Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 15/04/10


 

Frase do dia: 

Com o dia 21 de abril se aproximando, acho que estão querendo brincar de Tiradentes com o meu pescoço” – Senador Hélio Costa sobre a aliança PT-PMDB em Minas Gerais

01-Sensibilidade social

Parentes das vítimas foram ao IML, identificaram os mortos e aí o estado mostrou sua cara. O burocrata exigiu documentos do morto, como se na hora da tragédia o “de cujus” só pudesse morrer com CPF e RG na mão. Ai, ai... Por aqui as famílias “desintegradas” juntaram “teréns” e acamparam no final da Rua Daniela. No Rio e aqui, a sensibilidade social é a mesma. O erro é invadir. Se o povo invade querendo morar – onde já se viu? – a natureza ou a justiça fazem a “desintegração de posse”. Brasil: Um país de todos? 

02-Sensibilidade na segurança

Que caô. Um preso com dor na barriga e outro com um corte no dedo chegam à noite na Ana Adelaide. Caso de urgência. Dedo cortado e dor de barriga podem levar à óbito. De repente o inferno: tiros e correria de doentes e servidores. Os presos coitados, dentro da lei. O diretor do presídio coitado, dentro da lei. Dor de barriga e corte no dedo! Atender na prisão? Erro médico. A Policlínica deve manter equipe de atendimento exclusiva para presos pois, diz a direção do presídio, preso tem prioridade. Brasil: Um país de todos? 

03-Sensibilidade na saúde

A propaganda oficial apregoou que o governo de Rondônia inaugurou uma unidade de atendimento médico no presídio, mas esqueça isso. O governo mais uma vez está certo. Atendimento básico é com as prefeituras. Para preso ou não. Médico na prisão, só para engrupir a “tchurma de direitos humanos”. Aí o governo age e mais uma vez age certo: doa ambulâncias. Para presos e não presos. Adoeceu em Vilhena, joga na ambulância e traz para Capital. Na prisão? Nada muda. É a mesma receita. Brasil: Um país de todos?

04-Hora de votar

Você já ouviu falar em ficha limpa, ou que voto não tem preço, tem consequência. Sabe de alguém que meteu a mão no dinheiro público, desviou, roubou, superfaturou, dirigiu licitação, etc. e fica indignado mas, por quanto tempo? As notícias se repetem com tanta frequência que você se anestesia e, como ninguém é punido ou devolve o que roubou, a sensação de impunidade se instala. Mas isso tudo muda com seu voto consciente. Só o seu voto pode transformar a pergunta ou lema de propaganda numa resposta afirmativa. Acredite: só a sociedade pode transformar-se. O Brasil pode vir a ser um país de todos!

05-De saúvas e marimbondos

Lembram-se da ferrovia Norte-Sul, gerada pela mente brilhante do Zé Sarney? Vai bem, obrigado, tocada pela Valec, estatal ligada ao “incomum”, sob suspeição do TCU e PF. É que o pobre menino rico, Fernando Sarney, teria puxado as cordinhas e embaralhado o proce$$o. A notícia está na imprensa exceto no jornal Estadão que se encontra há 258 dias sob censura determinada pela justiça, a pedido do puxador de cordinhas. Da saúva o Brasil se livrou mas, dos marimbondos... A praga começou no Maranhão e avançou.

06-Je ne regrette rien

Perto de deixar a presidência do STF, Gilmar Mendes, em francês comme prévu, revelou o sentimento da sua alma nesse instante. O que o levou a dizer que não lamenta ou se arrepende de algo ao sair de cena? A certeza de que agiu certo mesmo quando se pôs contra a corrente ou justamente o contrário? Sob o comando do Gilmar Mendes o STF passou muitas vezes de pedra a vidraça. E como não se pode voltar ao passado e consertar, o melhor é não carregar culpas. Je n'ai aucun regret. Sans regarder le passé.

07-Para quem gosta de pesquisa

Alvíssaras! Dilma encostou no Serra e, pelo critério de margem de erro, pode até estar na frente. Pronto. Se a pesquisa da Vox Populi já havia diminuído a diferença, a da CNT Sensus empatou e o Datafolha está numa sinuca de bico. Claro que ainda falta o Ibope. E a briga de resultados deixou não apenas o PT e PSDB eriçados como gatos acuados. Os próprios institutos estão atônitos vez que a metodologia está em cheque. Para mim o ideal seria fazer uma pesquisa sobre a pesquisa. Eu por exemplo, nunca fui pesquisado.

08-Metamorfose ambulante

Num mesmo discurso, dois momentos Lula: “Nós queremos é fazer com que esse país não volte atrás. ...nós não temos mais o direito de fazer isso com o país, não temos o direito. Todo mundo sabe o inferno que nós vivemos durante duas décadas nesse país”. Voltar atrás seria entregar a rapadura ao PSDB? Depois da pedrada, refrescou com “Isso não é obra de um governo, não é obra de dois governos” e matou: “Ao contrário daqueles que governam sabendo tudo, eu prefiro ser uma metamorfese ambulante... pra gente não fazer a mesmice e tentar inovar”. Só para saber: Será que isso aí tem cura?

09-Rumo ao Himalaia

“A cadeia quebra a espinha do cristão”, diz o Zé de Nana. Zé Panetone Arruda tá nessa. Fora da cadeia, quer sumir e fazer uma longa viagem para fora de Brasília. Um refúgio em que possa descansar sem ser reconhecido. Aí ficou meio difícil. Como ele não quer – ou não pode? – sair do Brasil, sobra o meião do Pantanal ou da floresta amazônica. Em qualquer outro local será reconhecido. Minha sugestão é escalar o Himalaia e mesmo lá ainda corre perigo. Mas como é chegado numa reza, estaria mais perto do ceu. Amém.

 

10-Abril vermelho: livre, leve e solto
Deu em nada o aviso e pedido de providência da Senadora Kátia Abreu. Sem ninguém para se opor, o MST até ontem já havia invadido 35 fazendas em cinco estados, além de três escritórios regionais do Incra em São Paulo, no Paraná e em Mato Grosso. “São 13 anos de Abril Vermelho e 25 anos de MST. É tempo suficiente para criminalizar esse movimento, que já atingiu a maioridade faz tempo”, berrou a Senadora. O curioso é que enquanto o MST barbarizava no campo, o incendiário Stédile, participava de audiência na Câmara dos Deputados, onde descia o pau de bater em doido em FHC e dizia que a eleição do Serra para presidente "seria o pior dos mundos para o MST". Ôpa! Boa idéia!

Fonte: Leo Ladeia / leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião no Twitter  /   YouTube
 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)