o presidente da República não participará da campanha naquele estado”. Ou seja o que está posto pode ser disposto e o pau que dá em Chico dá em Francisco. Barulho ou música para Raupp e Sobrinho? Sei lá.    

08-Vendendo água
Lendo a matéria sobre roubo de água brasileira por navios – bobeira – parei no estudo do IEDI sobre a indústria nacional. Os emergentes, usaram nos últimos 25 anos a indústria como forma de desenvolvimento e o Brasil, pôs as fichas no modelo agrícola. Entre 1972 e 1980 nossa indústria participava com 30% para a nossa riqueza mas, em 2007 encolheu para menos de 24%. Como é preciso muita água para soja e boi, sem que seja agregada aos custos de produção, o tal roubo de água por navios – se existe – é refresco. Tal como nossa indústria.

09-Nadando de braçada
A PEC que trata da redução da maioridade para 16 anos, ganhou um gás com a notícia de que o assassino do menino João Hélio foi solto e está no programa de Proteção a Menores Ameaçados de Morte. Demóstenes Torres que propôs um substitutivo, irou: “É a defesa completa do marginal. Proteger o criminoso, ao invés de proteger a família da vítima. O governo não deixa a gente mudar o ECA e enquanto isto a marginalidade continua nadando de braçada.” Realize: a mãe andando na rua e se encontra na rua com o assassino do seu filho...E aí? 

10-Ciro Gomes – terceira via?
Um bem humorado Ciro Gomes foi o âncora do programa do PSB. Diferente do turrão estilo bateu-levou, Ciro se posicionou como o presidenciável da terceira via. Mostrou bom conhecimento de Brasil mas, não esqueceu sua ligação com o Nordeste. Para quem tinha alguma dúvida, Ciro largou a bomba da eleição de São Paulo com os paulistas. Elogiou Lula mas, disparou o dardo: “Esse clima de Corinthians e Palmeiras, de Fla-Flu partidário, que leva o cidadão eleitor a votar no partido A com medo do partido B e não pelas suas propostas, e vice-versa, é ruim para o Brasil e muito arriscado para o projeto que estamos construindo”. Ciro na disputa presidencial ajuda a Dilma. Mas, até quando? 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)