Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 15/07/10


 

Frase do dia:

“As aparências não enganam. Quando você vê um fato vestido de absurdo, há enorme probabilidade de que ele seja o que parece.” Jornalista Josias de Souza sobre a criação de mais uma estatal – a EBS – e seus cabides de emprego pelo governo.

 

01-Bobagem legalizada

Sou contra castigo físico em crianças mas, concordar com a maluquice de se firmar isso em lei é absurdo. O governo federal vai enviar ao Congresso, projeto de lei que prevê punições para quem aplicar castigos corporais em crianças e adolescentes. A idiotice já recebeu a primeira palmada. O Coordenador da Infância do TJ-SP, assessor do ministro Cezar Peluzo no CNJ diz: "A violência tem que ser tratada enquanto educação. Não adianta ameaçar os pais para que parem de bater. Que se eduque a nova geração, que dá resultado muito maior." A “tchurma” não desiste nunca. O negócio é controlar tudo.

 

02-Cabide olímpico

A “tchurma” resiste, insiste e não desiste. O governo usou a lei de calamidade pública para abrir o guarda-roupas e pendurar cabides de emprego, sem concurso ou quantidade de cargos definida. Faltando seis anos e para evitar atrasos os cabides já são usados para quantas pessoas quiser, pelo critério, tempo e salário que der na venta. O jeitinho foi feito por um projeto de lei criando a APO-Autoridade Pública Olímpica e utilizando-se a lei de calamidade pública, que permite fazer nomeações temporárias em casos como crises no sistema de saúde e outras situações de emergência e agora, atrasos de obras.

 

03-Bolsa esmola ou bolsa família?

Gilberto Dimenstein, criador da ONG Cidade Escola Aprendiz, é um jornalista ligadíssimo ao tema educação e, em artigo, relembra os velhos tempos da criação do Bolsa-Família. É incrível o que pode fazer a propaganda eficaz. A mentira já foi contada e aceita mas, a Dimenstein insiste na tecla. Apropriar-se de uma idéia, desrespeitar o direito autoral é tão abjeto quanto qualquer roubo. "Uma mentira muitas vezes repetidas, torna-se verdade", disse Joseph Goebbels. "A verdade não pode escandalizar", disse Marilena Chauí. O PT chamava o bolsa-escola de bolsa-esmola, diz Dimenstein.  O artigo está disponível aqui.

 

04-Para quem prega a ressaca

Muita gente tem falado sobre a ressaca pós usinas em Porto Velho mas, pouca gente se dá ao trabalho de olhar algo que não seja o próprio umbigo. A Odebrecht prevê investir mais de US$10 bilhões no Peru nos próximos 5 anos principalmente em hidrelétricas. Os planos de investimento vão de energia, rodoviário, portuário e são os mais ambiciosos no país, disse Jorge Barata, superintendente da unidade peruana. A Odebrecht vai construir três hidrelétricas no Peru entre 400 e 825 megawatts e já tem a concessão de uma delas. Em novembro um trecho da Rodovia Transoceânica será concluído e Porto Velho estará no meio do caminho. Mas as vuvuzelas da desgraça continuam sendo tocadas.

 

05-Pé na estrada

Enquanto a maioria dos candidatos assentou praça em Porto Velho, tucanos e petistas tomaram o caminho da roça. Na manhã de hoje um comboio saiu de Porto Velho com 60 carros para rodar o interior, visitando todos os municípios. Vão encontrar os tucanos que já meteram o pé na estrada há algum tempo. E quando os governistas e peemedebistas resolverem seguir o mesmo caminho faltará estrada e sobrará poeira. Lembrei a técnica usada pelo deputado Amaury. Sem grana, ia atrás da comitiva do Cassol comendo pó. Quando a poeira baixava ele surgia na casa do eleitor na velha e lenta camioneta. Pedia água, reclamava da poeira, do excesso e pressa dos carros. A identificação era imediata.

