Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 18/01/08


POLÍTICA & MURUPI

Frase do Dia
"O que está havendo é um movimento natural de capitais em ativos, no mundo todo. Na verdade, todas as bolsas estão caindo." – Mantega tentando explicar ou entender a crise financeira mundial e se enrolando todo.

Pauta Política de 01 a 10

01-O cemitério sem túmulos:
E agora? Como fica a cara do espertalhão que comprou as madeiras e incentivou a invasão do “cemitério sem almas”. Foi dar uma de coveiro para faturar o defunto e exumar os votos e se deu mal. O aprendiz de coveiro vai se enterrando sozinho. Mas para ajudá-lo, a Prefeitura deu uma mãozinha com uma nota da Semur, esclarecendo que para iniciar a construção que o agitador reclama, é necessário que o terreno seja evacuado. Tradução: Se tentava ajudar, o ligeirinho acabou atrapalhando a vida do povo. Aliás ele está se tornando um especialista em trapalhadas. Lembram do rei Midas? Tudo o que tocava virava ouro. O ligeirinho parece. Tudo o que toca vira caca.

02-O cemitério com túmulos:
De novo o ligeirinho vai tentando garimpar os votos e para variar, se dando mal. Escolheu de novo o local errado para uma outra invasão. Seguinte: como a turma já estava lá, era só avançar mais um pouco. Avançou e deu errado de novo. Invadiram agora o local onde existe realmente um cemitério, numa área que é tombada pelo IPHAN. O ligeirinho vai ficando desacreditado e os “amigos-do-quanto-pior-melhor”, idem. Agora sim, seria vez da reclamação, pois a área tombada foi invadida. E aquele velho amor cantado em prosa e verso pelos amigos para onde foi? Será que está no bolso do ligeirinho? Com amigos assim, quem precisa de inimigos?  
 
03-Moto-táxi - problema e não solução:
O protesto do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas do Estado de São Paulo complicou hoje pela manha o trânsito em vários pontos de São Paulo. São quatro pontos de paralisação deixando o trânsito um caos. Os motoboys querem o reconhecimento da profissão, mas o nó é o transporte alternativo feito por motocicletas. Seja numa cidade pequena ou grande como São Paulo, o moto-táxi tem se mostrado um problema a mais e não solução. E ainda tem gente que quer ver este serviço implantado em Porto Velho. É um pepino sem tamanho e cresce como praga. Se instalarem não vão poder acabar mais. Já pensou Porto Velho cheia de mototáxi, sem fiscalização...

04-Brasil – o país dos impostos:
POLÍTICA & MURUPI 18/01/08 - Gente de OpiniãoAs bolsas da Ásia e Europa fecharam em alta e os problemas da economia nos EUA crescem. O ex-presidente do Banco Central, Carlos Langoni, falou sobre o assunto hoje na Jovem Pan e disse, ainda, que o Brasil chegou ao limite técnico e político da carga tributária. “Uma coisa é aumentar arrecadação em função de uma ampliação da base tributária em decorrência do crescimento da economia. Outra coisa é continuarmos convivendo com essa estrutura tributária totalmente obsoleta”. Quando todo mundo pensava que uma reforma tributária poderia aparecer, a cacetada veio firme. E Rondônia ajuda a piorar com o tal fundo inconstitucional para a polícia. Na verdade, o “fundo anti-carnaval”.

05-“Tomando de conta” para o PT:
Édison Lobão, disse que não aceitará ingerências e ordens de como agir depois que assumir o cargo e que mesmo não sendo um técnico, tem a autoridade para governar além de não estar agastado por Dilma Roussef preferir por outro nome. Papo de Lobo. D Dilma não é Chapeuzinho Vermelho. Segundo Lobão, Lula deu-lhe “absoluta liberdade para gerenciar o ministério,” mas avisou: “Cuidado na indicação das pessoas para cargos técnicos.” O Lobão, como é comum nos lobos, saiu de fininho e passou na sala da D. Dilma Ruchefe para tomar a bênção e bater o cartão. Pelo que se vê, Lobão vai ficar de “tomador de conta”. O ministério não é porteira fechada. 

