Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 13/09/2007


POLÍTICA & MURUPI

 

FRASE DO DIA

"O resultado da votação de hoje é uma vitória da democracia" – Renan Calheiros, o limpinho.

 

 

Pauta política de 01 a 10

 

01-Frustração:

Era como se a Argentina estivesse ganhando o jogo por 2 x 0 do Brasil. 40 minutos do segundo e qualquer brasileiro torcendo pelo improvável empate. 40 minutos, 40 mensaleiros, 40 votos e o Brasil perdeu. Renan provou que somos loucos, palhaços, mentirosos, enganadores, tudo o que lhe der na telha. Há poucos dias um idiota pregou o fechamento do Senado. Com tristeza, fico tentado a entrar na fila do idiota, pelo menos por hoje. Seria melhor perdermos todas para a Argentina. Perder para o Renan machucou. Deixou-nos a todos pequenos, insignificantes.

 

02-O PT tucanou:

Mercadante confirmou, a atuação do governo indica e analistas suspeitam que as outros cinco abstenções saíram do PT. O Mercadante se enrolou ao comentar o seu voto. "Eu não votei 'sim' porque a não me parece que esse parecer traga uma prova conclusiva de que a empreiteira pagou as despesas do senador. Eu não votei 'não' porque isso significaria arquivar essa denúncia, e eu acho que ela tinha que ser aprofundada para ser conclusiva. Eu me abstive porque considero que há três denúncias no Conselho de Ética que sequer foram apreciadas."

 

03-Sofisma presidencial:

"O Senado levantou o problema, fez o que tinha que fazer e chega o momento em que tinha que terminar", disse Lula.  Três erros numa só frase: Quem levantou o problema foi a imprensa, o Senado não fez o que tinha que fazer por culpa do governo e do regimento anacrônico e nada terminou:  Renan ainda será processado mais três vezes. "Eu acho que nós precisamos nos habituar a acatar o resultado das instituições a que nos submetemos", errou Lula de novo: Nós precisamos acatar e não produzir resultados nas instituições a que nos submetemos. Sofisma é uma mentira filosófica

 

04-Democracia relativa:

Por definição, democracia é o governo do povo, para o povo e exercido por representação pelo povo. Mas no Senado o que se viu não foi nada disso: lá é um feudo plutocrátrico exercido por compadrio. Ontem o Senado ficou menor. Do tamanho do Renan e seus compadres. Mas o povo não. O povo continua do tamanho que é, até porque o Senado não representa o povo e sim o Estado. As casas do povo são as Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas e Câmara dos Deputados. O Senado, porém é necessário. Mas não esse que está aí. Esse não.  

 

05-Renan e o "day after":

Creio que nada vai mudar. Os compadres governistas e oposicionistas irão compor, no sentido de acordar, ajojar, resolver pendências, barganhar, nada de republicano. Mas há um problema: os 35 votos são conhecidos não foram dados contra a permanência do Renan na presidência, como faz supor a explicação esfarrapada de Mercadante. Foram 35 votos contra seu mandato. O Senado rachou. Renan chantageou colegas, intimidou, ameaçou fazer revelações públicas de suas vidas privadas, usou o cargo, conseguiu 35 desafetos. É o dono do lamaçal. Até quando? 

 

06-Glossário do Léo Sessão secreta:

Sessão secreta. Sessão é o tempo em que um grupo se reúne de forma oficial. Secreta: que não é do conhecimento público. Exemplo: Senadores reunidos para punir quem levou a propina e não rachou. O assunto só interessa a eles. A propina privada, democrática, deve ser dividida entre os eleitos. Mais que secreta, a sessão deve ser clandestina, para evitar a exposição desnecessária. O povo não precisa saber de tudo. Esquecer isso é abrir um precedente fatal. O corno, uma instituição nacional, por exemplo, deve continuar sendo o último a saber, para evitar a desagregação familiar. Glossário do Léo. Não é só isso, mas é quase como se assim fosse.  

 

07-Eu acredito é na rapaziada:

Estudantes fizeram ontem na Jorge Teixeira um movimento colhendo assinaturas para impedir a posse de Chico Paraíba. O movimento nasce do meio estudantil e mesmo se tiver apoio de políticos ou partidos não diminui e até aumenta em importância, pois é a prova de que a política partidária recebe oxigênio novo. Cresce mais ainda em valor, quando se nota o que mais de 3 mil assinaturas foram conseguidas. Agora a tchurma indócil quer ir ao TC, entregar o manifesto e impedir a posse do Chico, bem no estilo "nós vamos invadir sua praia". O sonho não acabou.

 

08-Preparando a munição:

A convite do presidente do PSDB, Tasso Jereissati a oposição reúne-se hoje, para esboçar a estratégia que irá adotar depois da absolvição de Renan Calheiros, durante almoço, no Senado, aberta ao público. O objetivo explícito do encontro é deixar claro que: 1) a crise no Senado sobrevive. 2) a retomada da normalidade depende da saída de Renan Calheiros do cargo de presidente. Diz o Tasso: "A absolvição do senador impôs uma fatura ao Senado. E nós, que lutamos para afastá-lo, não vamos pagar a conta". Será que vai feder carbureto? Não creio.

 

09-Oxigênio para o gasoduto:

O deputado Jesualdo Pires entrou na briga. Em discurso no plenário da ALE, fez uma série de questionamentos, mostrou que estudou bem o assunto, está articulado com a Rongás e propôs uma audiência pública para discutir a importância do gasoduto para o Estado de Rondônia. E se você esperava que algum político se interessasse pelo assunto para entrar na luta, já temos pelo menos três: o Senador Raupp, o ex-deputado Miguel de Souza e agora o Jesualdo Pires. As usinas resolvem o problema do Brasil, não o de Rondônia. Vamos lá destemidos. 

 

10-Para não esquecer do Renan:

A luta continua. Ontem o Brasil perdeu a batalha para o "Cristo alagoano" e seus compadres, mas ainda faltam três processos. O fato de ter sido absolvido no Senado, não significa que se livre de uma ação no STF e o Prucurdor Geral da República, Dr. Antonio, já está de olho. Pelos meus cálculos a sangria de Renan vai continuar e não apenas no Senado. Vem muito mais por aí. E quem lhe deu a transfusão vai também entrar na roda. Quem sobreviver verá. É só torcer, pressionar e acreditar.

 

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Império contra-ataca

O Império contra-ataca

Mais rápido que cusparada de Jean Willys do Psol, Sêo Gilmar ordenou à PF que metesse o pé no gabinete do deputado Júnior Mano, que é mais enrolado

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

“Felomenau”. Boulos et caterva pedem apoio do povo por mais impostos. PQP! “Não é mole não taxar os super-ricos pro avanço do povão” berram malucos

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Pintou algo “felomenau”. Mais taxas sobre cerveja e pinga e apurado vai para escolas de samba que já vivem numa relação íntima com álcool, milícia,

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)