   

06-Fuçando e embromando

“Meu sigilo já foi quebrado duas vezes e a corregedoria não fez nada. Vou esperar, mas não tenho esperança”, diz Eduardo Jorge Caldas Pereira, vice-presidente do PSDB, que teve seu sigilo fiscal quebrado e divulgado como o dossiê retratado pela revista Veja. Para o secretário da Receita, uma certeza: "Houve diversos acessos, por vários funcionários, que estão sendo investigados. Sei dia, mês, hora e a máquina em que foram feitos os acessos. As informações estão protegidas por sigilo, até mesmo para não condenar inocentes". Logo, EJ não é inocente. Para ele, a Receita está “embromando” e “tentando encobrir”. Uma certeza: até a data das eleições ninguém vai saber quem fuçou os dados. A lição do caseiro Francenildo foi aprendida. Fuçar, sempre. Revelar, jamais.  

 

07-Um pouco mais do mesmo

O deputado Raul Jungmann vai representar no MPF contra o secretário-geral da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, por crime de prevaricação. O secretário disse a uma comissão do Senado que já sabe quem acessou os dados fiscais do secretário-geral do PSDB, Eduardo Jorge, mas que vai aguardar a conclusão da investigação para apresentar a denúncia, o que pode ocorrer somente depois da eleição presidencial. Para o deputado, se o secretário já identificou a pessoa, não cabe aguardar para denunciá-la. O prazo total para a conclusão da investigação é de 120 dias. "Se ele sabe quem é, tem obrigação legal de denunciar. Vai esperar a eleição passar?" Acho que vai deputado. Acho que vai.

 

08-Lula desafiando a lei

"Eu não tenho por hábito desafiar nem o mais humilde dos brasileiros quanto mais uma legislação que nós mesmos criamos no Congresso Nacional" disse Lula. "Eu fiquei quase que na obrigação moral de dizer que quem tinha começado a trabalhar a questão do trem-bala, a começar o projeto, a discutir, tinha sido a companheira Dilma. Possivelmente não devesse ser eu a ter falado, tinha outros companheiros (...). Mas o dado concreto é que você como jornalista sabe que foi ela que começou, foi ela que trabalhou, foi ela que organizou, foi ela que fez todo o trabalho para que a gente pudesse ontem publicar o edital do trem-bala. Se eu cometi um erro político eu peço desculpas, mas a intenção era apenas o reconhecimento histórico de quem trabalhou para concluir uma coisa." Pisa, repisa, desafia, desrespeita, tergiversa e o TSE quieto. Na moita.

 

09-Um pouco mais disso aí

Um dia após o presidente Lula promover sua candidata Dilma Rousseff em ato oficial, a candidata Marina Silva bateu colocado mas, com toda doçura ao dizer que ele não pode usar sua popularidade para burlar a lei eleitoral. Sem citar nomes, Marina cobrou respeito à legislação, que impede propaganda eleitoral em eventos de governo. "Nós que somos pessoas públicas devemos ter total observância da lei. O fato de ser mais aceito pela população, de ser carismático, não nos dá direito a extrapolar a legislação.O exemplo tem que vir do alto. Sou muito favorável à ideia de que quanto mais amigo do rei, mais alta é a forca", acrescentou. Marina chia, a gente chia, o 148 existe, o TSE existe, mas...

 

10-Vai tê qui tê diproma

A comissão da Câmara que discute a exigência do diploma para jornalistas aprovou a obrigatoriedade do diploma, derrubada pelo STF em 2009. A matéria ainda será votada em dois turnos antes de ir ao Senado. “A exigência de graduação em jornalismo e de registro do respectivo diploma nos órgãos competentes para o exercício da atividade profissional não constitui restrição às liberdades de pensamento e de informação jornalística” diz o texto. Não tenho e nem pretendo ter o diploma mas, sou favorável à exigência, desde que antes do diploma sejam alfabetizados, freqüentem a escola, façam os ciclos que antecedem a faculdade e saibam se expressar pelo menos na língua mãe. Pedir que desenvolvam o gosto pela leitura talvez seja pedir muito, mas seria desejável.

Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História  
 

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)