Terça-feira, 13 de março de 2007 - 21h01
POLÍTICA & MURUPI
Frase do dia
Estou cansado desse nhenhenhen do PT". Lula, revivendo FHC e pedindo a Berzoini os 3 e somente 3 nomes do PT, para os 3 e somente 3 ministérios .
Pauta Política de
01-CIDADANIA Trânsito:
Todos os proprietários de veículos automotores devem pagar o DPVAT sem exceção. Carretas, reboques e semi-reboques não pagam, por não possuírem motor. Proprietários de veículos roubados ou que tiveram perda total (por motivo de incêndio ou colisão, por exemplo) devem solicitar ao DETRAN a baixa do veículo do seu cadastro ativo, para interromper a cobrança. O veículo inadimplente com o DPVAT não será considerado devidamente licenciado. Além disso, em caso de acidente, o proprietário não terá direito à cobertura, não estando, contudo, isento de ressarcir as indenizações pagas às vítimas. Amanhã tem mais DPVAT.
02-Céu de brigadeiro:
Esse foi o termo foi usado pelo Senador Valdir Raupp sobre o futuro do governo federal nos dois próximos anos. Raupp avalia que a divisão do PMDB, fruto da eleição interna é efêmera e não altera a relação com o Planalto, pois os dois lados apóiam o presidente Lula. A dinâmica política obriga aos participantes preverem os novos lances. Ao limitar sua previsão para dois anos Raupp não para e sim avança abrindo espaço para conversas, alianças e composições nas eleições municipais enquanto aguarda o anúncio do croupier: Senhores... façam seu jogo.
03-Céu de brigadeiro II:
Depois da reunião de ontem, quando as forças políticas do estado firmaram o compromisso de tirar os olhos dos seus umbigos e olhar pelo menos a paisagem , o dia de hoje é de avaliar como cada um viu o encontro. Ao parabenizar a iniciativa vitoriosa do deputado Valverde o Senador Raupp disse que sua avaliação sobre o futuro do país é a mesma para Rondônia. Investimentos em energia são apenas o carro chefe, do muito que pode vir, desde que a classe política trabalhe unida o que é possível e provável. E de novo dois anos de céu de brigadeiro, prevê o Raupp.
04-Turbulências na imprensa:
Se na seara política a coisa caminha para a acomodação por pelo menos dois anos, na imprensa o pau continua comendo solto. O que parecia ser apenas uma guerra particular em busca de mais acessos dos internautas tomou proporções bem maiores e mais perigosas. Quando aparecem tantos querendo apagar fogo com gasolina, lembro que o tiro pode sair pela culatra. A situação está tão braba que até o Zé de Nana, um excluído digital de pai mãe e vizinho, comentou: Chegou num ponto que vaca não conhece bezerro e urubu tá chamando papagaio de papai.
05-Avaliação contaminada:
A história requer um período de repouso absoluto para ser contada. Antonio Palocci publica o seu livro intitulado Sobre Formigas e Cigarras, uma espécie de autobiografia e peca justamente no ponto da maturação histórica. Ainda respondendo na justiça pelos crimes dos quais foi acusado, falta-lhe a isenção provocada até por um fator bem simples: é que suas afirmações podem vir a se constituir em provas contra si próprio, o que diminui o interesse pela leitura. Mas por outro lado ver a versão do tranqüilo Palocci, que comeu o pão que o diabo amassou é algo instigante.
06-A Swat do PAC:
O comando do PAC formado pela ministra D. Dilma Rousseff e secundada por, Guido Mantega e Paulo Bernardo vão se atracar com os senadores hoje, para sair do lero-lero da votação do PAC. Renan foi retirado ou retirou-se da reunião, em função de um importante compromisso assumido. Vai estar presente às exéquias do deputado Gerônimo da Adefal, um cidadão que nem eu nem você conhecemos. Com isso, alguns muitos óbices foram eliminados, e o resto fica por conta dos três ministros e do poder de argumentação. Não tem jeito para deslanchar, tem que conversar e para a conversa andar, tem que nomear. Funciona assim. Explica primeiro e assina depois.
07-Subindo nas tamancas:
Essas cobranças públicas só me constrangem. Tragam-me três nomes até quarta feira. Ou o PT resolve isso internamente ou resolvo eu. Assim literalmente chutando o pau da barraca, Lula deu a entender que só falta acertar com o PT, para poder enfim anunciar o novo e definitivo ministério. O problema maior atende pelo nome de Marta Suplicy e a irritação de Lula e de parte do PT é que a indefinição mostrou a precariedade política de um nome que poderia ser a solução petista para a sucessão presidencial. Marta pode estar pagando um preço muito caro por sua precocidade.
08-Menina precoce:
Em privado, Lula manifesta o receio de que, nomeada ministra, Marta Suplicy se converta num alvo instantâneo, levando o governo de roldão. A análise tem fundamento pois o nome Marta já está na boca da militância, que já tem inclusive o vice da chapa escolhido: Ciro Gomes, que não aceita ser ministro e por enquanto só pensa naquilo, sem a Marta. Aceitar e acomodar o Ciro é fácil. O nome é palatável ao PT. Difícil será empurrar qualquer nome petista ou não como cabeça de chapa do coronel moderninho. Ciro teve a revelação divina das urnas e agora ou vai ou racha.
09-Isso, isso, isso!
Sabe aquela conversa que sai assim sem querer querendo e de repente pega? Num seminário sobre voto distrital
10-Uma idéia de jerico que vai para o lixo:
A derrota do Brasil na OMC deve sepultar o projeto de lei do senador Flávio Arns que autoriza a importação de pneus usados, graças a Deus. O relator Romeu Tuma entende ser esta a única maneira de os parlamentares impedirem que o território nacional venha a se transformar em depósito de lixo de países ricos e avalia que a maioria dos colegas será favorável ao parecer contrário à importação que apresentará nos próximos dias.
Política & Murupi - Lavoisier na campanha eleitoral
Para abalar campanha eleitoral nada como aceitar pitaco de candidato ou assessor ou de candidato que se acha marqueteiro. Não sei o que houve e pouc
Política & Murupi - VPN: esse tal de subterfúgio tecnológico
Nada como uma boa e saudável birra para nós aprendermos “gringuês”, a língua dos gringos. Vejam agora, na guerra STF x “X” a gente fica sabendo o qu
Política & Murupi - Programa eleitoral gratuito I
A palavra woke é uma gíria que nasceu nas universidades progressistas dos EUA e que se origina do verbo to wake ou em português, acordar. Contudo co
Política & Murupi - Vizinho complicado
Agora é oficial. As eleições de um certo vizinho ao norte da América do Sul foram assim, como dizer sem ofender, roubadas. Um departamento de justiç