Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 17/05/09


 

 

Frase do dia:

"Imagine se o senador ACM, se a providência divina assim permitisse, entrasse aqui agora. Ele não ia entender nada: eu criticado por vocês e elogiado pelo PT."– Heráclito Fortes para o PSD, relutando em ler o requerimento para instalação da CPI da Petrobrás. Logo em seguida, o barraco.

 

01 – A CPI da Petrobrás by PSDB I

POLÍTICA & MURUPI 17/05/09 - Gente de OpiniãoDesculpem-me amigos mas, passei da idade de acreditar em Papai Noel, principalmente no mês de maio e mais ainda, quando a política está no meio. Quinta feira, sessão morna no Senado Federal que naquele momento era presidido Heráclito Fortes do DEM. De repente, como um pé de vento o PSDB derrubou uma casa de caba e a sessão pegou fogo. Claro que o “Marimbondo de Fogo” não estava presente, pois não preside sessões de besteirol parlamentar. Com seu estilo inconfundível, Artur Virgílio cobrou a leitura do pedido de instalação das duas CPIs da Petrobras. A nova e a velha que repousava numa gaveta há muito tempo. Heráclito roeu a corda, e a Senadora Serys encerrou a sessão.

 

02 – A CPI da Petrobrás by PSDB II

POLÍTICA & MURUPI 17/05/09 - Gente de OpiniãoAo que parece, ou a coisa foi adredemente preparada por Artur Virgílio ou Heráclito não sabia que teria que segurar o rojão e o barraco provocou o racha entre o DEM e o PSDB Serys havia encerrado a sessão mas, Artur Virgílio tentou tomar a presidência: “Quero ver quem vai me tirar daqui!” Os microfones foram desligados e o pau continuou rolando: "Não digo que estou traído, mas estou decepcionado com tudo que estou vendo aqui. Eu entendo que o senador Heráclito agiu diferente do que eu o vi agir ao longo da sua vida pública", disse Arthur Virgílio. Como os trâmites foram cumpridos, a leitura ficou para a sexta feira, com Perilo do PSDB de plantão para cumprir o papel de vice-presidente. Clique e ouça áudio.

 

03 – A CPI da Petrobrás by PSDB IV

POLÍTICA & MURUPI 17/05/09 - Gente de OpiniãoSexta feira, sessão morna, o pedido de instalação da CPI foi lido e as manchetes sobre a derrota do governo estampada em todos os jornais. Do respeitado Josias de Souza, saiu o artigo mostrando um PSDB estilo Mr. Hyde. Por favor, menos. Uma vez tucano, sempre indeciso. Não dá para trocar o estilo como quem troca de roupa. O governo tem canhões e tratores para derrubar qualquer CPI e, apenas uma vez foi derrotado, – caso da CPMF –não pela oposição e sim pelo fogo amigo do PMDB. E por que o governo não usou seus canhões? Primeiro porque o assunto da CPI é público: sonegação a partir de diatribes contábeis. A senha foi dada por Sarney que no dia anterior disse que não barraria a CPI.

   

04 – A CPI da Petrobrás by PSDB V

POLÍTICA & MURUPI 17/05/09 - Gente de OpiniãoHá poucos dias Temer e Sarney foram a Lula com um pedido de ajuda para retirar o foco da imprensa do Congresso que, avariado, fazia água todos os dias. Lula aquiesceu – não dá para governar sem o Congresso – e, sem ser questionado, disse que era “hipocrisia” a farra da imprensa com a farra das passagens. A partir desse ponto, a imprensa diminuiu o ataque mas, o Senado continuou fazendo água e nem a “proposta indecente”da FGV fez estancar a sangria. Como desviar o foco sem atingir o Planalto? Uma portentosa CPI com jeito de coisa grande mas, na verdade pequena pelos resultados que possa colher. Lula chamou o PSDB de “irresponsável”. Pode-se imputar muita coisa ao PSDB, menos isso.

 

05 – A CPI da Petrobrás by PSDB VI

E qual a parte que cabe ao PSDB nesse latifúndio? O PSDB precisa ter cara de oposição, não pode se envolver em escândalos – o caso Yeda Crusius está circunscrito ao RS – e o mais importante: o PSDB vai precisar fazer caixa para a campanha eleitoral e uma parte do PMDB deve estar ao lado do Jose Serra. O jogo de cena para composição de cargos já começou e por aí começam os primeiros acertos. Nem governo nem oposição querem detonar a Petrobras. Querem só a bandeira. Para o governo, concordar com a instalação dar CPI, sabendo de antemão quais serão os seus resultados, é angariar algo que Dilma Roussef carece junto à opinião pública – “fair-play” – além de retirar das cordas o aliado Sarney que até agora agüentou o tranco mas que já está a ponto de jogar a toalha.POLÍTICA & MURUPI 17/05/09 - Gente de Opinião 

 

06 – Falando nisso...

