Porto Velho (RO) sexta-feira, 24 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 15/03


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do dia

 

“Deputado gasta muito verbo, mas gosta mesmo é de verba”. Do folclore de Brasília, valendo para o resto do país.

Pauta Política de 01 a 10

 

01-CIDADANIA – Trânsito:

Solicitar a indenização do DPVAT é simples e não precisa da ação de terceiros. A relação de documentos varia conforme o tipo de indenização pleiteada. Há, portanto, uma lista diferenciada de documentos para os casos de morte, invalidez permanente e despesas médicas e suplementares (DAMS). Em casos de acidentes com vítimas causados por veículos automotores, você já sabe: É obrigatório o pagamento do seguro DPVAT. Mantenha-se atualizado. Consulte o site DPVAT pela internet.

 

02-Acarajé azedo e com pimenta:

Depois de buzinarem no ouvido de Lula, para melar a indicação de Geddel Vieira Lima do mesmo PMDB deles, Renan e Sarney perceberam que já não estavam com a bola toda. Eram donos da banda do PMDB que já tinha dado sua carga de frutos. Lula fez o jogo e a aposta na hora certa. Esqueceu o Jobim, fortaleceu o Temer e deu o quinto ministério pedido, equilibrando o poder entre o PMDB da Câmara e o do Senado. E na hora de curar as feridas e o baiano Geddel fez sua parte. Ligou para os dois, convidou-os para sua posse e colocou o cargo à disposição. O acarajé estava ruim mas, foi servido em bandeja de prata. Um tapa com luva de pelica.

 

03-Quem é esse alfaiate Temer do PMDB?

Dele pode-se dizer muito. Anda na contramão, joga pesado, aposta alto, não tem medo de cara feia, é bom de voto e não tem a característica de unir o partido. Até pelo contrário. Mas terá essa tarefa pela frente. O trabalho envolve o entrosamento da bancada do partido nas duas casas do Congresso para a consolidação do apoio da base ao presidente. Lula não morre de amores por Temer, mas depende do sucesso dele junto ao partido, o que os torna parceiros. Temer terá que fazer um terno sem conhecer as medidas, começando pela bainha da calça e deixá-lo pronto para receber a faixa que Lula pretende colocar em 2011. Terá que ser algo mais que só um alfaiate

 

04-Cuidado com a carteira :

Está em análise na Câmara desde ontem, a proposta do segundo-secretário da Mesa, deputado Ciro Nogueira que aumenta a verba mensal para contratação de assessores.em 28,1%. Se for aprovada, cada deputado receberá a mais R$ 14,3 mil para contratar assessores que na maioria dos casos são cabos eleitorais, parentes, aquela caterva que nós sustentamos para nada. E tem muito mais coisa nisso. Um famoso jornalista recebe de um parlamentar que é considerado a bola da vez, a bagatela de R$28 mil por mês para abafar escândalos e apagar incêndio nas redações.

 

05-Salada mista e indigesta:

Tudo bem. Política é a arte de conviver com contrários e Lula parece que resolveu levar ao extremo a frase. Tarso Genro costurou a ida de Odílio Balbinotti para a Agricultura. Odílio é investigado pela PF, sob o comando do Tarso Genro.  Mas a vida pode ser bem pior para o Odílio e não por conta da PF, é lógico. É que o ministro Odílio é o maior plantador da soja transgênica que a Ministra Marina Silva tanto combate. Batendo cabeça com relação aos juros, Meireles do Banco Central e Mantega analisarão o mesmo gráfico como se estivesse de ponta a cabeça. Vá lá. Ministério é escolha pessoal do presidente mas, o Lula foi uma escolha coletiva do Brasil. 

 

06-Justiça ou chiadeira?

Setores da PF, a oposição da Câmara e a OAB vão ficar atentos à atuação do novo ministro da Justiça, Tarso Genro e, mesmo mantendo relações cordiais, pretendem cobrar as medidas não tomadas pelo presidente Lula, como a autonomia da PF. "Estamos fartos do uso político da PF. Não estamos fazendo pré-julgamento, mas estamos preocupados com a visão política que Tarso Genro possa ter em relação à PF", disse o presidente da Federação dos Delegados da PF. Contra Tarso fala o seu histórico político-ideológico e o temor por sua isenção no cargo.