06-Boi de piranha:
O senador Artur Virgílio do Amazonas disse que entra na briga para ser candidato a presidente. Picado pela mosca azul não foi. Não é o seu estilo. O que quer então o senador? Diplomata de carreira e uma das vozes mais contundentes da oposição, o senador é homem de acordos e aí pode estará explicação. Ao lançar-se nessaa disputa, obrigará a todos os outros se submeterem à mesma regra do jogo e o PSDB terá que votar internamente para saber quem será o indicado, além de tirar do foco de ataques, os dois nomes em condição de disputa real – Serra e Aécio. Da convenção sairá sem desgaste o nome de Serra ou Aécio. Artur age como homem de partido. 

07-Descrédito total:
Pesquisa do Instituto Gallup para o Fórum Econômico Mundial mostra que 8% dos consultados confiam nos políticos. Na média mundial, 60% dizem que eles são desonestos, mas, na América Latina, vai para 77%, mesmo em países cujos presidentes têm alta popularidade como  Bolívia, Colômbia e Venezuela.  Segundo o Gallup, o levantamento representa o ponto de vista de cerca de 1,5 bilhão de cidadãos de todo o mundo. O Brasil não entrou na pesquisa, vai ver que não era necessário. Por aqui a coisa já é bem conhecida pelos institutos tupiniquins, tidos como respeitáveis e os tabajaras – aqueles do tipo pagou publicou.

08-Oração de São Francisco em alta:
Com a tarefa de acalmar a base aliada antes do fim do recesso parlamentar, dia 11 de fevereiro, o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, está percorrendo a Esplanada para tentar acertar com os demais ministros a nomeação para cargos federais nos estados. Ontem, ele esteve com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, mas não saiu da reunião muito animado, diante do argumento do colega de que muitos cargos são inegociáveis. Para defender o aumento de impostos do governo, os aliados já avisaram que querem ver seus pleitos atendidos pois é dando que se recebe. Amém.

09-Direito reprovado:
Por determinação do MEC, 26 cursos particulares de direito cortarão 6.323 vagas a partir do próximo vestibular. São cursos que receberam notas baixas no exame do MEC que avalia alunos do ensino superior. O corte de vagas foi definido em um acordo entre as instituições e o MEC. O acerto prevê ainda melhorias de infra-estrutura, ampliação de bibliotecas, contratação de mais professores em regime integral e aumento da titulação do corpo docente, entre outras medidas. Daqui a um ano as faculdades serão reavaliadas. Certo o MEC em acabar com a farra e mais certo estará se a redução for mesmo para valer e por mais tempo. Já temos advogados em número suficiente. O Brasil precisa de mais médicos, engenheiros, técnicos, dentistas, apesar do respeito que temos pela classe de advogados. Mas o foco precisa ser revisto

10-Oxigênio para o gás:
Na última quarta-feira, os reservatórios de água das usinas hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste desceram a 44,8% de sua capacidade, tocando no limite de risco. Abaixo desse ponto o governo deve diminuir a geração nas hidrelétricas para conter o esvaziamento. Em 16 de janeiro do ano passado, esses reservatórios estavam com 67,6%. Em tese, quando o nível de risco dos reservatórios é atingido, é feito o acionamento das termelétricas. Com mais energia termelétrica produzida, as hidrelétricas são poupadas e o esvaziamento dos reservatórios é contido. Por aqui o gás na porta e nós sem gasoduto. Continuo berrando: Gasoduto Já!

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Política & Murupi - Dançando na chuva

Política & Murupi - Dançando na chuva

Depois de dançar na chuva e ser zoado por abandonar o Rio Grande do Sul à própria sorte, o competente PT de uma só tacada virou o jogo e domina o fa

Política & Murupi - Pra baixo todo santo ajuda

Política & Murupi - Pra baixo todo santo ajuda

Para quem gosta de bater bumbo e ver vantagem até se a inflação aumenta e os preços disparam como fez Dona Leitoa da GNews, eis o suco econômico bra

Política & Murupi - Adivinhando o passado

Política & Murupi - Adivinhando o passado

As rendeiras e pitonisas de ocasião estão mexendo seus bilros e metendo a faca no tronco da bananeira para descobrir o nome que vai “tomar de conta”

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Segue firme a lacração de seres masculinos e femininos contra a médica que sofreu agressões do filho do Sêo Lule, que nada tem com o comportamento d

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)