Boatos circularam em Brasília durante o fim de semana, dando conta de que o presidente José Sarney estava para deixar o cargo apresentando a sua renúncia durante a próxima semana. Por trás dos boatos estariam em primeiro lugar a saraivada de balas disparadas pela imprensa que a cada dia noticiaria apenas as mazelas, sem dar cobertura às ações que vem sendo produzidas para solucioná-las. Sarney estaria particularmente irritado com a repercussão negativa que teve a proposta apresentada pela FGV. Não morro de amores por Zé Sarney mas, não lhe nego duas virtudes: é um democrata que agüenta críticas, por mais ácidas que sejam e é um dos poucos nomes em condições de comandar a reforma estrutural que o Congresso precisa enfrentar. Se não por outras razoes, pela experiência.

 

07 – Até porque... 

Sarney tem uma grande parcela de culpa no ocorre nos bastidores do Senado, mas não está como nunca esteve sozinho. Sua tropa de choque é composta de velhas e espertas raposas e que desafiam quaisquer investigações que se apresentem. O problema maior agora é que “o pote tantas vezes vai à fonte que um dia quebra”. E quebrou.  O escândalo dessa semana envolve o enrolado Efraim Morais. Nos últimos quatro anos, Efraim foi o primeiro-secretário da Casa. Na sua gestão, milhões de reais sumiram e muita gente ficou milionária. A Veja traz a última do Efraim: o senador paraibano mantinha um pequeno exército de 52 cabos eleitorais, oficialmente contratados para trabalhar no Congresso. Dizer que ninguém sabia é subestimar medianas inteligências. Vai lá Sarney. Queima.

 

08 – Guerra de números

Cassol de um lado promete seu “milhão” para Rondônia. Roberto Sobrinho, outro “milhão” e, cá pra nós, que roça é essa que produz tanto? Parte está aqui mesmo em Rondônia mas, a semente é de Brasília. Olhando-se a planilha de obras do Cassol, por “recursos próprios”, entenda-se a arrecadação do imposto gerado pela economia, que deu um salto, com o apoio maciço do governo federal que abriu as burras e despejou dinheiro no estado, quer de forma direta, quer pela ação da bancada federal. Sobre Roberto nem é preciso lembrar que dinheiro e apoio de Lula nunca faltaram. Claro que a planilha oculta dados sobre o que já está em andamento, mas o ano é eleitoral, ambos marcam território e curau está assegurado. Agora é correr da sala para a cozinha para não perder o ponto.

 

09 –Cavalgada x bom senso

POLÍTICA & MURUPI 17/05/09 - Gente de OpiniãoParodiando o General da Banda do Vai Quem Quer, Manelao, “para alegria de muitos e tristeza de uns poucos”, vai acontecer a cavalgada da Expovel com, – basicamente – as mesmas regras dos anos anteriores, a partir de agora explicitadas em sentença judicial. Venceu o bom senso na luta contra a burocracia pseudo-normativa, abrindo-se o espaço para que as manifestações populares – quaisquer que sejam – passem a ser entendidas e aceitas pelos organismos que deveriam em tese, promovê-las, incentivá-las e apoiá-las, ainda que a contragosto. Desde 1988, com a Constituição Cidadã, é proibido proibir e, no caso específico, vale a releitura do artigo 5º para não mais encherem o saco. Coisa chata.

 

10 – Dois olhares sobre a Amazônia

POLÍTICA & MURUPI 17/05/09 - Gente de OpiniãoO senador Cristovam Buarque que participou da vigília pela preservação da Amazônia, pediu investimentos pesados em ciência e tecnologia e disparou: ”O Brasil se transformou em um imenso crematório. A cada minuto queimamos seis estádios de futebol de florestas e jogamos fora da escola 60 cérebros de crianças”, lamentou. Já Valdir Raupp defende a criação do Ministério da Amazônia e disse que a região, que detém 60% do território nacional, com incontáveis recursos naturais, precisa ter mais atenção do governo. Raupp tem um projeto – 342/08 – para uma espécie de moratória para cessar o desmatamento. “Com o desmatamento zero, acredito, em dez anos se criaria uma consciência ambiental na população, possibilitando o crescimento sustentável”. De cara, apoio as duas.

 

Léo Ladeia / www.gentedeopinião.com.br  / www.opiniaotv.com.br

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)