Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi 11/06/12


Frase do Dia:


"Se todos os brasileiros são iguais perante a lei, nos termos do art. 5º da Constituição Federal, por que alguns são tratados de maneira diferente?" Jornalista Gaudêncio Torquato

I-Despesa extra

Quando soube da caravana para a “trans alguma coisa” Zé de Nana apareceu. Queria saber como arranjar uma boquinha. Expliquei que a caravana é de sindicalistas e servidores públicos, mas Zé rebateu: “o governo está pagando e com dinheiro público, a viagem “é para todos e todas” – usa o bordão depois que arranjou um bico de cabo eleitoral. Para dissuadi-lo acabei arranjando algumas despesas: uma botija de gás, o “talão de luz” e o conserto da “magrela”.       

 

II-Chutando o pau e a barraca

Um dia cheio da pregação da tal “renda básica de cidadania” Lula capitulou e ao assinar a lei, ganhou o beijo não protocolar do senador Suplicy. Lula gosta de quebrar protocolos e não liga para o ritual do poder como Sarney ou Collor, mas não deve estar feliz com Marta Suplicy que resolveu quebrar o protocolo, chutar o ritual e se tornar símbolo de desobediência a Lula, não apoiando o candidato Fernando Haddad. Marta que só tinha a perder resolveu constranger.

III-Símbolos

Falava de símbolos e lembrei: na galeria de ex-presidentes da CCJ-Comissão de Constituição e Justiça do Senado falta a foto do Demóstenes Torres. Às vezes símbolos constrangem. É o caso dos crucifixos em repartições públicas e fotos de alguns ex-detentores de Poder. Aqui mesmo em Rondônia temos motivos para fazer uma limpa em algumas repartições públicas, retirando da parede os crucifixos e fotografias. Cristo por não ter participado de roubos e as fotos para não prestarmos homenagens aos ladrões. E não só por aqui. Essa coisa é meio que geral.    

IV-A gente faz de tudo

"Me deixaram na mão depois de 30 anos", chora o fabricante de buzinas Fiamm. As buzinas coreanas custam a metade do preço. E não só buzinas. O problema é que o importado barato reduz nossa produção, gera desemprego, reduz renda, consumo e imposto. Aí o governo reduz juros e impostos para induzir o consumo como um cão atrás do próprio rabo. Assim é com quase tudo, mas com as montadoras é mais visível. “O governo quer fazer de tudo pra você sair de carro zero”, mas o ideal seria investir em transporte de massa. Essa conta não fecha.

V-Globalização

O mundo não atravessa o melhor momento econômico e o Brasil não é assim aquela Brastemp para agüentar o tranco. Apesar dos Bric’s continuarem à frente, o motor da economia não está em nenhum deles e basta que algo como o “pibizinho” faça escala no Brasil para que os ossos da nossa magreza apareçam. A Espanha recebeu a salvação: €$ 100 bilhões da União Européia.   Dinheiro para pagar as contas, acalmar o mercado financeiro e refrescar os Bric’s que não têm cacife para participar de um jogo pesado como esse. Moramos na periferia da globalização. 

VI-Turismo

De molho obrigatório em casa, tentei descobrir o que faria se fosse um turista em Rondônia e Porto Velho. Salvo os poucos hotéis fazenda e o Pakaas Palafitas Lodge em Guajará, resta uma aventura no sentido mais literal e que começa ao se acessar o site da Setur-Superintendência de Turismo www.setur.ro.gov.brque leva a uma página fechada. Volte mas não desista. Vá ao Portal do Governo do Estado www.rondonia.ro.gov.br, clique em “Conheça RO” e boa sorte. Se virtualmente a coisa é assim difícil, imagino que a realidade não deve ser diferente. Mas nem tudo é tão ruim. Jun Yamamoto, que comandava o Turismo em Porto Velho que o diga.    

   

VII-Pagou passou

O governo engordou o cofre da UNE: R$ 39 milhões para construir sua sede que tem projeto de Niemeyer. A grana está no porquinho, mas a obra necas de pitibiribas. Falar nisso, Zé Dirceu foi chorar as pitangas com os estudantes: “Todos sabem que este julgamento é uma batalha política. E essa batalha deve ser travada nas ruas também porque senão a gente só vai ouvir uma voz, a voz pedindo a condenação, mesmo sem provas. É a voz do monopólio da mídia. Eu preciso do apoio de vocês”. O ex-ministro Orlando Silva estava com Dirceu, a UNE idem. Aí o Zé de Nana quando viu todos juntos despachou: “É assim mesmo. Um gambá cheira o outro”. 

VIII-Imprensando

Veja corta de um lado e Carta Capital sutura do outro. Veja esqueceu um pouco a cobertura da guerra Gilmar x Lula e escolheu a previsível história da esposa na morte e esquartejamento de um empresário. Carta pegou Gilmar para Cristo com a cabulosa história de fraude e sonegação fiscal no Instituto Brasiliense de Direito Público. Por aqui tudo bem. A Assembléia Legislativa parece um monastério. Ao Executivo falta pouco ou quase nada para ser um monastério e o Judiciário é o monastério. Vá lá que existam monges e monjas meio fogosos. É assim mesmo.

IX-Meio ambiente

O verde está no ar. A Rio+20 ocorre no Brasil no momento em que as forças mais atrasadas da política ambiental brasileira batem de frente com as forças mais atrasadas da política geral do Brasil e ocorre pela união de duas forças antagônicas: de um lado o compromisso de produzir mais, a qualquer custo por parte do pequeno mas dominante grupo ruralista que se escora em velhas técnicas de exploração da terra. Do outro o compromisso de parar o desenvolvimento feito por um barulhento grupo de ambientalistas sem conhecimento científico. No meio disso a discussão do código florestal com potencial de fogo para incendiar qualquer discussão.

X-No answer 

X1-Você sabe o que será discutido na Rio+20?

X2-Estranho... por que o desmatamento foi reduzido na Amazônia e ninguém comemorou?

X2-Será que o Valter Araújo vai aparecer esta semana?   

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)