 

07-Uma emenda pior que o soneto:

PSDB e PFL decidiram armar barricadas e travar o Senado caso Lula vete a emenda que proíbe a Receita Federal de autuar prestadores de serviço contratados por empresas como pessoas jurídicas. A proibição entrou no projeto de lei que criou a Super Receita por meio de uma emenda que levou o número três. O Ministério da Fazenda sugeriu a Lula que vete a emenda e o prazo expira amanhã. No afã de comer o pescoço do frango, o governo pode perder peitos e coxas que compõem o PAC. Aí o peixe mais caro do soneto emenda com o pior molho, ou algo do tipo.

 

08-Davi contra Golias:

Os pequenos partidos resolveram se unir e dar um toco nos grandões. Entram com uma ação pedindo que as sedes dos partidos saiam de prédios públicos e vão promover uma auditoria no estilo pente fino nas prestações de contas de todos os partidos. É a revolta dos nanicos em razão da volta da cláusula de barreira. Por aqui a luta é do Golias contra o Davi. O empresário Mario Calixto entrou com seis ações contra Rubens Coutinho, como o próprio Rubinho informa em seu site. Já eram esperadas, mas o Rubinho tem padrinho. E quem tem padrinho não morre pagão 

 

09-Uma questão de justiça e conforto:

Convenhamos, para um senador quase octogenário, viajar entre Brasília, Maranhão e o Amapá é terrível. Ceder espaço político, estando em plena atividade, seria o mesmo que jogar água no lago. Solução: Dividir o Maranhão ao meio. Uma parte só para o senador e sem mudar o nome. Norte e Sul, tal qual sua ferrovia. Fim de uma dor de cabeça, pois o ingrato Amapá quase n/ao o elege. Uma solução que quase nada custaria e o Brasil faria justiça dando um cantinho a quem tanto fez por ele. Só o nome é que poderia ser outro. Por exemplo: Estado José Sarney. Que tal?

 

10-Reproduzindo os Banzeiros do Zé:

“A chamada grande Imprensa descobriu e divulgou que o indicado para ser ministro da Agricultura, empresário e deputado Odílio Balbinotti(PMDB-PR) esta respondendo processo no STF. Ora, para uma pessoa ser indicada para um cargo de quarto escalão a Abin revira a vida do sujeito e para o primeiro escalão, não?”  O Zé surtou.  Quer acabar com a Abin ou esculhambar o primeiro escalão, Zé? Se investigarem deixa de ser primeiro escalão. Automaticamente.

 

[email protected]

 

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Política & Murupi - Política Nacional de Resíduos Sólidos

Política & Murupi - Política Nacional de Resíduos Sólidos

Em 2010, quando dela pouco se falava, o Brasil aprovou uma lei criando a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, que é um marco que trouxe e i

Política & Murupi - De há muito o Brasil carece, torce e pede por uma reforma administrativa

Política & Murupi - De há muito o Brasil carece, torce e pede por uma reforma administrativa

De há muito o Brasil carece, torce e pede por uma reforma administrativa para que o país possa caminhar de preferência dentro do que preceituam as t

Política & Murupi - Amanhã o sete de setembro se anuncia como algo estranho

Política & Murupi - Amanhã o sete de setembro se anuncia como algo estranho

Vivemos tempos estranhos. Sou do tempo em que as escolas públicas e as poucos particulares que existiam preparavam as suas fanfarras e tinham orgulh

Política & Murupi - A Câmara Federal aprovou mudanças no imposto de renda para empresas e pessoas físicas

Política & Murupi - A Câmara Federal aprovou mudanças no imposto de renda para empresas e pessoas físicas

A Câmara Federal aprovou mudanças no imposto de renda para empresas e pessoas físicas e antes mesmo da aprovação pelo Senado as cabas começaram a es